terça-feira, 23 de agosto de 2011

Maquiagem de Pantomima



A maquiagem na pantomima é tão importante quanto o figurino, é com ela que se diferenciam as personagens. A maquiagem é capaz de transmitir muita informação se feita com cuidados.
A maquiagem perfeita, que é utilizada para retratar machucados, cicatrizes, etnia, e outros pode ser deixada apenas para o teatro dramático, para a pantomima a maquiagem deve ser clara e direta, sem ter compromisso com a perfeição, pois a pantomima é uma arte completamente abstrata, e assim segue a maquiagem com ela.

ATENÇÃO! Quem souber, e puder fornecer dicas entrem em contato.   davipoa@gmail.com


Os grupos de pantomima cristãos costumam padronizar o tipo de maquiagem.

A respeito das tintas, sugere-se três opções.
A primeira seria pasta d’água, porém esta pode manifestar alergia em alguns atores, por isto sugere-se a pasta d’água de farmácia de manipulação que é completamente antialérgica;
A segunda opção é pancake e a terceira tinta facial infantil, disponível em todas as cores e todas antialérgicas. Todas estas tintas são removíveis com água e facilmente diluídas.
Durante a maquiagem deve-se ter cuidado com os olhos. Maquiar perto demais dos olhos pode correr o risco de um contato e haver sérias complicações, além de estragar o espetáculo. Portanto, cuidado com os olhos e deve-se pedir para alguém mais experiente passar lápis de olho nos atores, assim a maquiagem não precisa chegar no olho e não fica um buraco sem maquiagem abaixo do olho.

DICAS de Maquiagem para Teatro





Teatro!!! Essa incrível arte cria vida ligada à make!

Quando você está em um palco as coisas parecem "diminuir", suavizar e abaixar o tom. Isso porque com a distância mais as luzes fortes em cima da pessoa faz a make parecer mais suave do que realmente é. Por isso você que é ator (atriz) deve ter essa regra em mente sempre que for se apresentar.A maquiagem é muito importante para compor um personagem e ela não pode passar em "branco".
Tenha em mente que:
Toda make de pele deve ser mais densa usando produtos de cobertura mais pesada como uma base cremosa, pasta ou pancake. Passa com esponja (no caso das pastas e pancake) ou pincel (das extremamente cremosas).
Corretivos com pancake podem ser dispensados já que a cobertura é densa e seca na pele. Sua expressão irá "quebrar" nas linhas mas no palco esse efeito ajuda (no dia a dia isso é péssimo).
Pincelada de pó compacto usadas com bases ficam boas.
Tonalidades ficam mais livres de regras. Caso queira uma pele clara pode optar por um tom mais claro. Para peles do mesmo tom pegue seu tom correto de pele. Para peles mais escuras escolha tons mais escuros.
Há cores diversas de pancake. Azul, marrom, branco, preto, amarelo, vermelho, etc. A marca "Catharine Hill" possui essas tonalidades (também de delineador sólido solúvel em água... bons).
Contorno de olhos devem ser realçados com lápis preto. De longe eles parecem normais. Para parecerem delineados deve fazer um traço bem grosso.
Cílios realçados de longe devem ser postiços.
Boca natural pede um batom mais rosado e opaco. Boca forte pede batom vermelho forte (ou cor intensa). Longa duração de preferência.
Blush deve ser mais carregado e de cor intensa.
Corrigir as sobrancelhas com tons mais escuros de sombra (preto, marrom escuro...).
Suor é feito com óleo na raiz dos cabelos (com esponja) na testa e centro do rosto. Depois borrife água por cima, nas axilas e no centro do peito. Não faça isso na cara com pancake colorido, ok? Senão mancha tudo...

Dicas que dá para você começar a montar seu personagem com pouco mais de produção...

Conteúdo do site Truques de Maquiagem de Paola Gavazzi

Verdade à Igreja



A igreja, aparentemente perfeita e sem manchas perante a sociedade, será confrontada com tudo aquilo e aqueles aos quais ela ignorou e tentou fingir que não existissem, um teatro forte que vêm a mostrar o que a igreja de hoje em dia ainda tem de ouvir.

Papéis:
Igreja
Desviado
Ateu
Prostituta
Bêbado
Gay
Drogado
Deus
Diabo
Anjos
Demônios

Inicio:
IGREJA: Eu sou a igreja de cristo, a noiva de Deus, intocada pela maldade e livre do pecado, tenho a certeza da salvação e do paraíso.
O confronto se inicia:
DESVIADO: Intocada? Salvação? Paraíso? Há! Isso já foi abandonado por mim há muito tempo, eu sou desviado da igreja. Sou desviado da palavra, e desviado de Jesus, eu fazia parte desse grupo autointitulado noiva de cristo, mas fui fraco e caí. Ao contrario do que é dito na bíblia ninguém me acolheu, ninguém me levantou, eu não recebi nenhuma palavra de salvação e hoje me encontro perdido.
ATEU: Pois é, então não sou o único que tem reclamações dessa igreja, não sou o único que tem verdades a dizer para ela.
Eu sou ateu, não acredito nem no bem nem no mal, sou descrente de tudo que não posso ver. A igreja, há, essa nunca fez nada para me mudar, para me mostrar a palavra da verdade, dizer de um Cristo que vive e que me ama na verdade. Muitas vezes ela até ri de piadas que eu conto, desrespeitando e blasfemando o seu Deus.
[A igreja cai de joelhos com as mãos no rosto em sinal de vergonha]
PROSTITUTA: Pois é, eu também tenho verdades a dizer sobre a igreja de hoje em dia. A dita noiva do Senhor, imagem e semelhança de Cristo, os separados do mundo, mas que estão trazendo o mundo para dentro de seus cultos.
Eu sou prostituta, vendo meu corpo sou entregue completamente ao adultério, saio com homens e mulheres, com solteiros e casados, inclusive pessoas de dentro da igreja, e olha muitos membros sabem, e sabe o que fazem? NADA, é isso ai eles gostam, sabem que estou estragando o templo do senhor, mas eles preferem fingir que eu não existo do que me ajudar, afinal eu sou apenas uma prostituta.
BÊBADO: É isso aí igreja, eu também tenho que reclamar, vocês gostam de fingir que as pessoas não existem, eu sou mais um esquecido de vocês, largado, com se não existisse, você igreja, prefere mudar de lado na rua do que me levantar quando eu estou caído, prefere correr do que me ajudar, #eu sou só um bêbado solitário#(fala-se essa parte como se estivesse cantando)
[a igreja ri]
BÊBADO: Isso continue rindo igreja, é mais fácil rir do que me ajudar, não é, mas não se esqueça eu sou a representação do seu pai bêbado, do seu filho na vala, do seu amigo em coma por causa da bebida, mas e daí. Eu sou mais engraçado quando bebo não é! Se eu for para o lago de fogo não importa não é mesmo, eu já me diverti o bastante aqui na terra bebendo, vomitando e sendo o lixo da sociedade.
GAY: Pois é igreja, eu também vim aqui falar com você,mas eu não vim dar o meu oi, e sim rodar a baiana meu filho. Só vim fazer umas perguntinhas bobas, pra você me dar uma resposta se você tiver. Por que você me esqueceu? Por que você finge que eu não existo? Por que você nunca pregou pra mim? Por que você acha normal esse comportamento que eu tenho, se a bíblia diz que não é? Por que você nunca orou por mim? Você tem resposta meu amor, você tem resposta me diga, sabia que não.
DROGADO: Iaeh Irmão, também quero fazer umas perguntas, pô. Será que minha pessoa vai pode fazer? Ou ta difícil? Vocês vão me ouvir ou vão se fazer de louco, vai fingir que eu não existo de novo é? Vão dizer que é só vitória é? Crentaiada louca, aqui dentro são os santo, mas lá fora há, lá fora pisoteia os outros. Finge que não vê, pra num ter que ajudar. Torce pra mim morrer logo, assim é um a menos pra incomodar, não é mesmo? Vocês dizem, dane-se, pra que me ajudar, eu não tenho mais jeito não. É... o seu lugar já ta garantido no céu né! Ta nada Jão, vou te falar, se eu cair você cai também, você ta descumprindo a ordem de Deus de pregar o evangelho pra toda criatura, te vejo no inferno.
[todos os confrontantes devem se sentar no chão em frente ao altar, com as mãos cobrindo o rosto]
O confronto final
[Diabo entram em cena com seus demônios, enquanto o diabo fala, os demônios amarram os confrontantes]
DIABO: Pois é igreja, foi difícil ouvir isso? Foi difícil saber que vocês são tão imundo quanto eu? Que vocês vivem num mundo de ilusão? Numa brincadeira de faz de conta? Pois pra mim foi maravilhoso dizer isso, apesar de eu ser o pai da mentira, as vezes é bom dizer algumas verdades. E sabe por que? Por que hoje eu vim pedir a sua alma. Hoje é o seu ultimo dia. E adivinha pra onde você vai? Vou dar uma dica: Você descumpriu a ordem de pregar a toda criatura, de guardar os pés na casa de Deus, de adorá-lo em espírito e em verdade e de se tornar exemplo para os fiéis, adivinha pra onde você vai? Chegou a sua hora, você igreja, venha comigo, e com os meus animaizinhos que eu torturo apenas para me divertir. Você vai para o lago de fogo eterno.
IGREJA: (em alto brado) JESUS FILHO DE DAVI TENDE MISERICORDIA DE MIM.
[Jesus entra em cena, as luzes se acendem, e os anjos vão dizendo santo é o senhor dos exércitos.]
JESUS: Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim ainda que esteja morto viverá
IGREJA: Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.
[enquanto isso os anjos tiram as correntes dos confrontantes e os põe de pé, os demônios põem as mãos do rosto como se não pudessem olhar para os anjos.]
JESUS: Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano.
[os anjos poem o diabo e seus demônios no chão e colocam o pé sobre eles, como se os estivesse pisando, enquanto isso jesus sai de mãos dadas com a igreja e os confronta, logo atras.]
Fim
Notas:
É importante que o número de anjos seja de um a mais do que demônios, pois o diabo também deverá ser pisado na parte final. É recomendado que os atores se caracterizem segundo o personagem. Recomenda-se também que no início da peça apenas a igreja esteja dentro da igreja e que cada personagem vá entrando na igreja segundo o roteiro, também fica legal que as luzes estejam apagadas, e os personagens apenas sejam iluminados por velas ou lanternas, e ligue-se a luz apenas na entrada de Jesus.

Terra Seca

Quem se lembrará?

Em tempos, onde se importamos apenas com nosso mundinho, há uma terra, uma TERRA SECA que precisa ser cultivada. Uma terra de pessoas simples, que anseiam por Jesus, assim como anseiam pela chuva que não vem. Quem se lembrará ?
Personagens:
PAI: ( homem simples, nordestino, idolatra, odeia crente e violento)
MÃE: ( batalhadora, humilde, deixa de comer para dar pros filhos)
REPORTER: ( fará a reportagem que inicia a peça)
MISSIONÁRIO: ( ex pastor, cansado de pregar para os libertos, tem um chamado missionário e resolve obedecê-lo)
FILHO 1: ( menino simples e alegre)
FILHA 2: ( filha mas velha, esta a beira da morte)
FILHA 3: ( muda e surda )



TEXTO
(Repórter esta fazendo uma Entrevista com a uma família pobre do nordeste)
REPORTER: Tem comida na sua casa, todo dia?
FILHO 1: Tem, não. Só de vez em quando...
REPORTER: E quando não tem comida?
FILHO 1: Eu fico chateado, choro, vou em todo canto, mais não tem...
REPORTER: Luiz da Silva, tem 13 anos mais parece menos, sinal da fome, que persegue esse menino desde que ele nasceu.
REPORTER: O que você faz quando você esta com muita fome e não tem nada pra ....
FILHO 1: Eu como barro.
REPORTER: E barro mata a fome?
FILHO 1: Mata.
REPORTER: Qual o gosto de barro?
FILHO 1: é um pouquinho ruim, mas tem que comer né? Não tem nada pra comer! Fico numa dor né mais tem que ser assim ...
REPORTER: Que dor?
FILHO 1: Uma dor la no coração!
REPORTER: É dor de tristeza ou dor de fome ?
FILHO 1: De tristeza...
MÃE: Eu vou dizer uma coisa a senhora, você não sabe como é triste você ouvir o seus filhos dizer : Mãe eu quero comer e você procurar e não achar, quando eu sei que no outro dia não vai ter eu já saio de noite, pra procurar, pra ver se no outro dia tenha, quantas vezes eu deixei de comer pra eles não ficarem sem, já passei noites e noites com esses meninos ardendo em febre e não tinha doutor e nada pra dar pra eles ...
REPORTER: Milhões de pessoas sofrem com a fome no nosso pais, mas é nas crianças que ela provoca os efeitos mais perversos, hoje mais de 3 milhões de meninos e meninas são desnutridos porque não tem oque comer, são como o Luiz da Silva, que não crescem direito, não aprendem direito, não conseguem ser crianças como deveriam ser.
FILHA 2: Agente não sabe explicar o que é a fome, né. Só quando agente passa que sabe como é.
PAI: Quando uns dos meus meninos, pede um pão, uma rosquinha, que é 10 centavos e eu não tenho pra da, vishe, ai que meu coração dói, viu, meu corpo chega arrupia. Minha fia mais veia, o doutor disse que ela ta com um negocio de anemia profundam, sei la como é que chama, mas sei que ele disse que ela tem que se alimentar bem pra ficar forte se não ela morre, mais sem roça, sem nada pra agente vender como é que é que ela vai comer?
REPORTER: O direito humano mais elementar, mais básico de todos, está fora de alcance de uma população de brasileiros, maior de que muitos países da Africa! O Jornal Brasil, mostrou hoje o Brasil que sofre com a fome, com a miséria, um país que mantem parte de seus cidadãos fora da prosperidade! Sou Denize Freitas e fico por aqui! Uma ótima noite para todos vocês!
(apagam as luzes)
(Entra em cena o missionário orando e falando e com Deus)
MISSIONÁRIO: Senhor, meu Deus, eu não aguento mais, eu não quero mais ficar pregando, e pregando pra quem já conhece a verdade, pras pessoas que já estão libertas, curadas, eu quero ir por ai, e resgatar os peixes que estão pelo mar a fora e não os que já estão dentro do aquário. Meu Deus, me mostra o caminho, a direção por onde devo andar. Meu Pai sopra o teu vento e me leva pra onde desejar. Pra lugares onde pessoas precisem ouvir do teu amor, da tua palavra, onde famílias precisam ser restauradas, libertas, curadas ... Me mostra Deus, me mostra ... ( abre o notebook e coloca na reportagem do nordeste) Mas Senhor, o nordeste? Eu pensava em outro lugar, outro pais quem sabe, porem o nordeste ... ( continua vendo a reportagem) Tudo bem meu Deus, quero ser um servo obediente a tua voz, e se o Senhor tem um chamado pra mim no Nordeste, é pra la que eu vou... ( sai)
( Apaga as luzes)
( em cena a família esta a mesa, comendo algo bem simples como pão, o feijão com farinha, a mãe é a única que não come, a filha2 come com muita dificuldade)
TODOS- ( menos Filha3) Pai nosso que estas no céu, santificado seja o NOSSO nome, venha a nós o NOSSO reino, seja feita a NOSSA vontade, assim na terra como no céu, o pão nosso de cada dia nos da hoje, perdoai as nossas ofensas assim como perdoamos a quem tem nos ofendido, mas livra-nos do mal amem.
FILHA 2: Oh mãe, eu to com fome, mas eu não consigo comer. Eu tento mas não consigo, eu to fraca mãe.
MÃE: ( colocando comida na boca dela) Oh minha filha, você tem que comer, o doutor disse, se não você vai morrer filha.
FILHO 1: Pai só tem isso ?
PAI: Para de reclamar menino! Come e agradece a nosso padim Cisso, se não fosse ele não tinha nem isso! E você mulher não vai comer?
MÃE: Não, eu não estou com fome.
PAI: Esta sim, eu sei o porque você não quer. É porque não tem pra todo mundo né? Mas toma come, eu como depois.
MÃE: Não homi, eu to acostumada já! E você tem que comer pra trabalhar amanhã!
PAI: Trabalhar? Onde? Nessa seca mulher? Essa terra não da nada!
MÃE: Eu creio, no nome do meu padim cisso e do São José, amanhã vai chuver.
PAI: ( desaminado) Amem. Mas agora vamos durmi, que já ta tarde.
MÃE: Vamos sim, vamo que amanhã é dia de luta!
(saem)
(galo cantando)
(pai entra em cena)
PAI: Heita, o galo já canto gente, tenho que ir pra roça, ver se hoje da alguma coisa, tchau to indo.
( em off mãe e filhos se despedem)
( entra em cena o missionário)
MISSIONÁRIO: Pronto, cheguei. O Senhor me enviou e eu vim. Aqui estou, me ajuda meu Deus, vai na minha frente, usa minha vida , pra que eu pregue, pra que eu fale do seu amor, do seu poder. Oh, de casa!
Mulher- Oi de fora!
MISSIONÁRIO: Bom dia senhora. Como vai a senhora?
MÃE: A, nós vai mais ou menos né. Mas quem é você? Eu nunca te vi aqui.
MISSIONÁRIO: Bom, deixa eu me apresentar, eu sou o missionário. E Vim para aqui para fazer um convite para você e sua família.
MÃE: Mas que convite moço?
MISSIONÁRIO: Então, eu sou de São Paulo, era pastor lá. Só que Deus me incomodava para que eu tomasse uma decisão na minha vida, eu tinha a vontade de sair por ai falando do amor de Deus, e aqui estou. Sabe aquela igreja, que esta sendo construida aqui perto? Então eu que estou fazendo, e vamos inaugurar amanhã. Então queria convidar vocês para a inauguração da igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo. Vamos, venha conhecer Jesus, ele pode mudar sua história!
MÃE: Não moço, num posso não!
MISSIONÁRIO: Por que senhora?
MÃE: Meu marido e eu somos devotos de São José e Padim Cisso, se ele souber que eu vou numa igreja de crente ele vai me xingar, e se ele souber que teve crente aqui em casa, é capaz de brigar muito, até me bater. Ele é muito violento senhor. Sai daqui homi, pelo amor, ele pode vir aqui a qualquer hora, se ele te pega aqui , ele te mata. Ele odeia crente.
MISSIONÁRIO: Mas pensa a respeito , senhora. Jesus Cristo é o único que pode resolver seus problemas, os problemas da sua família, ele é a única solução.
MÃE: Ta, ta, vou pensar, mas é melhor o senhor ir embora, porque meu marido pode chegar a qualquer hora se ele te ver aqui, te mata.
( eles saem)
( pai entra em cena)
MÃE: Ué já chegou?
PAI: Ai, mulher, essa roça num da nada!
MÃE: Mas também com essa seca! Você bebeu de novo foi Homi, já não basta essa pobreza, toda essa miséria, esses filhos doentes e você ainda , fica bebendo.
PAI: Ah, você que oque? É a única forma de esquecer essa vida de nada que temos. O que aconteceu quando eu não tava aqui?
MÃE: Nada, nada de mais!
FILHO 1: Pai, só veio o moço, nos convidar para ir numa igreja que vai inaugurar amanhã!
MÃE: Fica quieto menino!
PAI: Aqui ta precisando de uma igreja mesmo. Mas é de qual santo? São José, Padim Cisso, qual?
FILHO 1: É igreja de crente pai!
PAI: De crente?! Há num vou e nem vocês, tão avisados!
MÃE: Mas homi, pensa bem, o moço disse que Jesus é a solução pros nossos problemas!
PAI: Jesus? Esse ai ta morto, e se ta vivo, nem olha pra esse nordeste. Olha essa seca! E eu num quero saber, ninguém dessa casa vai em igreja de crente! Ouviram bem? Entenderam? Se eu souber que esse povo veio aqui em casa, vai se ver com minha peixeira! Esse povo quer só pegar nosso dinheiro , nos não temos nada, e eles querem tirar mais! E ainda ficam falando mau dos nosso santos. Você não vai mesmo!
MÃE: Ta bom, ta bom!
(ele sai)
MÃE: Onde você vai? Já vai beber mais né? Para com isso homem!
( entra filha2, ela esta passando mau)
MÃE: Oh, minha filha o que você tem? Senta aqui senta.
( Filha2 começa a piorar, ele esta quase desmaiando, a mãe começa a de desesperar)
MÃE: Minha filha, minha filha! Meu Deus, me ajuda! Meu Deus , meu Deus! ( desesperada)
( começa a tocar a musica TERRA SECA- Fernando Iglesias, uma bailarina entra dançando)
( missionário entra em cena)
MISSIONÁRIO: Oh, de casa!
MÃE: Ai, moço, me ajuda, me ajuda. Pelo amor de Deus, a minha filha esta morrendo!
( ele vai ate a menina e começa a fazer uma oração , ela começa a reagir, começa a tossir)
( Pai entra em cena)
PAI: O que esta acontecendo aqui? Quem é esse homem?
MÃE: Ai homi, a nossa menina passou mau, e esse é o missionário que eu te falei.
PAI: É oque? Eu num te falei para você que num quero saber de crente em minha casa? Vai embora daqui, vai embora!
MISSIONÁRIO: Calma senhor , eu só quero falar do amor de Cristo, de como ele morreu na Cruz para nos dar a vida e vida em abundancia, falar de seu feitos e de muitos milagres realizados pro ele!
PAI: Eu não quero saber de crente em minha casa! Rua!
MÃE: Calma! Homem, ele só quer nos ajudar a sair dessa miséria!
PAI: Calma o que? Cala a boca também, se não tu vai ver! E você sai da minha casa!
MISSIONÁRIO: Mas senhor.
PAI: Não tem senhor aqui não! Essa casa é minha, sai daqui se não você vai se ver com minha peixeira! Vai sair ou não vai?
MISSIONÁRIO: Não, meu senhor, me desculpe, mas eu não vou sair daqui! Deus me mandou aqui, com um proposito e eu vou cumpri-lo! Custe o que custar!
PAI: Tudo bem. Uma vez eu ouvi que Deus fala, que se alguém der uma tapa na cara, agente tem que virar o outro lado pra pessoa bater! Pois bem, eu vou dar um tapa na sua cara, e você vai virar o outro! Se você for homem e amar a Deus como você diz. E aguentar os tapas , você pode falar o que quiser!
MISSIONÁRIO: Tudo, bem! Eu aceito, sua proposta. Estou aqui pra fazer a vontade de Deus! E vou fazer! ( da o lado do rosto)
PAI: ( enfurecido) Seu desgraçadooooo ( tapa). Vai, ta pensando o que é o outro lado agora!
MISSIONÁRIO: Meu Deus, tudo pelo seu nome. Ele não sabe o que faz! ( da o rosto)
PAI: A mais você é peitudo né. Vamos ver agora! ( Da um tapa mais forte)
MISSIONÁRIO: Meu Deus, me ajuda, me ajuda meu Deus, essas pessoas precisam de ti.
PAI: E você ainda continua a falar de Deus? Não tem vergonha na cara não? Eu pensei que você não ia aguentar e você ainda ta falando de Deus! ( enfurece) A mais agora você vai se ver com a minha peixeira ( tira a peixeira e vai pra cima do missionário)
FILHA 3: ( grita desesperada) PARA PAPAI, PARA! ESSE HOMEM É HOMEM DE DEUS! PARA PAPAI! PARA!
( o silencio paira no ar, todos ficam perplexos , os pais começam a chorar, e o missionário fica sem entender nada)
MISSIONÁRIO: O que foi? O que aconteceu?
PAI: Essa menina era muda e surda! E o poder de Deus se manifestou nesse lugar! ( chora e abraça a filha3)
MISSIONÁRIO: Viu, senhor é isso que Deus tem pra tua vida, pra tua família, ele quer restaurar você, sua casa, sua família. Quer prova maior? Sua filha foi curada! Foi puro milagre de Deus! Senhor , todos vocês precisam muito dele!
PAI: O que eu faço? Por favor me diga , o que eu faço pra ser crente? Pra ter esse Deus que curou minha menina, eu quero ser como o senhor. Eu não aguento mais minha família desse jeito!
MISSIONÁRIO: É simples é só entregar o teu coração ao Senhor Jesus, pois ele disse : Eu sou o caminho a verdade e a vida.
PAI: Eu quero, eu quero isso pra mim. Eu preciso disso. Eu quero Jesus!
( o missionário faz uma oração com ele e a esposa eles aceitam a Jesus)
MISSIONÁRIO: Então, já esta tarde. O Culto de inauguração já esta na hora de começar. Vocês vem?
PAI: Sim, vamos. Vamos ser as primeiras pessoas da sua igreja!
MISSIONÁRIO: Amem! Muito obrigado meu Deus! Muito obrigado mesmo!
( saem)
Começa um barulho de chuva caindo, em off ele gritam de alegria, pela chuva que Deus mandou)
Fim!
 
"OBS- o IMPROVISO, é muito importante nessa peça. Deixa Deus te usar! Nos da Cia de Teatro EDIFICAR, apresentamos ela em um culto especifico voltado para missões no NORDESTE, foi uma benção!" 

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

VÓS PAIS... VÓS FILHOS...


Pai x Filho - Teatro Cristão


Uma reflexão sobre o mandamento Bíblico de obedecer os pais... e não irritar os filhos...

Se os pais tem motivo para reclamar, os filho também tem.

Nota da autora
Esta peça foi dada por Deus, quando Este colocou em nosso coração a necessidade de fazermos não apenas uma peça para o Dia dos Pais, mai algo que pudesse ser usado para a reflexão. Deus deu os detalhes, a forma.

Fizemos uma pesquisa entre os adolescentes de nosso conjunto, dezenove deles responderam a enquete, sendo que a grande maioria, afirmou que o que mais o irritavam era os pais, falarem, falarem, falarem...

 

Base Bíblica
Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados. (Colossensses 3:20 e 21)

Sinopse
Se os pais tem motivo para reclamar, os filho também tem. Uma reflexão sobre o mandamento Bíblico de obedecer os pais... e não irritar os filhos...

CENA 01

(Música evangélica em volume bem alto)

PAI: Amor? João Pedro? Maria Gabriely? Papai chegou! Hei! Tem alguém em casa? Nossa que barulho... João Pedro? O João Pedro?

JOÃO PEDRO: Que foi?

PAI: Cadê sua irmã?

JOÃO PEDRO: Que?

PAI: Cadê a sua irmã?

JOÃO PEDRO: Ah, tá se arrumando.

PAI: Tá o que?

JOÃO PEDRO: (impaciente) Tá se arrumando.

PAI: Não entendi ainda, abaixa esse som filho.

(João Pedro abaixa o som)

JOÃO PEDRO: Tá ficando surdo pai? Eu disse que ela tá se arrumando.

PAI: Surdo deve tá você escutando essa música nessa altura.

JOÃO PEDRO: Ah pai, é legal.

PAI: Mas precisa ser nessa altura?

JOÃO PEDRO: É que baixo não tem graça!

PAI: Sei, sei, mas deixa desligado agora porque o papai quer descansar um pouco.

JOÃO PEDRO: Ah, tá bom. (saindo)

PAI: Onde você vai?

JOÃO PEDRO: Entrar na internet.

PAI: Não sei o que vocês tanto fazem nessa internet... vai lá mas não passa o dia todo.

PAI: Tá bom.

(O pai senta e começa a ler a Bíblia, nisso o telefone toca)

PAI: Alô (pausa), Ly? Não, não tem ninguém com este nome não mocinha, você deve ter discado errado.

(Maria Gabriely chega interrompendo)

MARIA GABRIELY: Quem é pai?

PAI: Só um minuto (põe a mão no telefone) É engano, uma moça atrás de uma tal de Ly.

MARIA GABRIELY: Sou eu pai! Me dá logo isso aqui.

PAI: Não, você é Maria Gabriely, Ly? De onde vocês tiraram isso?

MARIA GABRIELY: GabrieLY, é muito mais fácil falar Ly do que Maria Gabriely, o senhor não acha? (pausa) Mas me dá logo o telefone!

(O pai entrega o telefone e sai resmungando, enquanto a filha fica falando em “off”)

PAI: Vou te falar viu, a gente passa meses e meses quebrando a cabeça para escolher um nome bonito e vocês resumem a Ly, Ly o que? Bula de remédio?

(Dá-se um pequena Pausa a fim de deixar a idéia de que o pai foi até o banheiro e voltou, enquanto isso Maria Gabriely continua ao telefone conversando em “off”).

PAI: Maria Gabriely? (pausa) Que bagunça é essa no banheiro? Filha, hei, que bagunça é aquela no banheiro? (ele vai falando e ela não larga do telefone) É creme pra tudo quanto é lado, toalha no chão, perfume espalhado e fora que o chão tá parecendo um lago! Ontem foi a mesma coisa, a mesma bagunça , aliás, ontem não, todo o dia né, você não toma jeito não menina, é impressionante a bagunça, toalha no chão, os cremes espalhados e perfume aberto, onde já se viu, como consegue fazer tanta bagunça. Eu quero tudo aquilo arrumado viu, é inadmissível...

MARIA GABRIELY : Tá bom pai! Eu já entendi.

PAI: Entendeu nada, você não tá nem prestando atenção! Eu quero aquele banheiro limpo, sem aquelas coisas...

MARIA GABRIELY : (interrompendo) Tá, sem creme pra tudo quando é lado, toalha no chão, perfume espalhado, chão molhado, tá eu já entendi, posso continuar a conversar em paz?

PAI: Isso mesmo, que bom que você entendeu.

MARIA GABRIELY : Também, fala 1500 vezes!

PAI: Exagerada, e vê se sai desse telefone porque custa caro.

(O pai sai da sala chamando João Pedro)

PAI: João Pedro? Você não tem lição de casa filho? Não vai ficar na internet e esquecer da lição tá?

(Maria Gabriely continua no telefone, o pai volta e começa a dar bronca)

PAI: Você ainda tá aí? Maria Gabriely, assim não tem condições, você fica nesse telefone o dia todo, e depois sou eu quem paga a conta, onde já se viu, fica de tititi no telefone o dia todo, isso custa caro viu, não é a toa que a conta vem tão alta. O tempo que você fica perto das suas amigas não é o bastante não? Tem ainda que ficar esse tempo todo no telefone? Será possível? Eu não me conformo com isso (pausa) João Pedro? Sai da internet filho e vai fazer sua lição! (pausa) E você sai desse telefone vamos, eu já te disse que custa caro? Fora que quem paga a conta sou eu, e sem a menor necessidade, porque tempo pra conversar com suas amigas você tem de sobra (pausa) João Pedro?

JOÃO PEDRO: Que foi pai?

PAI: Sai já da internet e vai fazer lição de casa.

JOÃO PEDRO: Ah pai, só mais um pouquinho.

PAI: Nem mais, nem menos, sai agora.

JOÃO PEDRO: Ah pai, o que custa? Depois eu faço a lição, deixa vai?

PAI: Não, eu te conheço você vai esquecer.

JOÃO PEDRO: Não esqueço.

MARIA GABRIELY : (interrompendo) Mas que inferno, não se pode nem conversar no telefone em paz nessa casa!

PAI: Que isso menina? Isso é jeito de falar? Nosso lar é uma benção!

MARIA GABRIELY : E o senhor um chato! Dá licença, nem se pode falar no telefone, que fica ai falando igual um desesperado.

PAI: Chato, eu? Se ser responsável é sinônimo de chato, eu sou sim e com muito orgulho. E nem fica me olhando com essa cara não porque não tem condições de você ficar esse tempo todo no telefone, eu não sei que tanto assunto é esse que você arruma com a sua amiga.

JOÃO PEDRO: Ah, é o Thiago...

MARIA GABRIELY : Cala boa menino! Se não eu te mato!

PAI: Hei, hei, hei, não briga com seu irmão, que Thiago é esse?

MARIA GABRIELY : Um menino da Igreja.

PAI: E o que mais?

MARIA GABRIELY : (apaixonada) E lindo, fofo, simpático, educado...

PAI: Pode parar! Não gostei desse Thiago.

MARIA GABRIELY : Porque, o senhor nem conhece ele?

PAI: Não, não, não, pode esquecer ele, porque eu não gostei.

MARIA GABRIELY : Mas pai, todo mundo tem um namorado, porque eu também não posso ter um?

PAI: Filha, você não precisa de um namorado adolescente, lindo, fofo e blá, blá, blá.

MARIA GABRIELY : Ah não é? E eu preciso do que então?

PAI: Ah! De um pai de família respeitado, professor de Escola Dominical, empregado conceituado...

MARIA GABRIELY : Mas esse é o senhor?

PAI: Isso mesmo! Você tem um pai maravilhoso, não precisa de um namorado.

MARIA GABRIELY : Ninguém merece viu, deixa pra lá. Posso ir na casa da Milena assistir um filme?

PAI: Quem vai?

MARIA GABRIELY : Ah, o pessoal da Igreja.

PAI: Quem?

MARIA GABRIELY : Ah, a Renata, a Natália, a Sara, o Fabio, o (abaixa o tom) Thiago.

PAI: Não.

MARIA GABRIELY : Ah pai, pára com isso vai, deixa, por favor?

PAI: Tá, mas é para voltar no máximo nove e meia.

MARIA GABRIELY : Ah pai! Nove e meia não tem graça.

PAI: Se quiser é assim.

MARIA GABRIELY : Tá bom. (e sai)

PAI: E você? Tá fazendo o que ai parado?

JOÃO PEDRO: É que... assim né... eu pensei que talvez o senhor, como é o melhor pai do mundo, sempre tão atencioso, um homem tão bom...

PAI: Fala logo filho.

JOÃO PEDRO: Me dá dinheiro?

PAI: Não.

JOÃO PEDRO: Ah pai, o que custa?

PAI: Custa trabalho e muito, fora que eu já te dou mesada.

JOÃO PEDRO: Ah pai! Mas quem sabe assim uma antecipação do 13º?

PAI: 13º? Você não trabalha, logo não tem direito a 13º, muito menos a adiantamento.

JOÃO PEDRO: Mas o senhor trabalha, logo tem direito a 13º e eu como sou seu filhinho querido, tenho mereço uma antecipação, o senhor não acha?

PAI: Não.

JOÃO PEDRO: Ah pai, Mas nem um empréstimozinho?

PAI: Não.

JOÃO PEDRO: Nossa pai, o senhor deveria ser um homem mais flexível nas negociações heim.

PAI: Ah, muito obrigado pelo conselho, mas nada feito, e vai fazer sua lição.

JOÃO PEDRO: Ah, tá bom, fazer o que né?

(JOÃO PEDRO sai, e o pai fica lendo e aleatoriamente olhando no relógio)

PAI: Nove e trinta e cinco, já tá atrasada...

PAI: Quinze para às dez, parece até que não tem relógio...

PAI: Dez horas, Senhor, será que aconteceu alguma coisa?

PAI: E esse celular que só dá Caixa Postal...

PAI: Onze horas! Ai Senhor! (se ajoelha e começa a orar) Deus, tem misericórdia ó Pai, guarda minha filha, acampa com os Seus anjos ao redor dela e trás ela em paz, em Nome de Jesus. Amém.

PAI: Onze e meia, ah Senhor, tem de misericórdia.

(Maria Gabriely chega)

PAI: Ai, graças a Deus! O que aconteceu filha?

MARIA GABRIELY : Nada.

PAI: Porque você chegou tão tarde?

MARIA GABRIELY : Porque sim oras! Nós resolvemos assistir outro filme.

PAI: E porque você não avisou?

MARIA GABRIELY : Nossa, que interrogatório! Misericórdia!

PAI: Misericórdia digo eu, você não pensou que eu ficaria preocupado de você se atrasar não? Você já pensou que poderia ter acontecido alguma coisa?

MARIA GABRIELY : Pai, vê se me erra! Já fui, já voltei e tô bem, agora chega de sermão!

PAI: Custava você ter avisado que ia chegar mais tarde?

MARIA GABRIELY : Custava porque o senhor ia ficar falando que era tarde, pra eu deixar pra outro dia e patati e patatá... para no fim dizer não!

PAI: E você preferiu me deixar imaginando um monte de coisas do que ouvir um simples não?

MARIA GABRIELY : Ah pai! Pára de drama! Eu já cheguei, tô bem, precisa ficar falando?

PAI: Precisa sim mocinha! Você me deixou preocupado, e ainda me desobedeceu, eu te disse que era para chegar nove e meia e não quinze para a meia-noite!

MARIA GABRIELY : Ah tá bom! Já terminou? Se terminou fala logo, porque eu quero dormir.

PAI: Será que você não entende que eu me preocupo com você?

MARIA GABRIELY : Se preocupa porque quer, eu não te pedi nada.

PAI: Eu me preocupo porque eu te amo e quero o melhor pra você.

MARIA GABRIELY : Ah pai, sem lição de moral vai. Eu não agüento mais o senhor e suas chatices.

PAI: É esse o tipo de reconhecimento que você dá a quem te quer tão bem? (pausa) Eu amo você, passei noites sem dormir para cuidar de você trabalho igual um louco pra te sustentar, oro por você, torço por você...

MARIA GABRIELY : Ai, chega! Pai, o senhor trabalha porque é sua obrigação, se preocupa porque quer e ora por quer, agora, se já terminou o drama me dá licença porque eu tô com sono.

PAI: Se você não tivesse tudo o que te damos com certeza sentiria falta.

MARIA GABRIELY : Da suas chatices, broncas, e de se meter na minha vida? Não, eu não sentiria falta. Boa noite.

PAI: Boa noite. (Pausa) Ah, Senhor, me dá graça ó Pai.

(JOÃO PEDRO entra na sala)

JOÃO PEDRO: Boa noite, pai.

PAI: Boa noite fil... que que você tá fazendo acordado?

JOÃO PEDRO: Ah, eu tava na internet.

PAI: Até agora?

JOÃO PEDRO: É, tava no MSN.

PAI: Ah... E a lição de casa, terminou?

JOÃO PEDRO: Não, nem comecei...

PAI: João Pedro, quantas vezes eu já disse pra você não perder tempo na internet e deixar de estudar?

JOÃO PEDRO: Ah pai, foi mal.

PAI: Foi mal não, foi péssimo! Olha, amanhã tem Escola Dominical e você vai acordar mais cedo para fazer sua lição.

JOÃO PEDRO: Ah não pai! Acordar cedo não! Me põe de castigo, mas me deixa dormir até a hora de ir para a Igreja.

PAI: Tá certo, dois meses sem receber mesada.

JOÃO PEDRO: Não! Que isso, já passou até o sono! Pode deixar que amanhã eu acordo bem cedo para fazer a lição.

PAI: Tá certo. Boa noite filho, papai te ama.

JOÃO PEDRO: Boa noite pai.

CENA 02

Narração: No outro dia...

PAI: Glória a Deus! Mais um dia...

JOÃO PEDRO: (corre para abraçar o pai) Eeee! Feliz dia dos pais, pai!

PAI: Opa! Obrigado, filho!

JOÃO PEDRO: (bocejando) Ai que sono...

PAI: Fez a lição?

JOÃO PEDRO: Fiz.

PAI: Esse é o meu menino!

JOÃO PEDRO: Ah, olha aqui o seu presente.

PAI: Obrigado, filho.

JOÃO PEDRO: E então, ficou contente?

PAI: Fiquei sim, muito obrigado, que Deus te abençoe.

JOÃO PEDRO: Então né... Já que o senhor gostou tanto, será que aquele empréstimozinho que conversamos ontem, sai?

PAI: Não.

JOÃO PEDRO: Porque, o senhor não gostou do presente?

PAI: Gostei, claro que gostei, mas o empréstimo não vai sair não, pode esquecer, aliás filho, o amor ao dinheiro é pecado viu?

JOÃO PEDRO: Mas eu não amo o dinheiro pai, tanto que gasto ele todo, o problema é que acaba muito rápido, e isso seria facilmente resolvido se o senhor aumentasse minha mesada.

PAI: Esquece, deixa eu ir me trocar para irmos a Igreja. (vai saindo)

JOÃO PEDRO: Pai, eu te amo, viu?

PAI: Eu também filho, mas não vou aumentar sua mesada.

JOÃO PEDRO: É verdade pai, eu te amo.

PAI: Eu também estou falando a verdade filho, não vou aumentar sua mesada.

JOÃO PEDRO: (manhoso) Eu tava falando sério.

PAI: Ah filho, desculpa, papai também te ama. (os dois se abraçam)

JOÃO PEDRO: Mas nem um empréstimozinho o senhor vai me dá?

PAI: Não, mas mesmo assim eu te amo, viu?

(O pai sai e deixa JOÃO PEDRO sozinho, nisto entra Maria Gabriely)

MARIA GABRIELY : Bom dia.

JOÃO PEDRO: Bom dia, você não vai entregar o presente do papai? Eu já entreguei o meu.

MARIA GABRIELY : Eu não, aquele chato ficou dando bronca em mim ontem, ele não merece.

JOÃO PEDRO: Ah, mas você comprou o presente pra ele, e ainda pro cima com dinheiro dele, nada mais justo que ele fique com presente, você não acha?

MARIA GABRIELY : Vou pensar no caso dele.

JOÃO PEDRO: O, Gabriely, vamos no cinema na quarta?

MARIA GABRIELY : Não vai dá, eu tenho compromisso. Porque que você quer que eu vá no cinema com você?

JOÃO PEDRO: Pra você pagar o impresso oras!

MARIA GABRIELY : Ah, eu mereço!

JOÃO PEDRO: É que meu dinheiro acabou...

MARIA GABRIELY : Pra variar né?

JOÃO PEDRO: (dramático) Ah! Fazer o que se as pessoas não entendem que eu sou um pobre adolescente e que as coisas custam caro? Mas um dia eu vou ter bastante dinheiro, você vai ver, vou dar o dízimo, dá um pouco por papai né, coitadinho, e gastar com tudo que preciso.

MARIA GABRIELY : Tá certo, mas enquanto esse dia não chega, você não vai gastar o meu dinheiro.

JOÃO PEDRO: Fazer o que né... Onde você vai na quarta?

MARIA GABRIELY : Vou numa vigília, semana que vem tem Congresso e eu tô orando para Deus me batizar com Espírito Santo.

JOÃO PEDRO: Ah, legal, mas você não acha que tá errada não?

MARIA GABRIELY : Errada de ir numa vigília? Endoidou foi?

JOÃO PEDRO: Não é disso que eu tô falando, você ontem desobedeceu o papai, discutiu com ele e hoje tá com raiva dele, você não acha que tem que se consertar não? Lembra? Sem santificação ninguém verá ao Senhor.

MARIA GABRIELY : Lá vem você também querer me dá lição de moral.

JOÃO PEDRO: Não é lição de moral Ly, a gente vive escutando nos ensaios sobre santidade, fora que várias vezes o irmão Renato já falou de pedir perdão para os nosso pais quando o magoamos.

MARIA GABRIELY : Eu não gosto de ficar brigada com o papai, mas ele gosta de dá bronca por tudo! Nada eu posso, tenho um monte de deveres e nenhum direito.

JOÃO PEDRO: Fala isso pra ele oras! (Pausa) Deixa eu ir vê se a mamãe me dá dinheiro.

(João Pedro sai, nisso seu pai entra)
PAI: Bom dia filha.

MARIA GABRIELY : Bom dia. Pai?

PAI: Pois não?

MARIA GABRIELY : Quero conversar com o senhor?

PAI: Pode falar.

MARIA GABRIELY : Eu tô com raiva do senhor.

PAI: E o que mais?

MARIA GABRIELY : E eu odeio quando o senhor briga comigo, principalmente falando de um jeito como se a culpa do mundo todo fosse minha, também odeio quando não me deixa fazer as coisas, quando me diz não e quando fica no meu pé por conta do banheiro bagunçado e do telefone.

PAI: Mais alguma coisa?

MARIA GABRIELY : Tem sim (Pausa) eu sei que faço um monte de coisas erradas, mas eu te amo.

PAI: Senta aqui filha. O papai também te ama, e muito, você sabe disso. Eu sei que você não gosta de levar bronca e de receber um não, eu também não gosto de ver você estressada, com raiva...

MARIA GABRIELY : Eu não ficaria estressada se o senhor não vivesse me controlando e me dizendo o que posso ou não posso fazer.

PAI: Se eu não fizesse isso filha, talvez você não tivesse o caráter que tem.

MARIA GABRIELY : Ai pai, sem lição de moral...

PAI: Pra você pode não parecer nada, mas a mim coube a responsabilidade de te educar e te criar na doutrina de Cristo e se eu falhar nisso, Deus vai me cobrar, fora que obediência é mandamento, não é opção.

MARIA GABRIELY : Não irritar os filhos também!

PAI: Filha, será mesmo que eu tenho te irritado, ou é você que não tem se esforçado para ver que quero o seu melhor?

MARIA GABRIELY : Mas pai, o que tem de mais sair e voltar tarde?

PAI: O problema não é esse filha, é a rua que é perigosa, é a falta de compromisso com horário, a falta de responsabilidade de avisar que vai demorar...

MARIA GABRIELY : Mas precisa ser, tão, tão...

PAI: Rígido?

MARIA GABRIELY : É, pode ser, eu ia dizer chato, mas tudo bem

PAI: Filha, eu sei que exagero um pouco de vez em quando, mas vou tentar me policiar um pouco, mas pode ir se acostumando porque eu prefiro exagerar do que omitir.

MARIA GABRIELY : Tá bom, me perdoa por tudo por favor, eu vou tentar melhorar.

PAI: Tá perdoada, eu sei que é difícil entender, eu também já fui adolescente, mas não precisa me desobedecer, ficar me respondendo mal, não vai ser se rebelando que você vai conseguir liberdade, é bem melhor conversamos do que brigarmos.

MARIA GABRIELY : Tá certo, mas precisa ficar falando várias vezes a mesma coisa, toda a vez que vai me dar bronca?

PAI: Mas vocês não se mexem! A gente fala, fala e vocês fingem que não ouvem!

MARIA GABRIELY : Mas é que o senhor só pede coisa chata.

PAI: Mas necessárias.

MARIA GABRIELY : Mas custa falar menos?

PAI: E custa fazer mais?

MARIA GABRIELY : Tá, eu vou tentar fazer mais.

PAI: E eu falar menos.

Os dois: Vai ser difícil (risos).

MARIA GABRIELY : Semana que vem tem congresso, o senhor vai né?

PAI: Claro! Mas agora vamos indo porque se não a gente se atrasa.

(os dois se abraçam)

MARIA GABRIELY : Feliz dia dos pais, fiquei feliz de ter feito as pazes com o senhor.

PAI: Obrigado, eu também fiquei feliz.

MARIA GABRIELY : Pai, e o Thiago?

PAI: Nem toca nesse nome porque me dá calafrio.

MARIA GABRIELY : Ah pai, mas ele é tão fofo.

PAI: Você tá muito nova para namorar.

MARIA GABRIELY : E quando vou poder? Mês que vêm?

PAI: Imagina, só daqui uns 10 anos.

MARIA GABRIELY : Dez anos? Ah não, vamos negociar, um ano e meio.

PAI: Não, oito anos e tô sendo legal demais.

MARIA GABRIELY : Ah, que tal dois anos...

FIM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...