segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Opinião de Luiz Fernando Veríssimo sobre o BBB 11



BIG BROTHER BRASIL



(Luiz Fernando Veríssimo)

"Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...A  décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil,... encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que em Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos, na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE...

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que  recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.

Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?

São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros: profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..

Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.

Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada, meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.

E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ler a Bíblia, orar, meditar, passear com os filhos, ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir."

Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.
Um abismo chama outro abismo

domingo, 30 de janeiro de 2011

A CRUZ



Adaptação de uma poesia de Autor desconhecido. A ilustração sim, é conhecida, o personagem que reclama do tamanho da cruz que tem que carregar...



NARRAÇÃO:
 
          Certa vez, uma mulher estava cansada da vida que levava.  Achava que a sua cruz era mais pesada que a das outras pessoas e desejou  trocá-la por outra. 
 
  CENA 1
 
       A mulher entra em cena com ar de curiosidade por ver tantas cruzes diferentes da sua.  De repente ela se aproxima de uma pequena e linda, cheia de brilhantes, e diz:
     
     MULHER: - Ah, esta eu posso carregar. (ela pega a cruz e quase a deixa cair por causa do peso, pois é uma cruz cheia de pedras preciosas.) percebendo que a cruz de brilhantes não servia para ela, a mulher diz:
    MULHER: - É  pesada! Mas é tão bonita... pena que não posso  levar.
 
      A seguir ela procura outra bela cruz e vê uma coberta de flores e diz:
     MULHER: - Essa parece mais leve! (quando coloca em seus ombros, os espinhos a ferem) então diz:
     MULHER: - Ai! Me cortei nos espinhos!!!! (passa a mão em seus ombros para aliviar a dor), depois joga a cruz florida no chão e continua falando...
 - Essa cruz parecia leve! Só parecia, mas esses espinhos...difíceis de  suportar! Prefiro a minha.
 
      Finalmente viu uma cruz simples, sem brilhantes, nem flores, tendo apenas  palavras de amor escritas nela, então a mulher observando a cruz diz:
     MULHER: - Essa é tão simples e parece leve... tem escrito apenas “ MORRI POR TE AMAR” (ela continua olhando aquelas palavras, acha que essa é a que estava procurando) e diz:    
 
   MULHER: - Encontrei a ideal pra mim! (ela pega a cruz e observa de perto), então diz: 
   MULHER: - Peraí! Eu conheço essa cruz! É a minha!!! Tanto tempo carreguei, mas nunca tinha observado as palavras (MORRI POR TE AMAR). Agora entendo, Jesus estava o tempo todo  ajudando a suportar  minha cruz. Ele levou uma muito mais pesada que a minha. Tudo em meu lugar. (ela se ajoelha com a cruz nos ombros e faz uma oração silenciosa).
 
 OBS: as cruzes mencionadas na peça devem ser confeccionadas para dar mais realismo à interpretação da personagem.
 “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mateus 16:24).
Cada um nós tem uma cruz a carregar, aparentemente pode parecer pesada, mas a que Cristo suportou foi bem maior, pois ela continha os fardos da humanidade, (pecados meus e seus). E a cada cruz que você carregar Deus estará contigo, pois só Ele sabe o quanto somos capazes de suportar. PENSE NISSO

O RESGATE DIVINO

Lucas é um evangélico que foi enviado para a Republica Renascer, em que há uma diversificação de personalidades. Em uma mesma casa moram, um CDF, um drogado, uma homossexual, uma patricinha,uma garota fácil, um menino que gosta de hip hop e um desviado. Será que Lucas conseguirá realizar esse resgate divino?

Descrição:
Personagens:
MARCOS: cristão desviado
SAMANTA: a homossexual
HENRY: o jovem que gosta de hip hop
BRUNA: a garota fácil
FERNANDO: viciado em drogas
PATRÍCIA: a patricinha
PEDRO: o CDF
LUCAS: o evangélico
INIMIGO: apenas voz
ESPÍRITO SANTO:
Cenário:
A história se passa em uma república em que se pode montar uma espécie de sala com mesas, cadeiras, telefone ou ate mesmo um sofá.
Música:
Música que fale do amor de Deus
CENA 1
O primeiro a entra é Marcos.
MARCOS: Caramba! Desde que virei cristão nada dá certo na minha vida! Não passei em nenhuma matéria da faculdade e terei que fazer todas as matérias novamente e para piorar fui demitido do meu trabalho! Vou sair da igreja e voltar para o mundo.
Marcos senta e fica resmungando em tom baixo.
Entra Samanta.
SAMANTA: A facul ta me enchendo a cabeça e esse povo da república são um bando de malas... Acho que vou ligar pra Amanda e vê se ela quer sair comigo. Vou curti a vida enquanto posso.
Entra Henry e Pedro.
HENRY: Pedro você já ta vendo a parada do trabalho da facul né? É pra semana que vem e não posso me ligar nessa parada porque esta semana tem show do MV Bill e só faço facul porque a coroa me ver como um grande cientista(risos)! Tadinha dela, só me banca e eu curto a vida(risos)!
PEDRO: Sim Henry! Pode deixar que o seu trabalho será o melhor! Amigos são pra essas coisas! Alias o estudo das células é muito complexo!
Entra Bruna.
BRUNA: Ontem a festa bombou pra caraca! Fiquei com cinco gatos e já garanti um pra mais tarde! Eita! Lembrei que amanha tem que prova e nem estudei, mas beleza é só pedir cola pra queles CDF`s que eles passam as respostas.
Entra Fernando.
FERNANDO: Pow! Minha erva ta acabando... Tenho que dá um jeito pra comprar, não vivo sem ela! Será que a Bruna tem? Oh Bruna! Tem erva ai?
BRUNA: O seu drogado! Vê se eu tenho cara de boca de fumo? Acho que não né?
FERNANDO: Se liga garota! To falando namoral contigo e já vem cheia de marra! Ta achando que sou um desses caras que tu fica por ai?
MARCOS: Vamos parar os dois aí, porque to cheio de problemas e vocês ficam discutindo coisas idiotas!
SAMANTA: É mesmo! Dois babacas discutindo por coisas mais idiotas ainda!
FERNANDO: Ah! Cala essa boca sapatão! Quem é tu pra vir falar alguma coisas?
SAMANTA: Fica quieto ai seu maconheiro! Pelo menos não fico doidão por ai!
Entra Patrícia.
PATRÍCIA: Que bagunça é essa aqui? Todo dia alguém arma barraco aqui! Ta parecendo ate programa do Ratinho quando apresenta os exames de DNA! Assim vocês cansam minha beleza e falando nisso tenho que ligar para o meu cabeleireiro.
BRUNA: Fica quieta ai sua pati! Só pensa em se ajeita e não sei pra que? Isso ai não tem mais jeito não!
Todos riem.
PATRÍCIA: Olha só quem fala! Quem não tem mais jeito aqui é você!
PEDRO:Vamos parar com essas discussões, porque temo um assunto mais importante e debater ou você esqueceram que é hoje a chegada do novo membro da república?
PATRÍCIA: Não acredito nisso! Essa casa vai ficar parecendo uma trem na hora do rush! A minha beleza fica sufocada com tanta gente insignificante ao meu redor.
HENRY: Se liga sua pati! Sua beleza é mais falsificada do que os CD`S vendidos no camelô!
Todos começam a rir.
FERNANDO: Oh! Galerinha mais ou menos to batendo na porta deve ser o maluco que ia chegar ai.
MARCOS: Deixa que eu abro a porta.
CENA 2
O evangélico entra.
LUCAS: Boa tarde!
FERNANDO: Boa maluco! E aí tudo beleza?
PEDRO: Bem gente, vocês fazem a recepção ao novo morador, porque o estudo me espera!
Pedro sai de cena.
BRUNA: Bem gente, eu não vou pode ficar aqui, porque tenho que ficar com o Thiago(risos)!
Bruna sai de cena.
HENRY: Também não vai da para ficar não cara, a galera marcou uma parada. Vou nessa blz!
Henry cumprimento Lucas e depois sai de cena.
SAMANTA: Bem, já que estão todos metendo o pé não sou eu que vou ficar! Fui!
Samanta sai de cena.
PATRÍCIA: Ah! Também não posso ficar tenho que ir ao shopping, pois me estressei e fazer compras é a melhor terapia! Tchau! E qual seu nome mesmo?
LUCAS: Lucas e o seu?
PATRÍCIA: Patrícia e seja bem-vindo a essa republica! Bem se essa casa ainda tiver esta qualificação!
Patrícia sai de cena.
FERNANDO: Pow maluco também to metendo o pé! Tenho que resolver uns lance ai valeu! Fui!
Fernando sai de cena.
CENA 3
LUCAS: Acho que só ficou você né?!
MARCOS: É, só eu mesmo!Bom... Seja bem – vindo a Republica Renascer! E você veio fazer facul de que?
LUCAS: Vou fazer curso de música! Mas me fala uma coisa... O pessoal aqui é sempre bem agitado?
MARCOS: Ih! Cara nem se liga neles não são todos uns doidos!
LUCAS: Você é evangélico?
MARCOS: Bem ate um tempo atrás eu era, mas esse tal de Deus não me ajudou em nada!
LUCAS: Não diga isso meu irmão! Deus tem muito mais para você!
MARCOS: Eta! Já vi que você é! Mas espero que não tente converte essa galera aqui não... Ate tentei, mas me rendi sabe... Conhece aquele ditado? “Se não pode com o inimigo junte-se a ele”.
LUCAS: Meu irmão não diga uma coisa dessas! Deus é o nosso Pai, nosso Criador, e o nosso Rei todo poderoso que sacrificou seu filho por nós!
MARCOS: Tá bom! Fica com esse papo aí que tenho muitas coisas pra fazer!
Marcos sai de cena.
LUCAS: Meu pai! O Senhor me enviou aqui não foi por acaso, preciso dizer a este povo o quanto és grande! Sei que não será fácil.
CENA 4
Pedro entra em cena.
PEDRO: Oi! Qual seu nome mesmo?
LUCAS: Lucas e o seu?
PEDRO: Pedro.
LUCAS: Sabia que você tem o mesmo nome de um dos doze apóstolos de Jesus?
PEDRO: Já vi que é crente!
LUCAS: Sim abençoado! Levo a palavra de Deus, nosso Senhor, por onde passar! Foi o próprio Jesus que nos deixou escrito: “Ide e pregai o evangélico a toda criatura.”
PEDRO: Isso ate que bunitinho e tal, mas essa história que vocês dizem que o homem foi criado por Deus ai já é demais não? A ciência já provou mais esse mito!
LUCAS: A ciência pode dizer muitas coisas, mas o Deus que sabe tudo e a verdade é apenas o nosso Deus todo poderoso!
Entra Henry e Fernando.
HENRY: Cara, já falei pra tu que se não sabe se droga se mata meu!
FERNANDO: Que não sei me droga o que rapa! Sou o melhor nessa parada! É melhor tu se liga nessas suas músicas ai que eu sei o que faço valeu!
HENRY: Cara, desde quando te conheci percebi que era idiota! E tipo tenho um ódio quando tu traz essa parada aqui pra dentro! Se a policia bate ai vai acha que todo mundo aqui usa essa coisa!
FERNANDO: Se liga! Trago o que quiser pra cá valeu?!
LUCAS: Abençoados não briguem! O amor é um sentimento tão bom! Deus nos deixou o seguinte mandamento “ Amai uns aos outros como a ti mesmo.”
HENRY: Lá vem outro Mané com esse papo de Deus!
FERNANDO: Olha só! Se liga! Esse seu Deus ai só é bom pra você.
LUCAS: Deus é grandioso, maravilhoso e é bom para todos nós!
Entra Samanta.
SAMANTA: Nem Falei contigo direito! Você é o cara novo né?
LUCAS: Sim sou eu! Chamo-me Lucas e você?
SAMANTA: Samanta e tipo nem liga pra esse povo daqui não. Tu entrou na pior republica aqui ninguém se entende! Sou muito discriminada por ser homossexual.
LUCAS: Não estou aqui para julgá-la, mas Deus criou o homem e a mulher para crescerem e multiplicarem! Por que não deixa Cristo entrar em seu coração e te transforma em uma nova criatura?
SAMANTA: Que Cristo que nada! Sou do meu jeito e gosto de mulher mesmo, homem nem o meu pai aquele velho!
Entra Patrícia e Bruna.
PATRÍCIA: Ai ai! Fiz compras e ate melhorei o astral! Bruna, acho que você ta precisando ir ao cabeleireiro?!
BRUNA: Olha só, se estou ou não isso é problema meu e não seu!
PATRÍCIA: Cruzes garota, estou falando com educação contigo e você já vem com cheia de grosseria!
LUCAS: Meninas não briguem! Jesus ama vocês e eu também!
PATRÍCIA: Não fala isso não, se não ela vai te dá mole e se tornará mais um na lista dela!(risos)
BRUNA: Fica na sua Patrícia! Ele ate que é bunitinho, mas não faz meu tipo
Entra Marcos.
MARCOS: Aí meu Deus! Só me dou mal nessa vida e para piorar minha mãe fica me ligando todo momento me controlando! Que velha chata!
LUCAS: Meu irmão, não diga isto de sua mãe! Em Marcos 7.10 diz assim “ Honra teu pai e tua mãe, quem maldisser o seu pai ou a sua mãe, seja punido de morte.”
MARCOS: Você diz isso porque não é a sua mãe!
PEDRO: Olha só Lucas, se você quer ficar em paz nessa casa é melhor parar com esse papo de Jesus certo? Porque ele pode ate ser bom pra você, mas pra gente é só mais uma lenda!
PATRÍCIA: Bom mesmo é meu pai que paga minhas contas!
Todos saem reclamando com Lucas.
Cena 5
Lucas começa a chorar.
LUCAS: Meu pai! O que faço para amostrar o seu amor a esse povo?
Voz do inimigo
INIMIGO: (gargalhada) Lucas esse povo já é meu (gargalhada).
O Espírito Santo aparece para Lucas.
ESPÍRITO SANTO: Lucas não temas meu filho! Eu sou contigo!
Todos ficam espiando Lucas e seguem em direção a luz do Espírito Santo.
INIMIGO: Pedro, não acredite nisso é um truque!
PEDRO: Gente não acredite nisso é um truque!
Todos param menos Marcos.
MARCOS: Pai! Quero voltar a sentir o primeiro amor!
PEDRO: Isso é bobagem Marcos!
ESPÍRITO SANTO: Pedro, se isso és um truque como explica esta presença forte que estais sentindo? Não acreditas tu que sou o Espírito Santo de Deus?
Todos juntos falam que aceitam Jesus.
Todos: Meu Pai te aceito como meu único Salvador e quero sentir o Teu amor!
Todos cantam a música escolhida
Fim!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Peça de Missões

Essa é uma peça que se passa no cenário do Islã onde dois jovens de religiões um pouco diferentes descobrem que tem muito em comum e também que há uma solução para todo o desespero que eles vivem. A história começa na casa de Adira uma jovem xiita filha do mestre de sua mesquita Abdul-Alim ela vive em um ambiente tranqüilo, mas um pouco rigoroso e ela sabe que tem que seguir os preceitos da lei de Maomé, é ai que ela conhece um jovem sunita chamado Hassim os dois não se dão muito bem a principio por causa da questão religiosa mas uma coisa pode mudar tudo durante um passeio ela conhece Bruna uma missionária Brasileira enviada ao Iram e ela gosta muito dela e percebe como são diferentes as coisas se ela abrir o seu coração.

Personagens
Adira –
Hassam –
Abdul-Alim (Líder espiritual xiita e pai da adira) –
Zaida (Mãe de Adira) –  
Bahir (Líder espiritual Sunita e pai de hassam) –
Gamila (Mãe de Hassam) –
Henrique e Bruna (Casal de missionários) –

Cena 01(Casa de Adira): Vê-se Adira, Abdul-Alim e Zaida Ajoelhados fazendo suas orações diárias. Terminadas as orações Adira vai conversar com a mãe.
Adira: Mãe, eu tenho visto que a Senhora anda preocupada o que houve.
Zaida: Sim minha querida, tenho estado preocupada com os tempos de hoje, os dias estão cada vez mais difíceis, e o Iram cada vez mais perigoso eu temo que não possamos mais viver aqui, e para complicar ainda mais tem esses cristãos que vem para o nosso pais para tentar nos retirar de nossa religião tentando nos iludir que Jesus é o filho de Deus, por isso que o Alcorão manda matar toda essa raça imunda. Eles não merecem a nossa confiança.
Adira: Mas Mãe, e se o que eles dizem for verdade ? Não sei mas, pode ser que seja, não é ?
Zaida: Não diga besteiras minha filha, Quem anda colocando essas coisas na sua cabeça em, há minha filha você tem muito que aprender com a vida, que Alá tenha misericórdia da sua alma.
Ela sai da sala e  Abdul-Alim entra lendo um jornal.
Abdul-Alim: Não é possível !!! Esses malditos Sunitas vivem querendo nos fazer acreditar em suas verdades todos tinham que ser exterminados.
Adira: Mas o que foi baba ?
Abdul-Alim: Esses Sunitas minha pequena flor eles me deixam louco, eu não suporto nenhum deles, eu poderia matar um agora mesmo.
Adira: Há baba, deixe isso para lá
Abdul-Alim: Tá bom minha pequena flor do deserto.
Cena 2 (Casa de Hassam):Vê-se Hassam e seus pais fazendo suas orações diárias.
Gamila: Vou ao mercado tenho que comprar alguns ingredientes para fazer pão.
Bahir: Filho, como o tempo passou hoje já te vejo como um homem me ajudando nas orações algum dia você assumirá a mesquita e terá que ser um guia.
Hassam: Sim pai, assim eu serei.
Gamila chega: Eu não acredito  esses xiitas me deixam com vontade de matar um.  
Hassam e Bahir: O que foi?
Gamila: No mercado uma mulher xiita simplesmente não quis me vender trigo porque eu sou sunita, eu não acredito como eles podem ser tão maldosos.
Cena 03(Praça):Vê-se Adira sentada lendo um livro quando vem um homem e pega sua bolsa  Hassam estava passando na hora e vê então ele no mesmo instante vai atrás do homem e recupera a bolsa de Adira.
Hassam: Aqui está a sua bolsa.
Adira: Obrigada.
Hassam: Meu nome é Hassam e o Seu ?
Adira: Meu nome é Adira.
Adira : Obrigada pela minha bolsa não sei o que aconteceria se a perdesse, Adoraria falar mais com você mas está na hora de eu ir para casa.
Hassam: Claro você deve ir
Abdul-Alim (chega na hora)
Adira: Ola pai.
 Abdul-Alim: Adira vamos para casa
Adira: Sim Baba, Obrigada Hassam
Cena 04(Caminho para a casa de adira)
Abdul-Alim: Eu não quero você falando com aquele Sunita.
Adira: Mas ele me ajudou .
Abdul-Alim: Não quero saber ele é um Sunita mesmo assim e você não pode falar com ele
Adira: sim baba.
Fecham-se as cortinas no caminho para a casa de adira Explode uma bomba e ai abre-se as cortinas e vê-se Adira chorando sentada em uma cadeira junto com sua mãe.
Adira: Mas por quê? Mãe Por quê?
Zaida: Minha filha seu pai é líder da Mesquita dos xiitas, eles atacaram seu pai para atacar os nossos Semelhantes. Eu aposto foram os Sunitas que fizeram isso.
 Cena 05(Casa de Henrique e Bruna) Vê-se os dois ajoelhados orando, e vem um barulho de explosão.  Eles terminam de orar.
Bruna: Meu bem você ouviu. Tomara que ninguém tenha se machucado.
Henrique: É Bruna Esse lugar é muito necessitado  do amor de Cristo, ainda bem que nós fomos enviados.
Bruna: é Mesmo Henrique, eu me lembro como foi difícil chegar até aqui, tudo o que nós renunciamos só para fazer a obra de Cristo.
Cena 06(Praça)Vê-se Adira sentada em um banco lendo um livro, Chega Hassam.
Hassam: Ola senhorita, Muito tempo que a senhorita não passa por aqui.
Adira não responde nada e finge que não ouviu.
Hassam: Bom dia senhorita Adira, como vai você?
Novamente adira não responde.
Hassam: Por que a senhorita não quer falar comigo? Eu te fiz algum mal?
Adira : Para falar a verdade fez sim, você essa sua corja de semelhantes Sunitas me fizeram muito mal, por culpa de vocês meu pai está em uma cama sem poder sair de casa. E a culpa é dos Sunitas.
Hassam: mais eu não tenho culpa se seu pai mereceu o castigo de Alá.
Adira: O meu pai é um homem bom, ele nunca machucou ninguém que não merecesse.
Hassam: Há tá bom eu acredito que os milhares de sunitas que vocês desprezam todos os dias merecem não serem tratados como iguais.
Adira: Não, é que ... Há eu nem devia estar falando com você, tchau e obrigada por atrapalhar minha leitura.
Hassam: Nada, eu é que agradeço.
Adira sai para um lado e Hassam para o outro. Adira volta pois esqueceu a bolsa no banco e lá ela conhece Bruna a Missionária ela senta no banco com uma aparência triste.
Bruna: Tudo bem com você? Você não parece estar bem  
Adira: Sim só estou com um pouco de raiva.
Bruna: Raiva? Mas por quê?
Adira: Um rapaz Sunita , mas não faz bem lembrar. Meu nome é Adira e o seu qual é ?
Bruna: Meu nome é Bruna
Adira: Você é diferente de onde você veio?
Bruna: Do Brasil, fui enviada para cá para dar uma grande notícia.
Adira: sério, Que notícia? Eu posso saber.
Bruna: Claro, A Maior notícia de todas, que tem alguém que quer nos salvar e está disposto a morrer por nós.
Adira: Nossa, Esse homem é louco, Morre por nós mas eu nem o conheço como ele pode morrer por mim.
Bruna: Não só por você mas também por aquele rapaz sunita que você me falou.
Adira: Ai , já é demais. Morre por mim que sou uma xiita tudo bem mas por ele. Um sunita nojento nossa esse homem tem que seguir muito a Maomé.
Bruna rindo: Não, A Maomé não Ao Deus único e verdadeiro. E esse homem não vai morrer por vocês, Ele já morreu.
Adira: Sério mas quem é esse homem que eu não sei.
Bruna: Esse homem é Jesus.
Adira: Há O profeta.
Bruna: Não O Salvador
Bruna:Ele morreu numa cruz para que todos os seus pecados fossem apagados e para que você pudesse ter uma conexão com o criador.
Adira: Mas por que ele daria a sua vida por mim ele era Judeu. E no próprio alcorão diz para não confiarmos em Judeus.
Bruna: mas ele confia em você mesmo você nao acreditando nele e continua te amando mesmo assim.
Adira: Tá mas, ele pode amar a mim mesmo eu sendo muçulmana?
Bruna: Claro, ele te ama e quer mudar a sua vida ele quer te fazer uma nova criatura.
Adira: Mas e meu pai ele também pode amar o meu pai mesmo ele tendo mandado matar milhares de sunitas?
Bruna: Claro que sim.
Adira: E como eu faço para receber a esse Jesus?
Bruna: é só você acreditar nele e o receber como seu único e suficiente salvador.
Bruna: Vamos orar?
Adira: Vamos, mas onde nós vamos orar? Aqui?
Bruna: É aqui
Adira: mas Daqui eu não sei para qual lado fica Meca.
Bruna rindo: Para orar você não precisa se virar par Meca e recitar os mesmos versos de oração em árabe, você só tem que falar com Deus da maneira que você preferir.
Adira: Sério Simples assim?
Bruna recebe uma ligação e tem que sair correndo.
Bruna: eu preciso ir aconteceu um acidente perto da mesquita sunita e meu marido estava lá ele está bem mas ele me disse que um rapz que estava dentro da mesquita o salvou mas o rapaz está muito machucado o nome dele é Hassam meu esposo pediu para eu ir lá vê-lo, mas fique com Deus. Lembre-se para falar com Deus basta querer.
Adira: Sim.
Bruna Sai.
Adira: Agora eu não entendo mais nada Minha mãe me disse para nuca confiar nos Judeus nem Cristãos mas esse Jesus parece ser a resolução para os meus problemas não sei eu já não agüento mais todos os dias eu vejo pessoas sendo mortas nas ruas tanta desunião falta paz será que esse Jesus que a Bruna falou pode resolver meus problemas.
Ouve-se Barulho de explosão Adira senta e Ora.
Adira: Senhor Jesus Eu Sei que sou uma Islamita Que o meu povo odeia o seu povo, mas eu queria que o Senhor viesse no meu coração e mudasse o meu viver eu não quero mais viver com tanta falta de paz e de Amor vem me mudar e se possível Ajude o Hassam, Amém.
Chega Hassam.
Adira: Hassam, graças a Deus
Hassam: Agora você está falando comigo?
Adira:  Hassam, Me desculpe eu fui muito preconceituosa antes mas eu descobri alguém que pode fazer acabar a guerra.
Hassam: Eu sei Adira, Eu também conheci alguém capaz de mudar os nossos conceitos.  
Adira e Hassam: É Jesus !!!
Adira: Mas quem te falou sobre ele ?
Hassam: Eu estava na mesquita quando um homem Quase foi morto durante uma explosão eu consegui salvar ele mas eu fiquei preso e no mesmo instante ele olhou para mim no chão todo machucado e disse Deus fez você me salvar  que eu pudesse te ajudar agora em nome de Jesus levanta você está curado e eu me levantei e já não sentia mais dor e não tinha mais ferida nenhuma pelo corpo, esse homem era um missionário, e me falou sobre Jesus e na mesma hora eu sabia que tinha que vir aqui te pedir perdão pelas palavras que eu te falei.
Adira: Agora eu posso crer que esse Jesus é realmente o Salvador.
Fim

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

TERAPIA DA ALEGRIA

Objetivo: Estimular a afetividade
Material: xerox
Procedimento: Em círculo, sentados. O coordenador começa a dinâmica lendo o texto abaixo.

A CASA DOS MIL ESPELHOS
Folclore japonês
Tempos atrás em um distante e pequeno vilarejo, havia um lugar conhecido como a casa dos 1000 espelhos. Um pequeno e feliz cãozinho soube deste lugar e decidiu visitar. Lá chegando, saltitou feliz escada acima até a entrada da casa. Olhou através da porta de entrada com suas orelhinhas bem levantadas e a cauda balançando tão rapidamente quanto podia. Para sua grande surpresa, deparou-se com outros 1000 pequenos e felizes cãezinhos, todos com suas caudas balançando tão rapidamente quanto à dele. Abriu um enorme sorriso, e foi correspondido com 1000 enormes sorrisos.

Quando saiu da casa, pensou:

- Que lugar maravilhoso! Voltarei sempre, um montão de vezes.

Neste mesmo vilarejo, outro pequeno cãozinho, que não era tão feliz quanto o primeiro, decidiu visitar a casa. Escalou lentamente as escadas e olhou através da porta. Quando viu 1000 olhares hostis de cães que lhe olhavam fixamente, rosnou e mostrou os dentes e ficou horrorizado ao ver 1000 cães rosnando e mostrando os dentes para ele.
Quando saiu, ele pensou:

- Que lugar horrível, nunca mais volto aqui.

Todos os rostos no mundo são espelhos.
Moral da história: Cada um recebe multiplicado o que dá aos outros.

O coordenador deverá motivar os alunos a dar um sorriso, um abraço, um beijo, uma palavra amiga, uma palavra de carinho a um amigo do grupo. Ao sair do grupo continuar a praticar a terapia da alegria com o pai, mãe, irmãos, avós, parentes, professora, colegas e vizinhos.

HORA DO CAFÉ (O Caminho de Emaús)

“Tea Break (The Road to Emmaus)”
Escrito por John Hastings  / Tradução: Matheus Kich Soares
Resumo: Esta é uma versão moderna da “Estrada de Emaús”, aparição de Jesus ressuscitado pra os discípulos.
Estilo: Dramático
Duração: 5 minutos
Atores: 3 Masculinos/Femininos, 1 Masculino, 1 Voz para o Jornalista
Escrituras: Lucas 24:13-35; Salmo 16:10; Isaías 53;4-12
Personagens:
Joana
Carlos
Paula
Desconhecido
Voz do Jornalista

Cenário:
A cena se passa na cantina em um lugar de trabalho(uma fábrica ou similar), com uma mesa e quatro cadeiras, e um rádio na mesa.
(Joana entra carregando uma bandeja com um bule de café e xícaras. Carlos e Paula entram depois)
JOANA: Hora do café! Venham pegar.
CARLOS: Apenas o trabalho. Obrigada, Joana.
JOANA: Vamos lá Paula, hora do café!
PAULA: Obrigado, Joana. Quais são as últimas notícias? (Liga o rádio)
JORNALISTA: ...e isso conclui nossa reportagem no Parlamento hoje. O mistério aumenta em torno da morte do pregador que foi assassinado na semana passada. Esta manhã seu túmulo foi encontrado aberto e o caixão estava vazio.
CARLOS: Desliga isso!
JORNALISTA: Vários seguidores do pregador alegam que o viram vivo no cemitério.
CARLOS: (Desliga o rádio) Que absurdo!
JOANA: Porque você fez isso? Estava interessante!
CARLOS: Bobagem. Essa conversa de um homem ser assassinado e depois voltar a vida!
PAULA: Está aqui no jornal também. (abre o jornal) Olha aqui. Tem até uma foto do túmulo aberto!
CARLOS: Qualquer um pode abrir um túmulo. Vândalos! O homem está morto. Porque eles não deixam ele descansar em paz!
JOANA: Bem, eu não sei. (Toma um pouco de café)
(O Desconhecido entra)
DESCONHECIDO: É aqui que temos nossa hora do café?
PAULA: Sim, Sente-se aqui.
JOANA: Aqui tem uma xícara, e aqui está o açúcar.
DESCONHECIDO: Obrigada. Sobre o que vocês estavam falando agora?
JOANA: Sobre este jovem pregador que foi assassinado, e estão dizendo que ele voltou a vida.
CARLOS: Isso é tudo um golpe. Você vai ver.
PAULA: Bem, eu acho que pode ser verdade. Olhe, (abre o jornal) esta foto mostra o túmulo e o caixão abertos, aqui em baixo.
JOANA: (Para o Desconhecido) O que você acha disso?
DESCONHECIDO: Eu acho que se Deus quiser trazer alguém de volta a vida, porque Ele não faria isso?
JOANA: Mas as coisas não acontecem assim, não é?
DESCONHECIDO: Você sabe, a Bíblia diz que: Deus não vai deixar o homem, que Ele escolheu, no túmulo.
JOANA: Isso é verdade?
DESCONHECIDO: Também diz que; Deus vai enviar um homem, que vai morrer por todos os erros, que todos cometeram. E Deus vai ressuscitá-lo dos mortos.
JOANA: E você acha que esse pregador pode ser o homem que Deus enviou?
DESCONHECIDO: Eu tenho certeza disso. (Toma seu café) Obrigada pelo café, agora tenho que ir (Desconhecido sai).
JOANA: Sim, vamos lá vocês dois também, a hora do café acabou. Voltem ao trabalho.
CARLOS: Que cara estranho. Quem era ele?
JOANA: Ele deve ser novo aqui. Nunca vi ele antes.
CARLOS: O que houve Paula?
PAULA: (Olha para o jornal) Olhem! Tem uma foto dele aqui!
JOANA: Foto de quem?
PAULA: Do pregador que foi morto.
CARLOS: E daí?
PAULA: Vocês não o reconhecem? É aquele homem que estava sentado aqui falando conosco!
JOANA: Você está certa! Então, Ele realmente está vivo.
CARLOS: Bem, até parece ele, mas eu não acho que...
PAULA: É claro que é ele! Ele está vivo! Ele estava sentado aqui tomando café e falando conosco.
(Joana se levanta)
CARLOS: Aonde você vai, Joana?
JOANA: Telefonar para o jornal. Se um homem morto voltou a vida, que notícia! Todos deveriam saber disso!
(Joana vai embora, Paula e Carlos olham um para o outro, e vão atrás dela)

O ÚLTIMO JOGO

A paixão de Cristo contada como sendo uma partida final.
A Final de uma Copa entre o Filho do Homem e o Filho da Perdição...

Entram torcedores...
NARRADOR:
Você torce pelo Brasil?
Eu torço e quero ver o Brasil sendo um país próspero e abençoado.
Você se lembra da época de Copa do Mundo, quando todo mundo torce?
Esta hora decisiva faz-me lembrar aquela última partida que se travou no Calvário; foi a mais emocionante e decisiva de todas, porque foi de caráter universal.
A primeira disputa travou-se apenas entre dois campeões: um campeão do bem, outro campeão do mal. Um era filho de Adão (ou filho do homem), outro era filho da perdição (príncipe das trevas). O local foi o deserto – O “filho de Adão” venceu no terceiro “round”. Começaria o campeonato cujo troféu final era a alma do homem; quem vencesse ficaria com todas as almas.
 OUTROS JOGOS SE SUCEDERAM
 NARRADOR:
Foi um verdadeiro vale-tudo porque o “príncipe das trevas” não respeita regras e nem tem escrúpulos. Foi tentação, traição, tentativa de suborno, chantagem, tudo enfim.
Durante três anos e meio esse campeão do bem procurou reunir um time selecionado de homens sinceros, crédulos, discipuláveis. Doze homens para jogar no seu time.
Conhecendo o inimigo que tinha, treinou-os noite e dia, 24 horas. Ele mesmo era o técnico, o capitão do time e o único artilheiro.
Na concentração que tivera às vésperas do último jogo, os doze estavam já tão afadigados que dormiram. O capitão treinador perguntou-lhes:
 
CAPITÃO TREINADOR:
- Nem uma hora vocês podem velar comigo?
 
NARRADOR:
O inimigo procurou dispersá-los e pressioná-los o mais que pôde antes que entrassem em campo. Conseguiu comprar por 30 moedas de prata um dos jogadores para fazer gol contra. Pressionou de toda a forma o “filho de Adão” que este chegou a pedir o cancelamento da partida.
CAPITÃO TREINADOR- “Pai, se é possível passa de mim este cálice! Contudo faça-se a tua vontade”.
 
NARRADOR:
Chegou a hora de começar o jogo! Quando as forças inimigas entraram em campo era em quantidade e em força física muito maior que a dos doze. Como o inimigo não obedecia a regras além de serem em muito maior número traziam espadas e varapaus (o vale-tudo)
Em vista de tudo isso os onze jogadores debandaram deixando o goleiro sozinho, fugiram apavorados.
A partida começou em tremenda desigualdade numérica e desvantagem para o time do “capitão do bem”. O inimigo tramava:
 
CAPITÃO INIMIGO:
Vamos ver se a gente consegue levá-lo a desistir antes mesmo do fim da partida, ele é perigoso, mesmo tendo sido abandonado pelo time todo. Vamos ver se vencemos por desistência. Ele já foi abandonado pelos seus jogadores agora vamos ver se conseguimos que ele seja desprezado pela sua torcida, aquela que há poucos dias o aplaudia entusiasticamente pelas ruas aclamando-o:
 
TODOS:
Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!
 
CAPITÃO INIMIGO:
Vamos ver se viramos a cabeça dessa torcida. Se, ao invés disso, só pedem a crucificação dele. Já conseguimos jogar os chefes do seu povo contra ele, vamos ver se jogamos agora todo o povo também.
 
NARRADOR:
E logo em seguida ele perdia as batalhas no Sinédrio, primeiro grande ataque do inimigo, mas não conseguiu fazer gol.
 
DE IMEDIATO VEIO O SEGUNDO ATAQUE
 
NARRADOR:
No Pretório de Pilatos: acusações, calúnias, falsas testemunhas, mas não conseguiram fazer gol.
 
 
CAPITÃO INIMIGO:
Não conseguimos nada com Pilatos. Vamos ver se conseguimos com Herodes, este é mais duro e sanguinário – dizia o técnico do time inimigo.
 
NARRADOR:
No palácio de Herodes deu-se o terceiro ataque – escárnio e zombaria. Mas nada de gol. O goleiro campeão e capitão pegava todas; não passava uma. O nervosismo do inimigo aumentava.
Novamente no palácio de Pilatos, o jogo começava a ficar difícil ataque e mais ataques de todos os lados. Bola na trave, chute rasteiro, cabeçadas. De um lado, multidão de atacantes, do outro, um goleiro sozinho, sem time, sem torcida. Ele é o único representando todos os descendentes de Adão. Não pode errar; por isso evita até falar. Concentra-se inteiramente. Pensa em uma multidão de escravos que dependem dessa vitória para se libertar. O adversário já estava confuso e Pilatos, vendo que nada adiantava, encerrou o primeiro tempo da partida sem nenhum gol, lavando as mãos e entregando-o para ser crucificado. Ninguém conseguiu até aí arrancar dele nenhuma palavra de blasfêmia, nenhum impropério, nenhuma renúncia, nenhum gol ou falta sequer.
Mesmo no intervalo do jogo o inimigo não o deixa descansar. Tece uma coroa de espinhos, crava-as na testa e bate-lhe com um caniço (cetro de ignomínia na cabeça); é o vale-tudo. Não obstante, nada consegue.
Começa no segundo tempo. A escolta romana ávida de sangue, grita:
 
TODOS:
Crucifica-o! Crucifica-o!
 
NARRADOR:
É estendido sobre a cruz e pregado nela. Nenhum gemido, nenhuma blasfêmia, nenhum gol.
A cruz é levantada com estupidez e quando bate fundo no buraco suas carnes se dilaceram nas mãos e nos pés – o goleiro continua calado, concentrado. Não deixa passar nada. Vem bola de todos os lados.
 
OS DOIS MALFEITORES:
1- Se tu és filho de Deus desce da cruz.
 
NARRADOR:
Os dois malfeitores também clamam:
2- Salva-te a ti mesmo e a nós.
2- Salvou os outros, salva-te a ti mesmo.
NARRADOR:
A partida vai chegando ao fim, as luzes se apagam, o “estádio” fica numa penumbra. O único que ainda estava ao seu lado – o Pai se retira da tribuna de honra onde com os anjos assistiam a partida. Só, então, ele grita:
 
CAPITÃO TREINADOR:
- Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
NARRADOR:
Ficou só, sozinho. Sem time, sem torcida, sem assistência do Pai e dos anjos. Ele já apresentava sinais de cansaço físico e esgotamento – disse: Tenho sede. A partida já durava mais de 14 horas; o inimigo ansioso aguardava pelo menos um gol contra (uma blasfêmia ou renúncia – descer da cruz). Tudo concorria para isso. Não havia hora mais propícia. Mas ao contrário de tudo isso, mesmo com as mãos e pés pregados na cruz, reuniu as últimas forças e com uma só palavra consegue fazer o único gol da partida – o gol da vitória: garantindo libertação de todos os cativos.
 
CAPITÃO TREINADOR:
Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem. E encerrou o jogo dizendo:
está consumado! Nas tuas mãos entrego o meu espírito. Amém.
 
CAPITÃO INIMIGO:
Não é possível! Não é possível! Gritaram os inimigos derrotados. Mas estava irremediavelmente derrotado. O filho do homem ganhou o jogo e o campeonato também.
 
NARRADOR:
Os anjos nos céus saltaram de alegria e prepararam a festa de recepção do grande e único campeão e cantaram:
TODOS:
“Levantai, ó portas as vossas cabeças; levantai-vos ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória”.
- Quem é o Rei da Glória?
- O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso nas batalhas.
- Levantai, ó portas as vossas cabeças; levantai-vos ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória.
- Quem é o Rei, quem é o Rei da Glória? Quem é o Rei, quem é o Rei da Glória?
- O Senhor dos Exércitos. Ele é o Rei, Ele é o Rei da Glória
 

FILHO PRÓDIGO - em Versão Moderna

Contexto: O filho mais novo de um rico empresário, tem o desejo de ter sua liberdade e explorar o mundo, pede sua parte na herança, mas perde toda a sua fortuna ao se entregar aos prazeres do mundo: drogas, bebida e prostituição.

Personagens:
Pai
Mãe
Filho: mais novo
Irmão: filho mais velho
2 empregadas
2 moças
Pessoas para participar da dança
Cenário: uma mesa, onde uma família, pai, mãe e dois filhos, aparentando serem ricos fazem sua refeição.
FILHO: (levanta-se, caminha, de um lado para o outro e diz): - Pai eu decidi mudar o rumo da minha vida, sabe me cansei de estar sempre ao seu lado trabalhando, seguindo os seus caminhos, chega, o mundo é grande demais para eu ficar aqui!
PAI: Meu filho olha bem o que você esta dizendo, você quer deixar o seu lar e sair para o mundo.
MÃE: O mundo é mau meu filho!
FILHO: Eu só quero a minha liberdade! Poder conhecer tudo o que o mundo possa me oferecer, ser feliz!
PAI: Olha meu filho, apesar de te amar muito, não posso impedir sua ida.
IRMÃO: Ora pai, se ele quer, deixe-o ir. Não sei como pode pensar em deixar a paz o conforto e a segurança em nosso lar por uma aventura!
FILHO: Pai eu quero tudo o que é meu, a minha parte na herança.
MÃE: É muito perigoso você sair por aí com toda a sua fortuna
FILHO: Eu sei, mas é meu direito desfrutar de tudo que tenho.
(o pai se levanta e da ordem para as empregadas trazerem suas coisas).
PAI: Toma tudo isso é teu, vá meu filho.
(filho sai rindo, muito feliz).
(o restante da família se abraça muito triste, ficam olhando ele partir, saem de cena em seguida).
(entram 2 moças, chega o filho)
FILHO: (pede uma bebida, dá dinheiro para as moças, comporta-se como que embriagado).
(as moças, aproveitando da situação, tomam tudo o que ele tem dinheiro, paletó, camisa, ele cai, elas o chutam e saem)
(Quando acorda percebe que não tem mais dinheiro e começa a pedir esmola)
Monólogo do Filho
Eu tenho fome, frio, não tenho para onde ir, estou pedindo esmola (chora) na casa de meu pai, nunca tive fome e nunca senti frio, voltarei para a casa de meu pai e pedirei para que ele me aceite como seu empregado e assim não perecerei mais (levanta-se e vai saindo pelo corredor)
(entram em cena o pai a mãe e as empregadas) (o filho entra até a metade do corredor, quando levanta o rosto e vê o pai, corre ao seu encontro)
FILHO: Pai, pequei contra o céu e contra ti, pai já não sou digno de ser chamado seu filho, deixa-me ser como um de seus empregados
PAI: meu filho, meu filho, você estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado, alegrem-se todos, tragam roupas, um anel, vesti-o, porque hoje é festa! Matem um bezerro cevado, eu quero música, danças (entra pessoas dançando, música de preferência judaica).
IRMÃO: (pergunta à mãe) O que esta acontecendo?
MÃE: (vestida como uma das pessoas da coreografia:) - Teu irmão voltou e seu pai o recebeu são e salvo e esta muito feliz
(Irmão nervoso, anda inquieto, murmurando, entra o pai e dirige-se a ele) (cuide para que o som seja abaixado)
PAI: Venha filho, entre e vamos festejar seu irmão voltou!
IRMÃO: Não pai, eu nunca te abandonei, jamais desobedeci a uma ordem sua, e ainda assim o senhor nunca me deste um cabrito para que festejasse com meus amigos, e para ele que perdeu toda sua fortuna com bebidas, drogas e mulheres o senhor faz uma festa?
PAI: Filho você sempre está comigo e tudo o que tenho é teu também, mas teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado e isto meu filho é um bom motivo para nos alegrarmos não acha? Venha vamos

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

REMANESCENTE FIEL


Obs: Os narradores serão narradores personagens. Após narrar sai e entra os profetas.

NARRADOR: É o final da corrida que importa. Os troféus não são dados pelos grandes começos. As medalhas não são concedidas por se entrar na competição. Um bom começo é crucial, mas o final é tudo o que importa.
Veja Eli por exemplo. Um líder religioso genuíno. Um homem com o coração para Deus. Perceptivo e forte, o último dos grandes sacerdotes. Mas olhe para o término de sua vida. A arca foi capturada. seus filhos rebeldes foram mortos. Quando ouviu sobre eles, caiu e quebrou o pescoço.


SAMUEL: Eu Samuel, sou outro caso. Fui instruído por Ana minha mãe, a dedicar a minha vida ao serviço de Deus. Ungi os dois primeiros reis de Israel. Contudo, não aprendi com os erros de Eli. Assim como meu mestre, falhei em treinar a família, e meus filhos afastaram-se de Deus.
Entretanto, o exemplo mais dramático é Saul, o primeiro rei de Israel. Parecia ser um homem perfeito: belo e meigo, bravo e vitorioso na batalha. Mas o sucesso o levou a desobediência, e escorregou da proeminência a paranoia, que o levou ao suicídio.
Porque essas histórias estão sendo mencionadas agora? Para lembrar-lhes que também estamos em uma corrida, e que esta ainda não terminou. O modo como iniciamos não é nem de perto tão importante quanto à maneira como terminamos.
ELIAS

NARRADOR: O livro de 1 Reis começa narrando sobre Salomão e finda com Elias. A diferença entre esses dois homens nos dá uma idéia do que se passou no intervalo entre um e outro.
Salomão poderia nunca ter nascido, não fosse pelo escândalo palaciano entre Davi e Bate-Seba. Não foi o melhor dos começos. Ele herdou alguns traços característicos de seu pai, bons e maus. A semelhança do pai, Salomão começou bem, mas também tinha uma fraqueza por mulheres, o qual o arruinou.
A gente se pergunta como deve ter sido viver numa casa onde o pai possuía varias esposas, e os irmãos usavam espadas a mesa do jantar. Salomão agiu bem, a principio, orando por sabedoria e construindo um templo que levaria a falência muitas nações.
Ele levou sete anos para construí-lo. No entanto, passou treze anos construindo um palácio para si mesmo. Em algum ponto de sua vida. Ele saiu do caminho. Seu gosto por mulheres levou-o a adorar outros deuses e a afastar-se cada vez mais de Deus. A nação seguiu-lhe o exemplo, e nem as pregações de Elias puderam trazê-la de volta.

ELIAS: Não que eu, Elias, não tivesse tentado dissuadir o povo deste caminho. No final de tudo, vocês conhecem sobre a disputa entre eu e os profetas de Baal. Num clássico combate Meu-Deus-É-Maior-Que-O-Seu, Jeová venceu. Deus foi exaltado. A rainha Jezabel porém, uma líder dos adoradores de Baal, enfureceu-se e ordenou minha morte. Eu corri, corri até ficar tão cansado e desanimado que sentei-me sob um arbusto e pedi: “... toma agora a minha vida”.
O que Deus faz com servos cansados que querem desistir? Num momento de ternura, o Deus que fez descer fogo a montanha enviou alimento para mim, e sussurrou-me a sua afeição numa “... voz mansa e delicada.” Que pai!
Na época em que viveu Salomão e eu, você encontraria de tudo: rebelião, corrupção, coragem, fé. Veja que o nosso mundo era bastante semelhante ao de vocês as coisas não mudaram muito.
E Deus? Deus não mudou nada. A voz calma e gentil que me encorajou? Ouça-o enquanto lê sua palavra e ora. Ele o está encorajando.

ISAÍAS

NARADOR: Isaías era um sangue-azul entre os profetas. O seu hebraico era clássico. O seu estilo era nobre. Ele tinha amigos influentes, mas a sua mensagem era sempre a mesma.
Ao longo do reinado de quatro reis proclamou uma única mensagem: Deus nunca irá tolerar o que é errado.
Falava com uma coragem na voz, e com um fogo nos olhos, como alguém que já esteve no inferno e contemplou o céu, pois foi isso, exatamente o que aconteceu. Isaías viu a Deus.

ISAÍAS: Se o que eu vi estava no céu ou na minha cabeça, pouco importa, quando comparado com a verdade que estava no meu coração. As luzes dançavam e os anjos ecoavam – “Santo, Santo, Santo”, como se nada tivessem mais a dizer, e não tinha, pois isso é tudo que se consegue dizer diante daquele que é Santo.
Existem aqueles que se vangloriam de ter uma visão de Deus, do mesmo modo que se alegram de ter visto um rei. Não foi assim comigo. Quando vi o Senhor, não atualizei o meu currículo, mas imporei por misericórdia.
“Ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos exércitos!”
A misericórdia foi recebida assim que pedi. Um anjo purificou os meus lábios com uma brasa viva, e ensinou-me que a única boca digna de falar em nome de Deus é aquela que é purificada pelo Senhor.
Eu nunca mais fui o mesmo depois daquele episódio: “Envia-me a mim”, ofereci-me. E assim fez Deus. E anunciei, preguei com a paixão e a fúria de um homem que tinha visto a sua vida passar diante de seus olhos. Transmiti a palavra com a paixão e a fúria de um homem enviado por Deus, e que ansiava em unir-se aos anjos, e passar toda eternidade cantando: “Santo, Santo, Santo”.

JEREMIAS


NARRADOR: Nenhuma igreja contrataria Jeremias. Nem sequer passaria na primeira entrevista. Ou melhor nem viria a entrevista.
Seu estomago não aguentava a religião organizada. Dificilmente poderíamos culpa-lo. O que este profeta viu provocaria náuseas em qualquer um de nós.


JEREMIAS: Eu vi a imoralidade intensa. Vi a idolatria ostensiva. Vi a hipocrisia desenfreada. Vi sacerdotes que se vendiam pelo maior lance. Vi reis que viveram o seu pior pesadelo.
Mesmo que minha cabeça fosse as Cataratas do Iguaçu , ainda assim não geraria lagrimas suficientes para meu choro. Como já amaldiçoei o dia em que nasci, e, outra vez, seria difícil me culpar. Era uma época ruim para se viver.
Eu pude ler os escritos nas muralhas de Jerusalém sobre o que a Babilônia faria com ela.
Finalmente, as muralhas caíram, exatamente como prediz. O templo foi invadido, exatamente como profetizei. E o povo foi aprisionado, como escravo levado a Babilônia. Em verdade, eu nuca disse: “Eu bem que avisei”.
Eu recordo o passado, caminhando entre as ruínas, e ajo como fiz a maior parte de minha vida: choro.

EZEQUIEL


NARRADOR: Das ruínas de Jerusalém surgiu um tempestuoso pregador chamado Ezequiel.


EZEQUIEL: Eu estava entre os demais judeus levados para a Babilônia após a queda de meu país. Deixei para trás minha cidade. Meu templo. Meu lar. Mas não deixei minha fé.
Eu anunciei minha fé para qualquer pessoas que quisesse ouvir. Durante vinte e dois anos, percorri as ruas proclamando os dois lados da fé.
O lado ruim? Converta-se, ou consuma-se no fogo. Perdoem-me por ser tão direto, mas eu sou assim. O lado bom? Vire-se e aprenda. Deus tem um grande plano para o seu povo. Uma grande cidade. A justiça reinará e a adoração será restaurada. A cidade de Deus é eterna, diferente de Jerusalém. Quem estará na cidade de Deus? Eu lhes respondo: O Senhor está ali.
Das ruínas surgiu eu, Ezequiel. Das ruínas veio à promessa. Das ruínas, veio a esperança. Sua vida está em ruínas? Olhe a frente, em direção à cidade de Deus. O Senhor está ali.


DANIEL


NARRADOR: Imagine se você fosse um judeu na Babilônia, estaria cheio de raízes para está deprimido. Jerusalém está em cinzas. O templo está em ruínas. E você e o resto do seu povo estão aprisionados.
Seus opressores escarnecem. “Cantai-nos um dos cânticos de Sião!” Mas você não canta. Você pendura sua harpa em um álamo e senta-se a margem do rio, vendo a água passar... E os seus dias também.
Quem conseguiria cantar cânticos sobre o Senhor em um país estrangeiro? Daniel conseguiu.


DANIEL: Embora eu fosse apenas um adolescente quando segui para o cativeiro, lembro-me bem dos cânticos de minha juventude. Em algum ponto dos meus primeiros anos, acabei acreditando que Deus era soberano, que nada acontecia sem sua permissão, que nada acontecia fora do seu plano.
Mas nem mesmo eu pude imaginar os planos que Deus tinha para mim. Primeiro ministro da corte. Interprete de sonhos. Profeta. Professor. Governador. Uma voz vitalícia de Deus no meio de um povo pagão.
Mas, embora o personagem central dos episódios desta época fosse eu, o herói é Deus. “Há um Deus nos céus, o qual revela seus segredos...” contei ao rei e foi Ele quem sustentou a mim e ao povo durante o cativeiro.
Aliás, falando nisso, aquele Deus ainda reina. E sempre que o povo de Deus pendurar suas harpas ouça atentamente: Deus sempre tem um Daniel, como eu, que ainda se lembra de como cantar.


JOÃO BATISTA


NARRADOR: A vida de João Batista foi profetizada por Isaías, e por Malaquias ele é apresentado principalmente como percursor de Jesus Cristo.
Sendo seu nascimento anunciado aos seus pais por um anjo do Senhor, não creram, pois já eram avançados na idade. Seu pai Zacarias era sacerdote, e sua mãe Isabel “era das filhas de Arão”. A vida desta criança foi predita a Maria, na anunciação. O nascimento de João trouxe para o povo de Deus, a esperança, pois todos que ouviam o que tinha feito a Zacarias e Izabel se alegravam e indagavam: “Quem será, pois, este menino?” Outros diziam: “A mão do Senhor está com ele”.
E o menino crescia e se robustecia em espírito, e esteve nos desertos ate a hora em que havia de mostrar-se a Israel.


JOÃO BATISTA: Eu sou aquele que os profetas e o anjo profetizou, que iria ser chamado de Profeta do Altíssimo, porque ia diante da face do Senhor, preparando seu caminho.
Toda minha vida fui preparado pelos meus pais, servos fieis, a servir ao Senhor com obediência e amor. Cada dia que passava, cada ensinamento que eu tinha, aumentava o meu amor por este Deus maravilhoso.
Há quem pensasse, que quando crescesse mudaria meus propósitos. Mas meus pais perseveravam na oração e no ensinamento para que quando Deus me chamasse, eu estivesse pronto.
E aconteceu que no ano quinze do império de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia e sendo Anás e Caifás Sumo Sacerdotes, veio no deserto a palavra de Deus a mim, João, filho de Zacarias: “Percorre toda a terra ao redor do Jordão, e prega o batismo do arrependimento, para o perdão dos pecados”.
Assim o fiz. Para que se cumprisse o que estava escrito pelo profeta Isaías: “Voz do que clama no deserto, preparai o caminho do Senhor, endireitarei as suas veredas”.
Passei por muitas lutas, mas em todas eu senti que Deus estava comigo. E não temi. E quanto mais me perseguiam, mais eu pregava com ousadia e firmeza.
Fui preso e condenado por amor a Deus e minha sentença foi a morte. Agora quando paro e penso em tudo o que vivi, tudo o que senti, tudo o que testemunhei, faço-me uma pergunta:
- João Batista, terias coragem de fazer tudo de novo?
Eu lhes respondo:
- Por este Deus maravilhoso, eu não hesitaria nem um minuto, faria tudo outra vez.


NARRADOR: Nós vemos aqui a história de alguns profetas, cada um mostrou as diferentes situações em que o povo de Deus se encontrava. Em uma época Deus usou o profeta para enfrentar o rei, em outra Deus usou o profeta para enfrentar falsos profetas e até exércitos de soldados.
Isso significa dizer que Deus sempre conta com um remanescente fiel. Em todas as épocas do plano revelador ou em todos os instantes da história sagrada, há sempre um remanescente fiel. Deus nunca fica sem testemunhas.
A obra de Deus sempre depende de uma minoria fiel para estabelecer seu ministério. Os remanescentes da história bíblica, nos mostra que a glória de Deus sempre se manifestou na terra por intermédio deles. Isso nos ensina que Deus precisa só de um para fazer a diferença. Se você for o único de sua família, o único de sua empresa, o único de sua cidade, Deus já tem o que precisa.
A questão é: Você está disposto a gastar sua juventude, a gastar as suas forças em prol do evangelho? Quantos estão dispostos?


Obs: Após terminar a peça canta o hino outra vez de Fernanda brun com quatro por um.


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

JOGO DOS SETE ERROS NA ORAÇÃO

JOGO DOS SETE ERROS NA ORAÇÃO, é uma comédia, que mostra de forma caricata muitas das atitudes que impedem as nossas orações de serem ouvidas.

“POR QUE MINHA ORAÇÃO NÃO DÁ CERTO?”

Sugestões;
1) Montagem de todas as cenas(erros) para apresentação em sequuencia;
2) Apresentação de um erro(cena) por semana, e estudo baseado na ilustração;
3) Evento sobre oração (retiro, final de semana...), intensivo com debates a partir do tema da cena.

Autoria – Juliana Garcia
Igreja Evangélica Batista El Shaddai, Maceió/AL

FICANDO PARA TITIA

JOGO DOS SETE ERROS NA ORAÇÃO “POR QUE MINHA ORAÇÃO NÃO DÁ CERTO?”
Erro Nº 1
FICANDO PARA TITIA

(Joana, uma menina descabelada e desarrumada está à procura do seu namorado ela ora, mas não faz sua parte)
CAROL: Amiga, que cara é essa?
JOANA: é a cara de quem está a procura.
CAROL: A procura, de quê?
JOANA: Eu vou resumir pra você. O tempo está passando, a maré esta secando, e eu estou encalhando, eu estou ficando pra titia.
CAROL: Amiga, eu posso te dar um conselho?
JOANA: Já sei o que você vai disser: que eu tenho que orar, mas é o que eu mais faço, eu oro todo dia, e toda hora sem parar. Eu falo:
"Pai, Olha aqui, a tua serva esta clamando, esta pedindo, só tu sabes a dor que eu estou sentindo, vem me socorrer Senhor, pois eu estou ficando para titia e todos já estão mangando de mim. Pai apresa-Te em me socorrer."
Oh, amiga eu faço essa oração todos os dias. Mas Deus não me dá um namorado.
CAROL: amiga sabe o que é? Eu não vou falar pra você orar.
JOANA: Não?!!
CAROL: Não. Eu posso te dar um conselho?
JOANA: Já que você não vai falar de oração, então pode falar!
CAROL: é que eu tenho uns amigos para te apresentar.
JOANA: Nossa! Você vai resolver meu problema mesmo.
CAROL: Pois é, não sei se resolvo, pois ta difícil, mas uma ajuda é boa, não é?
JOANA: Pois é.
CAROL: Aqui está. Este é o espelho, este é o desodorante, pasta de dente, a escova você compra depois claro, para o começo é isso!
JOANA: Pelo visto a coisa esta séria.
CAROL: vamos comigo, eu vou te mostrar umas roupas ali
(Saem de cena)
FIM

ESPERANDO EM DEUS

JOGO DOS SETE ERROS NA ORAÇÃO “POR QUE MINHA ORAÇÃO NÃO DÁ CERTO?”

Erro Nº 2
ESPERANDO EM DEUS

(O cara está desempregado, ora e espera a ação de Deus, mas não vai atrás do emprego)
JUNIOR: "Senhor, estou fazendo a prova do envelope vazio, o Senhor me conhece oh pai, sabe que sou um dizimista fiel. E agora neste momento difícil, eu levanto um clamor para que o Senhor me arrume um emprego. Eu entrego nas Tuas mãos Senhor, e confio plenamente em TI, e sei que a tua palavra diz: “Tudo que pedires em oração, crendo, recebereis.” E eu estou pedindo em Oração, e creio que logo Tu me darás esse emprego.
(Senta na poltrona e adormece, acordando com seu amigo na porta!)
(Toc-toc-toc.)
JUNIOR: Quem é?
ROBSON: Sou eu Parceiro, o Robson, abre logo.
JUNIOR: Abro nada. Entra aí.
ROBSON: Cara, você ainda está deitado?
JUNIOR: Eu que pergunto você já esta acordado? E se mal pergunto, eu marquei algo contigo?
ROBSON: Já é Meio-dia, e eu estou saindo para procurar um emprego, como você esta precisando de um, pensei em sairmos juntos. E aí?
JUNIOR: Rapaz, eu sou crente, já entreguei na Mão de Deus, e logo ele vai estar me respondendo.
ROBSON: Cara, mas é orar e agir, você vai ficar aí com preguiça nessa cadeira?
JUNIOR: Rapaz, estou aproveitando a folga, pois assim que Deus me der um emprego eu mal vou ter tempo para descansar.
ROBSON: Sim, e como é que esse emprego vai chegar?
JUNIOR: Sei lá, pode até ser pela porta. Kkkkkkkkk. O meu Deus é o Deus do impossível!
(Toc-toc-toc.)
JUNIOR: Oh glória! Esse é o meu emprego batendo na minha porta.
ROBSON: Você está é doido.
JUNIOR: quer ver? Quem é?
(voz oculta) Carteeeeeiro
JUNIOR: Pega lá pra mim vai?
ROBSON: Preguiçoso... tá bem! Rapaz, pelo jeito você se enganou, aqui só tem contas.
JUNIOR: Isso prova que o Senhor está prestes a responder minha oração, pois ele sabe que eu tenho que pagar as minhas contas.
ROBSON: Então você fica aí, que eu vou procurar emprego.
(Enquanto isso Junior volta a Dormir)
(Passa um tempo)
(Toc-toc-toc.)
JUNIOR: quem é?
ROBSON: Sou eu de novo cara, o Robson, abre aí.
JUNIOR: Tu num sabe que eu não abro? Entra aí.
ROBSON: Tu ainda tá nessa? E aí? Deus respondeu?
JUNIOR: Ele está me dando um tempinho de folga, mas logo ele me responde.
ROBSON: E você ainda sentado?
JUNIOR: Sai do meu pé chulé.
(Toc-toc-toc.)
(voz oculta) Carteeeeeiro
JUNIOR: pega lá.
ROBSON: Olha, aqui só tem conta. E você está se afundando nas contas e Deus não te responde. Deus me abençoou, vai a luta e ele te abençoara também
JUNIOR: Ahhhh!!! (começa a cantar) Espera no Senhor sem desistir, na certeza que ele não falha... (começa a cantar andando atrás do amigo, este fica todo assustado)(saem de cena)
FIM

SE É O JEITO EU ORO

JOGO DOS SETE ERROS NA ORAÇÃO “POR QUE MINHA ORAÇÃO NÃO DÁ CERTO?”

Erro Nº 3
SE É O JEITO EU ORO

 (Jovem que não entende o prazer de falar com Deus)
LUANA: Oi meninas, vamos fazer o que primeiro?
MARIANA: Eu acho melhor, nós orarmos logo, depois a gente dança no tapete.
TAIS: Pois é senão fica tarde, e a gente vai ficar com sono.
LUANA: tem certeza? Eu sou tímida, não gosto de orar na frente de todo mundo.
MARIANA: A gente pode se separar por um tempo, cada uma faz seu momento de oração, e depois nos encontramos aqui.
LUANA: Então vamos logo e lembrem-se que é tarde, e tem que ser rápido senão, não vamos aproveitar a noite.
TAIS: Deixa dessa, parece até que não é crente, vamos nos separar.
(só quem fica em cena é a Luana)
LUANA: (faz a oração bem rápido) “Pai nosso que está no Céu, santificado seja o vosso nome, venha nós o vosso reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu, o pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos tem ofendido (BEM, SO FALTA PERDOAR ALGUNS, MAS DEPOIS EU ME ACERTO), não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal... (OPA, COMO ERA MESMO O RESTO?... AH! LEMBREI), pois Teu é o reino o poder e a glória para sempre amém.” Será que elas vão demorar? (passa um tempo, começa a ficar impaciente) Afff já se passaram 2 horas... (as outras garotas entram). Vocês tem noção do tempo que gastaram orando?
MARIANA: pense no momento abençoado, Deus falou coisas incríveis comigo, eu senti Deus bem juntinho de mim.
TAIS: Foi muito bom, foi bom demais, eu amei, meu Deus é maravilhoso, me mostrou vários sinais de que logo minhas petições serão respondidas. E você?
LUANA: Ora, falar com Deus é bom demais num é? Mas e aí? Vamos brincar?
TAIS: Eu pensei em ficarmos meditando agora.
LUANA: Meditando?!!!!!!!
MARIANA: Que ótima ideia, é maravilhoso ouvir Deus falar conosco através da bíblia.
TAIS: E aí, vamos?
LUANA: (desapontada) Vamos... Se é o jeito...
FIM

A CULPA NÃO É MINHA

JOGO DOS SETE ERROS NA ORAÇÃO –
“POR QUE MINHA ORAÇÃO NÃO DÁ CERTO?”

Erro Nº 4
A CULPA NÃO É MINHA

 (Jovem que não tem tempo de falar com Deus, mas pede para protegê-lo das tentações, ao mesmo tempo em que vai de encontro a elas)
(casal entra em cena)
PATRICIA: Oi amor, olha, vai ter vigília na casa da Ariel hoje, vamos?
TIAGO: Ô gatinha. Hoje eu não estou inspirado para orar.
PATRICIA: Tenha vergonha amor, olha o que está dizendo.
TIAGO: Na próxima eu vou.
PATRICIA: Se você não quer orar, fazer o quê. Insistir é que eu não vou.
(Patrícia sai de cena e ele fica sozinho, então chega dois amigos)
João: E aí cara?!! Quanto tempo, por onde você andou?
PEDRO: Pois é a gente nunca mais te viu, você nunca mais ligou. Sumiu do mapa.
TIAGO: é porque eu estou indo para uma igreja agora, aí vocês sabem, estou muito ocupado. Fora que tem faculdade e família.
João: não é que o Zezinho virou crente.
PEDRO: Cara e aí, virou crente e não pode mais ser amigo da gente não é?
TIAGO: Claro que posso, eu sou o amigão de vocês, ainda estou aqui.
João: E sair com a gente?
TIAGO: claro que eu saio. Vai ter um filme massa no cinema.
João e Pedro - kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
PEDRO: olha para o cara, chamando agente para ver filminho!!!!
João: não, vamos é para o show, dançar um pouco.
TIAGO: Mas...
PEDRO: você não quer sair com a gente?
TIAGO: eu vou, esperem aí, volto já. (vai para o canto da cena)
"Senhor, eu estou indo até esse show, mas me livra das tentações, eu não quero dançar, não quero beber, não quero ficar, eu só vou para evangelizar, dar testemunho de Ti. Em nome de Jesus amém." Pronto, podemos ir.
(vão para outra ponta do cenário, começa a tocar uma música de balada)(entram duas garotas)
PEDRO: cara, aquela mina tá dando bola pra tu.
TIAGO: sério?! Mas eu ... Sou crente rapaz. Vim só pra fazer companhia
João: Você vai tomar pelo menos uma dose dessa lapada, num vai?
TIAGO: Claro, que não.
João: Mas cara a palavra só fala que não pode ficar bêbado, mas beber pode, eles tomavam vinho.
TIAGO: é mesmo e só uma dose não faz mal, não e?
PEDRO: Pois é cara, vai nessa, só hoje, tu tá com teus amigos, a culpa é nossa. Deus tá vendo. Depois tu pede perdão a Ele, e Deus e misericordioso e te perdoa.
TIAGO: Só hoje, não é?
PEDRO: Claro.
(Tiago dança, bebe, se aproxima pra conversa com a menina e sai de cena com uma delas)
(a outra garota que sobrou os amigos tiram na sorte para ver quem fica com ela. Depois saem)
FIM

SÓ FALTA ISSO

JOGO DOS SETE ERROS NA ORAÇÃO “POR QUE MINHA ORAÇÃO NÃO DÁ CERTO?”

Erro Nº 5
SÓ FALTA ISSO

 (Jovem com muitas atividades na igreja, porém, se ocupa tanto que se esquece de orar)
SIMONE: Bom dia pastor! Posso entrar?
PASTOR: Claro, entre.
PASTOR: A paz, em que posso ajudar?
SIMONE: Pastor, eu estou vivendo um momento muito difícil, eu não consigo entender o que Deus quer que eu faça.
PASTOR: como assim?
SIMONE: eu tenho consagrado minha vida a Deus. Para o Senhor ter ideia, deixe-me lhe falar como é a minha rotina na igreja.
PASTOR: Vamos lá, pode começar.
SIMONE: Bem, dia de domingo, eu acordo de manhã, venho para a EBD, participo da equipe de louvor, venho para o culto das 17hs e também para o das 19hs 30min. Segunda, às vezes tem ensaio, e se não tiver eu evangelizo. Terça tem culto da família e eu estou sempre presente. Quarta, culto "Jardim de oração". Quinta, culto da unção. Na sexta, ensaio do teatro. Sábado de manhã tem a consagração e depois às 17hs o culto dos adolescentes e às 19hs culto da juventude. Fora que eu já li a bíblia 4 vezes em menos de 1 ano; cuido de todo mundo, amo a Deus e o obedeço.
PASTOR: Eu acho...
SIMONE: Deixa eu terminar pastor, por favor. Eu me esforço tanto, participo de 7 ministérios, todos me conhecem na igreja, mas Deus não fala comigo, eu sinto um gelo.
PASTOR: Só me diga mais uma coisa. Você faz. tudo isso, mas você ora?
SIMONE: (fala toda sem graça) Nãoooo... (e sai de cena envergonhada)
FIM
 

A ORAÇÃO DO VIZINHO

JOGO DOS SETE ERROS NA ORAÇÃO “POR QUE MINHA ORAÇÃO NÃO DÁ CERTO?”

Erro Nº 6
A ORAÇÃO DO VIZINHO

(Jovem conta para o irmão sobre as bênçãos que Deus lhe tem feito e este fica com inveja)
GUSTAVO: A paz do Senhor!
JOSÉ: A paz! Faz tanto tempo que não nos falamos que me impressionei. Somos da mesma igreja e, desde a última conversa, você não falou mais comigo.
GUSTAVO: é para isso que estou aqui hoje, eu vim lhe pedir perdão.
JOSÉ: nossa, fiquei impressionado agora.
GUSTAVO: Você me perdoa?
JOSÉ: Claro, que perdoo, mas o que fez você me pedir perdão assim?
GUSTAVO: Sabe o que é? É que Deus está me abençoando cada vez mais e mais, e eu não posso ficar com o coração preso a mágoas, pois sei que isso não agrada a Deus.
JOSÉ: Pois é.
GUSTAVO: Para você ver como Deus tem sido bondoso e misericordioso comigo. Sabe o que foi que Ele fez por mim? Me deu um carro zerinho, o carro dos meus sonhos. Que eu sempre lutei e trabalhei para ter.
JOSÉ: (começa a ficar com inveja) e foi? Nossa, como Deus foi bom para você. (fala com despeito.
GUSTAVO: Maravilhoso.
JOSÉ: Mas cuidado amado, que do jeito que o mundo está, o carro pode bater o motor, capotar, ser roubado, ser batido, queimado e tem até esses desastres do meio ambiente, furacão, vulcão, enchente, e tantos outros.
GUSTAVO: Mas Deus e tão fiel, que me abençoou e eu fiz o melhor seguro que tem, e ele cobre tudo.
JOSÉ: Ah, mas sempre tem uma linha de letras minúsculas dizendo algo que não cobre, e é aí que nos quebramos, é sempre bom termos cuidado.
GUSTAVO: Nossa meu amado, por desencardo de consciência, irei dar uma olhada, mas confio em Deus, e se ele tomar o carro de mim é porque algo melhor me aguarda. Tenho que ir vou dar uma voltinha. Fica na paz.
JOSÉ: Você também. (depois que Gustavo sai de cena) Desgraçado.
(José começa a orar)
JOSÉ: "Senhor, olha eu de novo aqui, como sempre teu servo amado está em tua presença. Oh Senhor! Sabes que são muitas as coisas para fazer, que a maioria das pessoas terminam se esquecendo de você, mas estou eu aqui, seu servo mais humilde, pois nunca esqueço de orar, mesmo estando muito ocupado. Então Senhor vem atender a minha súplica. Você viu o que fez aquele hipócrita, fariseu, veio passar na minha cara que ganhou um carro. Oh Pai, seja justo, me dá um carro melhor e manda fogo do céu sobre o carro dele. Oh Pai, te peço isso para que ele se converta e nunca mais zombe da cara de ninguém, e aqui eu peço e já Te agradeço, pois sei que o Senhor é justo. Em nome de Jesus, amém."
(José sai de sena)
FIM

ESPERA SÓ UM POUQUINHO

JOGO DOS SETE ERROS NA ORAÇÃO “POR QUE MINHA ORAÇÃO NÃO DÁ CERTO?”

Erro Nº 7
ESPERA SÓ UM POUQUINHO

 

(Jovem que faz a oração errada, pedindo para não ser pega na desobediência)
(cenário montado com um jantar romântico. Entra Maria)
MARIA: "Senhor, você conhece os meus pais, eles são muito caretas e não permitem que eu traga o meu namorado aqui em casa, eu conheço tua palavra, sei o que devo e o que não devo fazer. Senhor, hoje eu chamei meu namorado aqui em casa, mas nós não vamos fazer nada de errado, mas o senhor conhece os meu pais, e como Eles estão viajando, não permita que aconteça como nos filmes, e que eles voltem antes do tempo, e sim aconteça tudo na maravilhosa graça do Senhor, é o que eu Te peço e desde já te agradeço, pois sei que Tu és misericordioso, Amem."
(Toc-toc-toc )
MARIA: Quem é?
ROBERTO: Sou eu amor.
MARIA: Pode entrar a barra ta limpa.
ROBERTO: oi amor, a paz do Senhor, isso aqui é para você!
MARIA: Pra mim, que gentileza! Amor, eu fiz um jantar pra gente.
ROBERTO: E foi amor, você aprendeu a cozinhar?
MARIA: Amor, assim você me deixa sem graça, eu sou ótima fazendo lasanha, só não sei fazer de outro tamanho, mas o sabor, você vai ver, se não estiver fora da validade vai estar ótimo.
ROBERTO: Amor, você é uma comédia. Podemos comer?
(sentam-se a mesa e começam a comer)
MARIA: Gostou?
ROBERTO: Parece a mesma lasanha que o meu amigo preparou pra mim.
MARIA: Hum, deve ser a mesma receita. Amor eu chamei você aqui pra disser que te amo muito.
ROBERTO: Eu também... (vai sentar ao lado dela, começa a abraçá-la)
MARIA: Eu quero casar com você.
ROBERTO: Cof cof cof. Casar? Já? (volta pra o lugar de antes)
MARIA: Já não, mas planejar.
ROBERTO: É que...
MARIA: Esse é o meu sonho, casar com você. Termos 3 filhas lindas, morar numa casa bem grande com empregadas, você me amando pra sempre, me sustentando, mas eu precisaria de uma mesada, pois sabe como é, homem não gosta de mulher que trabalhe.
ROBERTO: Mas...
(Toc-toc-toc )
MARIA: quem e?
ALBERT: Abre logo sou eu seu pai, e estou com sua Mãe.
(levanta-se desesperada)
MARIA: ·Senhor Jesus, o que foi que eu te pedi?
ADRIANA: Abre a porta filha.
MARIA: Se esconde Roberto.
ROBERTO: Eu não, você que tem que se esconder. Podem entrar.
ALBERT: Quem falou? (Entrando) Quem é você?
ROBERTO: eu sou o Ex-namorado da sua filha. Prazer e tchau! (vai embora)
MARIA: Ex, por que amor? Volta aqui.
ALBERT: fique onde você está mocinha que nós vamos ter uma conversa.
MARIA: Mãe olha o papai.
ADRIANA: Vai com calma amor.
ALBERT: Calma?!! Ela vai ver a calma. Passa pra o quarto. (tira um cinto pra bater nela)
(filha sai correndo, o pai atrás dela brigando)
MARIA: Mãeeeeeeeee
ADRIANA: Calmaaaa querido.
(gritos fora de cena)
ALBERT: toma
MARIA: aiiiiiiiiiiiiiii...
FIM
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...