quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

LEILÃO DE UMA ALMA

O grande leilão das almas, quem da mais? Quem vai ficar com atua alma?

Leiloeiro – Senhoras e senhores, vamos dar início a mais um leilão de almas.No primeiro lote, nós temos uma peça rara e de grande valor, essa alma pertence a uma pessoa comum, como eu e você, mas não se engane, por traz de uma pessoa comum, independente de ela ser um grande empresário ou um mísero mendingo, existe uma alma de valor inestimável, como essa!

Sem dúvida é uma peça de colecionador, para as pessoas de fino trato e muitíssimo bom gosto. Aquele que arrematá-la não irá se arrepender, pois essa alma, além de não se desvalorizar, é eterna!
 
Muito bem, alguém gostaria de se arriscar a dar o primeiro lance? alguém se habilita?
Bebida – Eu!
Leiloeiro – E quem é você, e qual é o seu lance?
Bebida – eu sou a Bebida, e tenho a oferecer a essa alma a alegria de um copo.
Leiloeiro – mais isso é muito pouco, por uma peça tão valiosa... você não tem mais nada a oferecer?
Bebida – mais é claro que tenho! o álcool é um dos maiores prazeres, que o ser humano pode desejar nesses dias de miséria. eu faço o homem esquecer as tristezas, as desilusões, as insatisfações e tudo que o preocupa. quando ele está aflito, eu sou a fuga. quando há dor, eu sou o alívio. quando há angustia, eu sou a alegria!
Religião – é mentira! você tem destruído famílias! esposas e maridos têm brigado por sua causa. as crianças estão infelizes sem seus pais nos finais de semana, embriagados por você. homens estão matando por nada! enquanto outros perderam tudo que tinham, graças a você!
Bebida – hei, peraí! eu não ando de porta em porta oferecendo meus serviços! as pessoas é que me procuram. aliás, só se lembram de mim quando precisam, quando querem se alegrar, quando querem um alívio ou quando os seus organismos imploram a minha presença. vocês deveriam me dar um prêmio pelo bem que eu faço à humanidade! tá pensando que é fácil fazer alguém esquecer seus problemas? não é fácil não! mas eu consigo! bem, pelo menos por algum tempo...
Dinheiro - é? mas e depois? e quando o efeito passa? os problemas continuam lá para serem resolvidos! na desesperada busca de alívio, as pessoas se entregam a você de corpo e alma, e se esquecem de viver!
Bebida – o que eu posso fazer se elas não se contentam com o primeiro gole? qualquer coisa em demasia faz mal. e eu não fujo à regra!
Leiloeiro – é, dona Bebida, o seu lance não foi suficiente. alguém dá mais?
Fama – eu dou o lance maior!
Leiloeiro - e o que você tem a oferecer?
Fama – eu sou a Fama, e dou “status” às pessoas que me têm. muitos me querem por perto, e através de mim são conhecidas no mundo inteiro. eu ofereço a essa alma uma passagem ao topo da Fama. você terá muitos amigos e publicidade. seu rosto aparecerá em outdoors, em capa de revistas... não é qualquer um que pode ter o seu nome escrito no “hall” da Fama. alguns chegam a se vender ao diabo para isso! mas eu estou aqui lhe oferecendo tudo isso, de mão beijada!
Droga – ah é? e o que você me diz de marilyn monroe, que no auge da Fama se suicidou? os falsos amigos, as capas de revistas, a publicidade, nada disso foi suficiente para aliviar a dor que ela sentia. o que ela precisava você não conseguiu, nem tem pra dar!
Fama - ora, tudo tem seu preço! ela queria Fama e eu dei. se ela não foi capaz de pagar o preço, a culpa não é minha.
Leiloeiro – sinto muito, mas você está oferecendo muito pouco para o que ela realmente vale. algum outro lance?
Sexo - eu!
Leiloeiro – e você, quem é?
Sexo – e você ainda pergunta? não esta vendo que eu sou o Sexo? eu tenho a oferecer a esta alma muito mais do que uma aventura. posso lhe oferecer os prazeres carnais como luxúria, orgias e muito mais! eu darei a ela uma passagem para um paraíso de delícias intermináveis, eu a transformarei num “sex simbol”! ela será cobiçada por muitos homens! com seu corpo e a minha ajuda, poderá ficar rica num piscar de olhos, unindo o útil ao agradável.
Bebida – espere aí! a quem você está querendo enganar? todos nós sabemos que os seus adeptos são rejeitados pela sociedade!
Sexo – criança, a sociedade que nos rejeita, com seu discurso moralista, é a mesma sociedade que nos usa em larga escala, às escondidas, tolinho...
Bebida – e o que você me diz das doenças transmitidas por você? muitas das pessoas que se entregam a você, acreditando nesse seu conto de fadas, estão à beira da morte, sendo consumidas pela aids, pedindo a deus que algum cientista descubra a cura para esse terrível mal.
Sexo – eu uno o útil ao agradável, mas tem que saber me usar. as pessoas querem prazer, e o Sexo é o melhor que existe!
Leiloeiro – é, o seu lance também não foi suficiente. esta alma precisa de algo mais real e menos perigoso. mais alguém quer se arriscar?
Dinheiro – eu sou o Dinheiro. eu posso comprar qualque coisa, como Bebida, Fama, Sexo, e tudo mais que essa alma desejar. quem tem Dinheiro tem poder, e não há nada mais prazeroso do que ter o poder nas mãos e ser o senhor. não há nada comparável a ver as pessoas aos seus pés como míseros mortais enquanto você, soberano, venerado como um deus!
Droga – que história é essa? todo mundo sabe que o Dinheiro não pode comprar felicidade! quantas pessoas se jogam do alto de suas luxuosas coberturas para a morte? o que as levou a fazer isso? o que lhes faltava? garanto que não era Dinheiro! e quanto ao poder? o poder corrompe, enlouquece, e as pessoas se transformam em monstros.
Leiloeiro - por favor, mantenham a calma! o senhor me desculpe, mas o seu lance não foi satisfatório. algum lance maior?
Droga – o meu lance é maior! essa alma precisa de liberdade, conhecer outros mundos... ela está precisando respirar outros ares! e nada melhor do que eu para ser o passaporte para essa viagem.
Leiloeiro – e quem é você? algum agente de viagem?
Droga – de certa forma! meu nome é Droga, mas muitos me conhecem como cocaína, cola, crack, êxtase, maconha e por aí afora. mas isto não importa! o importante é que eu tenho a oferecer a essa alma uma viagem do desconhecido. ela vai se sentir capaz de qualquer coisa, vai ter coragem para tudo! e para essa viagem, nada melhor que um “picozinho” na veia, ou um pozinho para abrir seus horizontes.
Sexo – deixa de mentiras! você só produz fracassados! depois que o seu efeito passa, as pessoas caem num vazio tão grande que a única coisa que elas querem ver pela frente é mais uma dose. e elas não se dão conta de que esse vazio, ao invés de diminuir, só aumenta. você aprisiona as pessoas de uma tal forma, que elas são capazes de fazer qualquer loucura por mais uma dose.
Droga – mas o que é isso? a cada dia que passa, mais e mais pessoas estão se unindo em favor da legalização do meu uso. e não são só os jovens. muita gente de nome e da sociedade me usa com a maior naturalidade. e você ainda que fazer parte do time do contra? se as pessoas me procuram tanto é porque alguma coisa de bom eu devo ter!
Sexo – você só proporciona viagens sem volta! o que você me diz do elvis presley? ele tinha tudo o que queria. por ter ido ele um pouquinho além da conta foi fatal! você acabou com a vida dele. todas as pessoas que se prendem a você tem o mesmo destino.
Leiloeiro - é verdade! seu lance ficou muito além do necessário. será que ninguém vai conseguir dar um lance capaz de arrematar essa alma?
Religião – eu dou o lance maior!
Leiloeiro – e o que você tem a oferecer a esta alma?
Religião – bom, para início de conversa, eu sou a Religião, e a minha oferta é dar a essa alma tão preciosa um espírito mais elevado, transformá-la em um espírito de luz, para que ela possa guiar outras almas menos iluminadas para o caminho. sabe, toda Religião é boa, alguma mais liberal, outra mais fechada, mas todas são boas. não importa a que Religião você pertence. o importante é que você esteja ligada a alguma, porque só a Religião pode salvar o homem e elevar o seu espírito até deus. não importa qual. afinal, todos os caminho levam a venda! não é verdade?
Dinheiro – mas se toda Religião é boa, e se todos os caminhos levam a deus, o brasil, por ter muitas religiões, deveria ser o país mais abençoado do mundo. no entanto, o que se vê é dor, sofrimento, violência, morte... como você explica isso?
Religião – ora, cada um tem a sua missão ou o seu destino. um nasce para sofrer, enquanto o outro ri. se você faz coisas boas, você recebe coisas boas, mas se você cultiva pensamentos negativos e atitudes negativas, você vai receber coisas más! é a lei da ação e reação! a Religião tem o poder de estimular o indivíduo à prática de boas ações e de caridade para que o seu espírito possa chegar ao grau máximo de evolução! e o que é melhor: em algumas religões, você vai poder elevar o seu espírito até o supremo arquiteto, e ainda, vai aprender a usufruir, com moderação, é claro, dos prazeres da vida – Bebida, Dinheiro, Sexo, Fama... e por que não o vício? só a Religião pode libertar o homem!
Fama – mas o que é isso? você caiu em contradição! como pode a Religião libertar o homem, ser a única maneira de salvar a sua alma, se a Religião o aprisiona? como alguém pode ser livre se estiver preso ao Dinheiro, ao Sexo, às Drogas e a todas essas coisas que só servem para destruir sua vida? não estou dizendo que todas essas religiões sejam assim, mas uma Religião como a que você apresentou não pode ser boa para ninguém! e muito menos poderá aproximar alguém de deus!
Leiloeiro – ela tem razão! seu lance foi muito abaixo do verdadeiro valor dessa alma! aliás, nem se juntássemos os lances da Bebida, da Fama, do Sexo, do Dinheiro, das Drogas e da Religião, ainda assim não seria suficiente para pagar por ela! essa alma está muito além de suas posses. para arrematar essa alma, é necessário pagar um altíssimo preço, e realmente, não acredito que tenha alguém aqui que possa pagá-lo! fica no ar a pergunta: quem poderá pagar o preço justo por essa alma? quem poderá pagar o preço?
cristão - o preço já está pago! jesus morreu na cruz por esta alma! e hoje ele quer te libertar! você quer ser livre?
(o cristão continua com uma pregação...).

A APOSENTADORIA DE SATANÁS

Entrevista para emprego, a vaga é para ser o novo Diabo, o Diabo Velho vai se aposentar.

O próprio Satanás está escolhendo seu substituto.

Durante esta entrevista são expostas várias situações vividas pelo “príncipe deste mundo”, durante o seu trabalho.

Peça montada em apenas um ato.
Cenário: um escritório. (mesa e duas cadeiras, no mínimo). Arrumar a mesa de modo que nenhum personagem fique de costas para a plateia).
Material: uma mala de viagem e recorte (ou meia página) de jornal de posse do candidato
Personagens: 2    Satanás e Candidato

(Candidato bate à porta. Satanás atende)
SATANÁS - Pois não?
CANDIDATO - Vim pelo anúncio no jornal.
SATANÁS - Por favor, entre e sente-se.
CANDIDATO - Obrigado. (o candidato senta).
SATANÁS - Vou apresentar para você o serviço, salário e benefícios. (satanás senta no outro lado DA mesa)
CANDIDATO - Fiquei impressionado com o anúncio.
SATANÁS - Ali está apenas o básico, você vai ver que o serviço é melhor do que parece.
CANDIDATO - O anúncio diz que é apenas quatro horas por dia.
SATANÁS - É, às vezes nem é preciso quatro horas rigorosas.
CANDIDATO - São duas férias por ano mesmo?
SATANÁS - Julho e Janeiro, é que no carnaval nós fazemos um plantãozinho, mas não temos muito serviço não.
CANDIDATO - Por falar em serviço, qual será a minha função?
SATANÁS - É um serviço leve, básico apenas.
CANDIDATO - O que eu tenho que fazer?
SATANÁS - Vou te falar uma coisa, antigamente, era trabalho duro, 24 horas por dia, sete dias por semana, trinta dias por mês e nunca tirávamos férias.
CANDIDATO - Isso é quase uma escravidão.
SATANÁS - Você não imagina como o trabalho era duro?
CANDIDATO - Sem folga, o trabalho é muito cansativo.
SATANÁS - Antigamente, era preciso cem dos nossos para ficar tentando uma pessoa.
CANDIDATO - Cem por um?
SATANÁS - E ainda assim não tínhamos muito sucesso, as pessoas resistiam, nosso rendimento era insignificante.
CANDIDATO - É sem resultados dá para desanimar.
SATANÁS - E quando a gente topava com aqueles cristãos convictos?
CANDIDATO - Eles dificultavam o trabalho?
SATANÁS - Dificultavam? Era quase impossível, por mais persistência que tínhamos, eles não cediam.
CANDIDATO - Como vocês faziam?
SATANÁS - Era preciso criatividade, estratégias e muita inteligência, mesmo assim a gente levava a pior na maioria das vezes.
CANDIDATO - Eles eram duros?
SATANÁS - Duros? Você podia torturar eles, seus parentes, acabar com seus sonhos, fazer misérias. Mesmo assim eles ainda acreditavam no homem lá de cima (Satanás aponta o dedo para cima) e agradeciam por sofrer por Ele. (com sarcasmo na voz).
CANDIDATO - Como são tolos.
SATANÁS - Tolos? Um bando de imbecis. (sentimento de ódio). Desculpe, fiquei com ódio.
CANDIDATO - Não tem problema, não.
SATANÁS - Nós tínhamos que forjar armas poderosas, setas voadoras, dardos inflamados, jogar praga na tenda, semear intrigas, oprimir e tentar constantemente.
CANDIDATO - É, dá para perceber que o trabalho era duro mesmo e pouco frutífero.
SATANÁS - Para que adulterassem era preciso mulheres maravilhosas e muita insistência. (com voz de frustração).
CANDIDATO - É, conheço isso como concupiscência dos olhos.
SATANÁS - O ódio era muito raro, ficava difícil criar brigas, facções e mortes.
CANDIDATO - Concordo que sem ódio no coração FICA difícil agredir, maltratar ou machucar outra pessoa.
SATANÁS - Odeio o amor, o amor dificulta muito o meu trabalho porque gera piedade, compaixão e fraternidade.
CANDIDATO - O amor torna OS corações brandos e tardios em irar.
SATANÁS - O ódio é muito bom, um pouco de tentação e o barraco está armado. Fica muito fácil jogar pai contra filhos, amigos contra amigos e pessoas contra pessoas.
CANDIDATO - É uma porta escancarada para as desavenças. Para levar a agressão e ao homicídio não precisa nem Dar um empurrão.
SATANÁS - Estou gostando de você. Parece ser um profissional qualificado para o cargo!
CANDIDATO - Tenho pós-graduação em maldade.
SATANÁS - Isso não vai ser muito necessário em nossos dias, hoje o trabalho é bem mais fácil e OS recursos que usamos são bem mais simples.
CANDIDATO - Aprendi novas metodologias sobre indução ao pecado.
SATANÁS - Há algumas décadas passadas, seria de muita importância, mas hoje são obsoletas.
CANDIDATO - Como assim? Estou qualificado para usurpar, corromper, seduzir e induzir as pessoas a praticarem maldades.
SATANÁS - Hoje isso é completamente obsoleto, as pessoas são más sem precisar mais do capeta, é por isso que eu quero me aposentar.
CANDIDATO - Não é possível! Tantos anos de estudos para não aplicar nada daquilo que eu aprendi.
SATANÁS - (Satanás levanta-se aproxima-se do candidato e coloca sua mão no ombro dele). Veja bem. As pessoas são tão sínicas que eu não fiz nada e elas dizem que seus erros são culpa do capeta. (Risos) Eles aprontam e a culpa é minha!! (Risos)
CANDIDATO - Mas e o trabalho? Você não trabalha mais????
SATANÁS - Não, estou tão frustrado que quero minha aposentadoria. Chega, foram anos e anos de dedicação exclusiva e integral. O trabalho aqui está muito monótono. Quero aposentadoria.
CANDIDATO - Veja eu trouxe o anúncio do jornal. (O candidato retira um papel do bolso e lê) PRECISA-SE DE GERENTE PARA ADMINISTRAR EMPRESA EM PLENO DESENVOLVIMENTO E TOTALMENTE AUTOMATIZADA. Para de ler e pergunta: Totalmente automatizada?
SATANÁS – (Satanás retorna a seu lugar) Sim, seu trabalho é mínimo. Apenas restam alguns poucos cristãos realmente fiéis, esses dão um trabalho terrível e a produção é próxima de zero.
CANDIDATO - Pelo menos terei alguma diversão.
SATANÁS - Diversão? É um bando de fanático, tapado e esperto. Vivem com a bíblia na mão falando das leis de Deus.... (Cospe no chão).
CANDIDATO - Leis de Deus, mas Cristo não reduziu?
SATANÁS - É acho que ele pensou que dez era muito, então reduziu para dois, mas mesmo esses dois o pessoal não consegue cumprir. Porque amar a Ele (aponta para cima) é fácil, mas amar o próximo (risos).
CANDIDATO - Vou continuar a ler o anúncio. (O candidato volta ao papel). AMBIENTE AGRADÁVEL E PROPÍCIO AO CRESCIMENTO PROFISSIONAL. Como assim crescimento profissional?
SATANÁS - Pule essa parte é mais uma das mentiras do Pai da mentira!!
CANDIDATO – (lendo o anúncio) 20 HORAS SEMANAIS E DESCANSO SEMANAL REMUNERADO? É outra mentira?
SATANÁS - Não!!! Eu falei que o trabalho aqui é moleza. Você não precisa fazer nada, mas leva a fama de tudo.
CANDIDATO – (lendo o anúncio) HABILIDADE PARA DISSIMULAR, MENTIR E TRAPACEAR. Bom pelo menos é preciso qualificações.
SATANÁS - Fique frio, isso não é mais preciso. Somente usamos isso quando Deus nos convoca para reuniões.
CANDIDATO – (lendo o anúncio) CAPACIDADE DE PERSUAÇÃO E INDUÇÃO. E esse, ainda é usado?
SATANÁS - Usamos, mas somente com cristão convictos (cospe) Odeio esses fanáticos!!! Mas já vou adiantando, é de pouca eficácia.
CANDIDATO - Vocês não desenvolvem planos, forjam armas e ciladas astutas?
SATANÁS - Desenvolvemos, mas eles estão sempre em oração, jejuns e buscam contato com Ele (aponta para cima) E ainda percebem nossa presença e nos expulsam.
CANDIDATO - Ainda existe gente assim? Que coisa mais brega.
SATANÁS - Odeio quando eles me expulsam.
CANDIDATO - Esse tipo de gente é ultrapassada.
SATANÁS - Ah, mas quando conseguimos derrubar um deles. Jurupoca canta fino
CANDIDATO - Deve ser uma festa tremenda!
SATANÁS - Sabe o melhor dessa festa? Todo mundo abandona o caído. (expressar orgulho na fala).
CANDIDATO - Abandonam?
SATANÁS - Ainda nos ajudam com calúnias, desprezo e fazem-no passar por uma vergonha.
CANDIDATO - Não acredito que as coisas ficam tão boas assim.
SATANÁS - É banido da igreja pelos “santos” (risos) nossos santos (risos e piscada para a plateia). Família, amigos, trabalho, identidade cristã, perde tudo, (com sarcasmo e pausado) T U D I N H O.
CANDIDATO - O que vocês fazem com esse tal que caiu??
SATANÁS - O estado desse tal passa a ser sete vezes pior, levamos ele além da lama.
CANDIDATO - Estou gostando disso, o trabalho estava parecendo muito monótono.
SATANÁS - E quando conseguimos levar ele ao suicídio?
CANDIDATO - Suicídio? (dar ênfase na expressão).
SATANÁS - Suicídio é maravilhoso.
CANDIDATO - TENDÊNCIAS SENSUAIS E SEXUAIS. (volta a ler o anúncio)
SATANÁS - Outra mentirinha do papai aqui (bate no peito). Neste setor trabalhamos duro.
CANDIDATO - Não tem o que fazer?
SATANÁS - Começamos usando revistas eróticas.
CANDIDATO - É uma boa estratégia.
SATANÁS - Depois entramos no cinema com filmes eróticos.
CANDIDATO - Está melhorando.
SATANÁS - Fomos para a TV, primeiro as novelas. Agora estamos colocando erotismo em tudo e no horário nobre.
CANDIDATO - Muito bom, assim pegamos algumas crianças e muitos adolescentes.
SATANÁS - Agora estamos na internet. Somos os primeiros colocados com sites pornográficos.
CANDIDATO - Puxa, vocês realmente trabalharam duro e pelo que posso ver foi um sucesso total!
SATANÁS - Quer saber de uma coisa. (ambos levantam-se e ficam lado a lado, Satanás abraça o candidato e ficam os dois de frente para a plateia). Aqui não tem, mas em outros lugares existe muita gente viciada em pornografia na internet. Temos mais de um bilhão de web sites. (retornam a seus lugares).
CANDIDATO - Eu não acredito.
SATANÁS - Estamos começando com os adolescentes de onze anos. Viciados em masturbação.
CANDIDATO - Verdade?
SATANÁS - Não são apenas os homens, temos muitas mulheres também!
CANDIDATO - Sensacional.
SATANÁS - Não apenas os solteiros, casados também
CANDIDATO - Que coisa mais maravilhosa!!!
SATANÁS - Fornicadores, adúlteros, impuros, devassos, sodomitas, maliciosos, homossexuais. (esfrega as mãos enquanto diz e corre os olhos pela plateia). Eu amo vocês! Vocês são meus! (abraça o peito).
CANDIDATO - Calma chefe, o senhor está se empolgando.
SATANÁS - É mesmo, vamos voltar ao anúncio.
CANDIDATO – (lendo o anúncio de jornal) HABILIDADES EM SEMEAR CONTENDA, DIVISÃO E BRIGAS. Isso é comigo mesmo.
SATANÁS - Outra mentirinha. Agora mesmo tem gente aqui doida para matar eu e você porque estamos cutucando as feridas deles. (Aponta para a plateia).
CANDIDATO - Eu não acredito, fazer mal para nós? Eu amo você!!! (Olha para a plateia).
SATANÁS - Hoje é muito mais fácil uma pessoa odiar outra do que amar.
CANDIDATO - Odiar é bom.
SATANÁS - Ele (aponta para cima) manda amar os inimigos (risos), nem os amigos eles (aponta para o mundo como um todo) conseguem amar, nem os pais e irmãos, cada um no seu quadrado e eles (aponta o mundo) ainda adoram a individualidade, cada um para si.
CANDIDATO - Isso torna o trabalho mais fácil e agradável. Amar é frescura, tem mais é que detonar esses manés!!! (faz as mãos na forma de arma a aponta o indicador para o chão)
SATANÁS - Gostei de você. Você é "marvadinho"!!!
CANDIDATO - "Marvadão". Eu odeio todas as pessoas. Odeio!!! Vamos ver aqui (voltando ao anúncio) ADMIRADOR DAS COISAS ABOMINÁVEIS? O que é isso???
SATANÁS - Esse é o meu pecado favorito, embora não seja o mais usado. Diz satanás. São aquelas pessoas que praticam pedofilia, zoofilia, necrofilia e todo tipo de torpeza contra o próprio corpo. Nunca se satisfazem com a porcaria e sempre querem mais.
CANDIDATO - Sensacional, este pecado eu não conhecia. Também é pouco divulgado.
SATANÁS - Era, meu querido, era. Agora está virando o coqueluche do momento. Seja abominável e receba seu galardão no inferno!!!
CANDIDATO - É são redes e mais redes de pedófilos. O sexo é um lixo abominável. O homem não mais o que inventar. Até entre pai e filha, mãe e filho, irmão com irmã.
SATANÁS - Estamos com muitos planos nessa área. Vamos induzir ao sexo em grupo e, aos poucos, introduziremos o bissexualismo, tanto para homens como para mulheres.
CANDIDATO - Você é muito criativo. O sexo é uma área que pode ser muito explorada. (retorna ao anúncio) O CANDIDATO DEVE POSSUIR ARGUMENTAÇÃO ESTRATÉGICA?
SATANÁS - Isso é fácil, quando a pessoa estiver sofrendo, faça-a reclamar dEle (aponta o céu) e culpar Ele. Quando a pessoa pecar, jogue a culpa em mim ou diga que ela é fraca.
CANDIDATO - Estou entendendo.
SATANÁS - Use argumentos como: você é fraco. Ele (aponta o céu) é pai e perdoa tudo.
CANDIDATO - Enganar os incautos?
SATANÁS - Sim, usar meias verdades é fundamental. Faz parecer que é verdade.
CANDIDATO - Estou entendendo.
SATANÁS - Faça as pessoas se revoltarem contra Ele (aponta o céu). Isso as afasta dEle. Longe dEle, é "nóis mano"!!!
CANDIDATO - Entendi! Diz o candidato e volta-se para o anúncio. PODER DE MUDANÇA DE FOCO, nossa essa é forte!!!
SATANÁS - Sim torne as coisas mais suaves. O céu é chato, monótono, branco e com música clássica. O inferno é legal, muita música quente, bebida, comida, sexo, diversão... um lugar lindo!
CANDIDATO - Isto é bem produtivo.
SATANÁS - Todos são filhos de Deus, qual pai que quer o mal do seu filho? Você acha que Ele (aponta o céu) vai jogar um filho no fogo eterno? Claro que não, Ele é amor.
CANDIDATO - Muitos vão acreditar nisso. (Volta para o anúncio). INDUÇÃO À SABEDORIA SUPERFICIAL?
SATANÁS - Sim, outras meias verdades. Seja religioso sem ser fanático. Não precisa sacrifício para ir ao céu. Quem precisa aprender, orar e consagrar é o sacerdote.
CANDIDATO - Quem pouco conhece, pouco argumenta.
SATANÁS - Pouco se envolve, pouco realiza. É um dos nossos!!!
CANDIDATO - COOPERAR PARA A DUALIDADE DE CARÁTER. (retornando ao anúncio)
SATANÁS - Sim, duas caras. Vida dupla, aqui santo, lá pecador. Ser meio honesto, meio sincero, meio fiel. Acreditar que está certo e não querer mudança.
CANDIDATO - Vivendo meio a meio, indo inteiro para o inferno!
SATANÁS - Olha esse anúncio também não é de todo verdadeiro. Eu acho que tudo tem que ter uma mentirinha, para dar emoção sabe como é?
CANDIDATO - Não é verdadeiro?
SATANÁS - Não, na realidade você terá pouco trabalho. Afinal foram dez mil anos de trabalho duro
CANDIDATO - Poxa tudo isso?
SATANÁS - No começo foi muito difícil. Tentei dar um golpe de Estado no chefão (aponta o céu)
CANDIDATO - Eu sei você fracassou.
SATANÁS - Eu era lindo, perfeito, regente do coral celestial, charmoso, maravilhoso, incomparável, fenomenal (orgulho enquanto fala). A rebelião me levou à queda.
CANDIDATO - Mas você ainda está em pé!
SATANÁS - É, destituído da glória de Deus (coloca as mãos no rosto). Mas isso é passado (recompõe-se)
CANDIDATO - O importante é que você está em pé.
SATANÁS - Depois foi Eva. Três anos de trabalho duro, mascarando verdades eternas
CANDIDATO - Convincentes, não posso negar.
SATANÁS - Você tinha de ver a cara do Adão. Apenas olhava sem dizer nada (risos). Comeu do fruto sem contestar, idiota!!! Entregou o reino deste mundo em minhas mãos!!! (risos) Eu, o Príncipe das Trevas, governante deste mundo! (risos)
CANDIDATO - A terra foi amaldiçoada por isso.
SATANÁS - Sim, mas agora a terra era minha. Aquela criatura desprezível criada à semelhança do Altíssimo não pode ser comparada a mim, a perfeição de toda a criação!!!! (com orgulho). Acabei com o relacionamento deles (risos). Eu odeio os homens!!!
CANDIDATO - Nossa seu ódio é quase concreto. Quase pode ser tocado.
SATANÁS - É, meu velho,nesta trajetória tive grande vitórias. Primeiro venci Eva e Adão, depois Caim.
CANDIDATO - É, mas perdeu para Enoque. Diz o candidato
SATANÁS - Esse era um fanático idiota, só pensava em Deus, só falava em Deus. Imbecil!!! (esmurra o ar), foram apenas trezentos anos. Aí ele sumiu, dizem que Ele (aponta o céu) levou para junto dEle.
CANDIDATO - Aí veio o tal do Noé da Arca.
SATANÁS - Fiz todo mundo pensar que ele era louco. Ninguém acreditou nele.
CANDIDATO - É, mas todo mundo que não acreditou, morreu no dilúvio.
SATANÁS - Usei o filho dele, Cam. Para envergonhar o pai. Esse era dos meus, foi amaldiçoado!!! Vitória minha!!!
CANDIDATO - É, mas perdeu para Abraão.
SATANÁS - Outro fanático!!! Pior que Enoque, cria no que não via. Chegou ao cúmulo de quase matar o próprio filho e, por mais que eu tentei, não ficou com medo. Que ódio!!! Odeio esses fanáticos, fé tem que ser pensada, não cega.
CANDIDATO - Dizem que ele ficou conhecido como o pai da fé.
SATANÁS - Pai da fé, pai da fé. Povinho ignorante, sem estudo e tapados. Fé, isso é besteira, fé para que? Você precisa ver o que eu fiz em Gomorra e Sodoma.
CANDIDATO - Obra perfeita!!! Com toda a sorte de torpeza sexual.
SATANÁS - Era maravilhoso. Mas aí vem o chefão (aponta o céu) e destrói tudo.
CANDIDATO - Que pena, devia ser tão bom lá.
SATANÁS - É, mas restou Ló, sobrinho do fanático. Tentei as filhas dele e... BINGO! Incesto!!!!
CANDIDATO - Bom trabalho. E o tal do Isaque?
SATANÁS - Isaque, Jacó, cambalearam, mas não caíram.
CANDIDATO - E José?
SATANÁS - Esse é outro fanático. Com fanático o trabalho é duro e não rende nada.
CANDIDATO - E Moisés?
SATANÁS - Moisés, até o corpo dele sumiu e eu não sei onde foi parar. Ele (aponta o céu) deve ter levado.
CANDIDATO - Venceu Sansão.
SATANÁS - Dalila era uma mulher maravilhosa. Hoje, qualquer "baranga" faz o serviço.
CANDIDATO - Venceu Eli, o sacerdote.
SATANÁS - Esse tinha dois filhos que não conheciam o chefe (aponta o céu). Foi moleza.
CANDIDATO - Jó venceu você.
SATANÁS - Aquela mulher incompetente. Não conseguiu fazê-lo reclamar nem negar seu Deus. E ainda tive que aguentar o sorriso vitorioso do Altíssimo!!! Viu meu servo Jó?
CANDIDATO - Isso é deprimente.
SATANÁS - Nos reis de Israel, venci e perdi. Ganhei em Saul, perdi em Davi, aquela harpa era horrível, suas notas eram como socos no estômago, fazia a gente correr.
CANDIDATO - Como pode uma música fazer você correr?
SATANÁS - É que o perfeito louvor atrai a presença do Altíssimo e seus anjos, capeta nenhum consegue resistir. (aponta o céu) busca esses adoradores fanáticos.
CANDIDATO - E de música você entende, é maestro.
SATANÁS - Fé e adoração formam uma muralha intransponível. Quando eu regia o coral celestial tudo entrava em perfeita harmonia.
CANDIDATO - Parece maravilhoso.
SATANÁS - Finalmente, depois de tanto trabalhar duro, eu sou o vencedor.
CANDIDATO - Como assim, estamos no final dos tempos, mas ainda não acabou.
SATANÁS - Veja o resultado do trabalho. Diz satanás. 1960 revolução sexual, o inicio do sexo livre; 1970 revolução feminista, a mulher é independente do homem; 1980 revolução familiar, desquite, divórcio, separação, desestruturação da família, 1990 revolução moral, sexo livre, GLS, o importante é ser feliz. 2000 revolução espiritual, o homem se superou, imoralidade, promiscuidade, perversidade, etc. Hoje eu posso pensar em aposentadoria.
CANDIDATO - Aposentadoria?
SATANÁS - Sim, só preciso deixar um gerente geral no inferno, que é você. E me aposentar.
CANDIDATO - Mas o diabo precisa fazer seu trabalho.
SATANÁS - Com as coisas do jeito que estão hoje. Falta amor nas pessoas e, faltando o amor, temos violência, crueldade, homicídios banais, afronta aos valores morais e éticos, um pandemônio, anarquia total.
CANDIDATO - Você considera ter cumprido sua missão?
SATANÁS - As coisas estão tão fora de controle que eu sou simplesmente descartável. Para que diabo, se o homem está pior que eu?
CANDIDATO - Ai você tem razão, mas se aposentar? Pense nos fanáticos, então. Diz o candidato. Quem vai tentá-los?
SATANÁS - Esses fanáticos são poucos, a maioria é somente fachada. E, pensando bem (coloca a mão do queixo pensativo), fanático não cede, é tempo e trabalho perdidos.
CANDIDATO - Você vai desistir deles assim?
SATANÁS - Estou prestes a me aposentar, além do mais, esses fanáticos irão no primeiro arrebatamento. Fazem parte da noiva do Cordeiro, não poderei tocar na noiva.
CANDIDATO - Essa aposentadoria é apenas temporal? Você vai voltar?
SATANÁS – Aposentadoria temporal sim, depois do Governo Milenar de Cristo, então eu voltarei com força total e vou ganhar muitos. (estufa o peito). E farei a revolução final, vou derrotar o Altíssimo e estabelecer meu reino.
CANDIDATO - Será que você consegue?
SATANÁS - Claro, serão mil e alguns anos planejando estratégias. Quem não fizer parte do primeiro arrebatamento poderá ser seduzido por mim e perder a vida eterna. (risos)
CANDIDATO - Puxa vida, eu não tinha pensado nisso!!!
SATANÁS - Suas qualificações são suficientes para gerenciar o inferno enquanto eu me aposento. Eu apareço para as festas e comemorações. (apanha a mala de viagem). Até qualquer dia e não deixe a peteca cair.
CANDIDATO - Enquanto isso vou ver se eu ainda consigo desviar alguns desses fanáticos.
SATANÁS - Será preciso paciência e muita luta, os fanáticos são convictos. Tchau. (Satanás vai embora).
CANDIDATO - Acho que vou começar por aqui.(vira-se para a a plateia). Pessoal, tenho muitos lugares para o segundo arrebatamento, que tal curtir a vida adoidado e deixar para a segunda viagem? Quem vai querer?

A BATALHA DA IGREJA

Pedro e Paula, jovens da igreja, ele cresceu na igreja, ela tem pouco tempo de fé. Eles estão em meio a uma batalha(de vaidades) cada um se acha melhor, mais importante pra igreja. Até que... caem as máscaras, confere na história de Pedro, quão difícil é entender a função na igreja(leia a história pra entender).

Mesmo quem não vai montar a peça, recomendo a leitura.

No final do texto tem detalhes pra encontrar as músicas*

1a Cena
Música: Este é o som da sua noiva
Ah, a minha noiva. Minha amada, pela qual eu morri. Morri para que nós
pudéssemos ficar juntos para sempre. Que dia maravilhoso será quando nos
reencontrarmos! Mas ainda falta tempo. Muita coisa ainda tem que acontecer.
Antes de subir aos céus, eu deixei uma grande missão para meus
discípulos: pregar o evangelho a toda criatura. Agora, munidos com o poder do
Espírito Santo, vivem uma nova lei, sem jugo, sem escravidão. Essa é a boa-
nova do Reino de Deus.
Jesus entra e entrega as espadas para Pedro e Paula
Ora rapidamente, abençoando cada um
A luta estava travada. Satanás não iria permitir que a mensagem do
amor e de libertação se propagasse pelo mundo. Por isso, usou reis e
governos para perseguir a igreja. Fez de tudo para frustrar e derrubar a fé dos
cristãos. Perseguições, torturas, mortes, tentações. Mas os cristãos resistiram
bravamente.
E o evangelho foi sendo pregado pelo mundo. Transpassou barreiras,
atravessou fronteiras, venceu desafios, pelo poder que ele mesmo tem. Até
chegar a você.
Século 21. O número de cristãos cresce a cada ano no mundo.
Megaigrejas, grandes espetáculos, grandes artistas, milhões de dólares. A
igreja cristã está num momento único e parece estar muito bem. Entretanto, eu
disse que sinais iam indicar a chegada do Fim dos Tempos. Catástrofes
Naturais, nação se voltando contra nação, pai contra filho. Está cada vez mais
claro que esse tempo já chegou.
E, quando deveria estar se preparando para a maior batalha espiritual
de todos os tempos, a igreja perde o seu tempo com outra coisa. Uma nova
batalha. A batalha entre os crentes. Um lutando contra o outro. Irmão contra
irmão, igreja contra igreja. Os cristãos estão guerreando entre si. O que estão
fazendo com a minha noiva?
Jesus sai
Personagens:
PEDRO:
PAULA:
DEMÔNIO:
PASTOR ALCEU:
JESUS:
Pedro e Paula começam a batalha de espadas
PEDRO: Sua nojenta! Você acha que eu não sei que foi você que me dedurou para o pastor?
PAULA: Com muito prazer! Quem frequenta casa de shows mundanos não tem condições de ser líder de jovens!
Lutam por 30 segundos
PEDRO: Por que você está fazendo isso comigo? Eu nunca te fiz nada!
PAULA: Deixa de ser cínico! E aquele comentário que você fez no ensaio do louvor?
PEDRO: Qual?
PAULA: Você disse que eu canto mal!
PEDRO: Mas você canta muito mal. Consegue ser pior que o Jairo. É o que todo mundo do louvor comenta...
Lutam por mais 10 segundos
PAULA: Você fala isso por que tem inveja de mim. Sempre quis ser do louvor.
PEDRO: Pode ser. Mas eu não sou primo da líder!
PAULA: Isso não tem nada a ver!
PEDRO: Claro que tem! É por isso que está lá até hoje! Todo mundo fala mal de você!
PAULA: São uns invejosos. É todo mundo a mesma porcaria! São contra mim porque eu me destaco de todos!
PEDRO: Se destaca mesmo, você consegue ser pior!
Lutam por mais 15 segundos
PAULA: E parece que você está seguindo pelo mesmo caminho que eu, né Pedro? Nunca vi alguém tão puxa-saco de pastor assim como você! Agora sei por que ele escolheu alguém tão inexperiente para ser líder de jovens.
PEDRO: Lá vem você inventando de novo. Eu sou capaz, e o pastor percebeu!
PAULA: Capaz? A juventude vai de mal a pior! Está virando um antro de perdição! Ninguém dá exemplo de vida cristã! Nem sei se são cristãos! Será que seus liderados vão para o céu? ( fala sarcasticamente, se aproximando de Pedro, até a barriga encostar na espada)
PEDRO: (fica imóvel) Claro que sim! Você está falando isso por inveja, porque eu não aceito as suas ideias?
PAULA: (fala rodeando Pedro) Não tente mudar de assunto, Pedro. Pode reconhecer que falhou. Que não tem capacidade para fazer isso. Reconheça que o seu ministério é um clubinho que de cristão não tem nada.
PEDRO: E qual seria a solução, ó mestre? O que poderíamos fazer para resgatar a juventude? O que você pode fazer para nos ajudar?
PAULA: Eu? Nada. Não sou líder de jovens. Isso não é problema meu. Não posso fazer nada se o pastor não sabe escolher a liderança. Não sei onde ele estava com a cabeça quando escolheu você.
PEDRO: Eu acabo com você!
Lutam. Enquanto batem as espadas, Pedro fala.
PAULA: Você se acha o crente exemplar, mas é mais um podre nessa igreja. Fala mal de todo mundo, critica os outros, só sabe fazer piadas de mal gosto. Acha que só porque tem muitos anos como cristão pode falar o que bem entende? Eu não tenho medo de você, seu chato!
Pedro sai correndo em direção a Paula, com a espada estendida. Paula desvia e Pedro acerta a parede em cheio. O templo treme. Pedro e Paula se seguram nas paredes. O tremor dura alguns segundos.
PAULA: O que aconteceu?
PEDRO: Quase me borrei todo!
PAULA: Aconteceu um terremoto aqui! Eu vou ligar para a defesa civil!
PEDRO: Paula, eu acho que não foi um terremoto! Primeiro, isso não é comum aqui. Além disso, veja por essa janela. A vida está normal lá fora. Nada aconteceu. Acho que deveríamos chamar o pastor.
PAULA: Isso, boa ideia! Quer dizer, eu também tinha pensado nisso!
PEDRO: Ah, nem adianta. O pastor está num debate na rádio. Não vai atender o celular por nada nesse mundo.
PAULA: Bom, tem uma igrejinha minúscula ali no fim da rua. Acho que o pastor de lá pode nos ajudar. Vamos lá?
PEDRO: Eu tinha acabado de pensar nisso também!
Os dois saem e voltam com o pastor, alguns segundos depois PEDRO: E foi isso que aconteceu, pastor. Ficamos sem entender nada. Aí a gente resolveu chamar o senhor.
PAULA: Na verdade, eu tive essa ideia Sempre que eu passo pela sua igreja o vejo pregando com tanta unção que...
PEDRO: Depois eu que sou o puxa-saco! ( fala para o público)
PASTOR ALCEU: O que disse, jovem?
PAULA: Não ligue para ele, pastor. Venha comigo que eu vou te apresentar a igreja. Esse aqui é o mural dos ministérios. Está vendo a primeira foto, a maior? É o ministério de louvor. Um grupo abençoado, talentoso... toda hora somos chamados para ministrar em outras igrejas.
PEDRO: Mas você precisa ver mesmo o ministério de jovens. Estão na foto de baixo. Você já viu uma igreja com tanto jovem? Só tem abençoado, só tem vaso!
PAULA: Vaso sanitário, né, pastor? Bom mesmo é o louvor. O senhor está me vendo ali na ponta, de verde? Eu me esforço muito por esse ministério!
PEDRO: Ele realmente é muito esforçado. Só muito esforço mesmo para sair algo bom dessas cordas vocais. O senhor sabia que os jovens se reúnem toda a semana e fazemos evangelismo uma vez por mês?
PASTOR ALCEU: Amados, a gente não tem que ver o problema do tremor?
PEDRO e PAULA: Claro, pastor, ali está a parede.
PAULA: Foi aqui que o Pedro bateu. E quando ele espancou a parede, o templo tremeu.
PASTOR ALCEU: Eu vou examina - lá. Com licença.
PEDRO e PAULA: Claro, pastor!
Pastor tira material da maleta e começa a examinar a parede. Enquanto isso,
Pedro e Paula ficam se encarando, fazendo caras de deboche.
PASTOR ALCEU: Bom, amados, acho que eu descobri o problema. Essas paredes são a base da igreja, e estão velhas e desgastadas. Provavelmente não recebem manutenção há muito tempo. Precisam de um renovo.
PEDRO: Uma reforma? Eu conheço um engenheiro que...
PAULA: Não precisa, meu irmão é um excelente engenheiro, tem até mestrado...
PEDRO: Mas o meu amigo tem mais experiência...
PASTOR ALCEU: Chega! O problema da igreja de vocês não é a base de concreto, é a base espiritual. E no jargão cristão, se chama comunhão! Por acaso aqui tem aquelas famosas ‘panelinhas’? Todos vivem criticando desde a roupa até o estilo de adoração dos irmãos? As pessoas não se ajudam? Não recebem os visitantes? Não vivem o evangelho genuíno, nem o amor de Jesus? Isso acontece aqui?
Silêncio
PASTOR ALCEU: Acontece, né? Eu sabia! Se vocês não mudarem os relacionamentos, as bases da igreja vão continuar corroídas. A igreja pode ruir a qualquer momento. Esse é o diagnóstico. Que Deus abençoe vocês.
Pastor sai
PEDRO: Que cara abusado, né? Sai criticando sem mesmo conhecer, que abuso... eu vou ligar para o pastor.
PAULA: Eu vou ligar para o meu irmão.
PEDRO: Não, cara, vamos chamar um profissional. O negócio é sério. Você ouviu o que o pastor disse?
PAULA: Mas o que ele disse não pode ser resolvido por um engenheiro, é um problema de relacionamentos.
PEDRO: Ele usou metáforas, Paula, foi só isso.
PAULA: O meu irmão está em casa, eu ligo pra ele.
PEDRO: Seu irmão quase não tem experiência.
PAULA: Você não sabe nada do meu irmão. Acha que sabe tudo. Você é engenheira por acaso? Nem faculdade você tem! Você é uma intrometida, quer fazer tudo, acha que é especialista em tudo. A verdade é que você não sabe nada!
PEDRO: Acho melhor você tomar cuidado com o que você diz. Você não me conhece. Depois não vai reclamar...
PAULA: Eu já disse que não tenho medo de você! Você só ameaça. Já dizia a minha avó: cão que ladra não morde.
PEDRO: E você morde, né? Morde e faz muito mais com os garotinhos da igreja, né, santa?
PAULA: Eu estou perdendo a minha paciência com você. ( se aproxima de Paula, agressivo)
PEDRO: Pode vir. Minha espada já está pronta há muito tempo.
Começam a lutar
Alguém acerta a parede novamente
O templo treme. Tudo vem abaixo. Paula e Pedro são soterrados enquanto as
cortinas se fecham.
30 segundos de pausa. Barulho de coisas caindo e quebrado.
Cortinas se abrem.
Demônio entra observando as coisas.
DEMÔNIO: Atenção, base, patrulha 156739, delta águia, câmbio.
BASE ( em off): Base na escuta, delta águia, câmbio.
DEMÔNIO: A operação foi um sucesso, a igreja está toda destruída.
BASE: Quantos mortos?
DEMÔNIO: Ainda estamos contando, mas me parece que foram uns 400. Considerando que a igreja tinha por volta de 600 membros. Os 200 restantes devem ter fugido antes da tragédia.
BASE: O que, delta águia, termine a contagem e traga os corpos para a base.
DEMÔNIO: Ok, base, câmbio desligo.
Pedro tenta sair dos escombros. Se arrasta para fora.
PEDRO: Ai, ai. Como dói! Nossa, estou todo quebrado.
DEMÔNIO: Você precisa de ajuda ?
PEDRO: Nossa, obrigado. Preciso sim. Quem é você? É algum anjo? Você veio nos ajudar? Olha só isso...
DEMÔNIO: Eu sou um demônio.
PEDRO: Ah, ta. O que? Um demônio? ( muito assustado) Como assim? Dentro da casa de Deus? Não pode! Saia daqui agora seu demônio sujo!
DEMÔNIO: Se enxerga, Pedro! Você? Me expulsar?
PEDRO: Você sabe o meu nome?
DEMÔNIO: E muito mais. Eu te conheço. Sei quais são os seus pontos fortes e os seus pontos fracos.
PEDRO: Você sabe quem fez isso aqui?
DEMÔNIO: Fui eu, Pedro. Eu fiz isso tudo.
Pedro fica em silêncio. Olha para os escombros.
PEDRO: Eu estou nessa igreja desde que eu era pequenininho. Eu fiz isso aqui crescer. Essa igreja tinha tanto potencial. Isso não é justo... ai, meu Deus! A Paula ! (tira Paula dos escombros e tenta acordá-la, mas não consegue). O que você fez com ela? Por que ela não acorda?
DEMÔNIO: Ela está morta.
PEDRO: Morta, como assim? Isso é mentira! (tenta reanimá-la, mas não tem resultado). Paula, acorda! ( choro misturado com desespero)
DEMÔNIO: Não adianta, Pedro. Ela já se foi. Agora já é tarde. E além disso, vamos parar com essa hipocrisia, né? Você não é assim! Você sabe que não! Nunca se importou com ela? Critica a menina desde que ela chegou na igreja. Só porque ela não quis ficar com você! Que coisa feia!
PEDRO: Cala essa boca! Eu sei que eu não fui amiguinho dela, mas, poxa, ela está morta!
DEMÔNIO: E a culpa é sua.
PEDRO: Minha! Claro que não! Se fosse minha, eu estaria morto também.
DEMÔNIO: Mas faltou muito pouco pra você não ir também. Digamos que a Paula abriu mais brechas do que você. Aí eu fiz o resto. Mas você ajudou bastante. Muito obrigado! Acho que foi por isso que te poupamos. Você é muito útil.
PEDRO: Não, eu não acredito nisso. (desespero) Eu não tenho culpa! Eu não fiz nada! Isso tudo que você está falando é para me desanimar. Eu não sou culpado de tudo isso.
DEMÔNIO: Claro que não! Essa honra não é só sua, seu egoísta! (risos). Todo mundo ajudou. Eis aí o resultado da vida cristã de vocês!
PEDRO: Eu sei que Jesus pode fazer alguma coisa por ela. Eu vou levá-la na igrejinha ali da esquina e tudo vai ser resolvido. O pastor de lá é muito bom. ( tenta levantá-la)
DEMÔNIO: Você não vai a lugar nenhum com esse corpo. Pode deixar aí.
PEDRO: Como assim? Você já a matou! Não era o que você queria? Nos deixe em paz agora! (gritando)
DEMÔNIO: Abaixe essa voz comigo, seu insignificante. Hipócrita, mentiroso! Esse corpo é nosso! Você vai levá-lo para a nossa ‘base’. E ai de você se tentar fazer o contrário. Se você brinca de ser crente, eu não brinco de ser o que eu sou. Isso aqui não é nada diante do que a gente pode fazer. Pode levar. E sem falar nada!
(Pedro carrega o corpo para fora do palco, cabisbaixo
Cortinas se fecham.
Próximo cenário: igrejinha da esquina
Cortinas se abrem
Pedro volta para o palco
Pastor Alceu está orando. Quando termina, se surpreende com a presença de
Pedro.)
PASTOR ALCEU: Olá, seu nome é Pedro, né? Tudo bem? Você parece estar tão abatido. Aconteceu o que eu disse, né?
PEDRO: Isso mesmo, pastor. Você nos avisou né?
PASTOR ALCEU: Pois é!
PEDRO: E o que estão falando da nossa igreja por aí? Você ouviu alguma coisa?
PASTOR ALCEU: Alguns falam mal. Outros lamentam.
PEDRO: Quem está falando mal da gente? Quero nomes! Isso só pode ser coisa da igreja do outro bairro. Aquela, grandona. Tudo inveja, só porque agente tem mais membros!
PASTOR ALCEU: Tinha, né?
PEDRO: É. O ser humano é podre mesmo.
PASTOR ALCEU: De que importa a opinião das pessoas? A sua igreja foi destruída, seus amigos estão mortos. Para que serve a sua reputação agora? Para que serve o número de membros da igreja, ou a arrecadação dos dízimos. Ou o número de ministério, a qualidade dos músicos? Para que serve isso tudo agora, Pedro?
PEDRO: Para nada.
PASTOR ALCEU: E você ainda se preocupa com isso. As pessoas vão falar dessa tragédia, com certeza. Mas o que você vai fazer ? Vai ficar aí, com essa cara de abatido? Reclamando das críticas? Reaja! A igreja do Senhor não está nesse mundo para perder!
PEDRO: É isso aí, pastor! O senhor está certo! Vou reconstruir a igreja e calar a boca desses invejosos! (levanta e sai)
PASTOR ALCEU: Espera! Pedro, você entendeu errado! Na Bíblia diz que a nossa guerra não é contra carne nem sangue, mas contra os seres espirituais do mal.
O Diabo e os seus anjos. E você querendo arranjar briga com os seus irmãos em Cristo! Isso é tolice!
PEDRO: Então o que você acha que eu devo fazer?
PASTOR ALCEU: Não é você que vai reconstruir a igreja. Você não vai fazer nada. Você precisa deixar Jesus tomar o lugar dele, que é o de cabeça da igreja. Jesus perde permissão. Ele quer fazer, mas se você não parar para ouvi-lo, não vai adiantar nada. Pare de querer planejar tudo sozinho. Essa guerra é de Jesus. Nessa história nós temos que ser só marionetes.
PEDRO: Pastor, isso que você está me falando é muito abstrato. Eu não quero montar um cinema no lugar da igreja, ou uma casa de festas, quero reconstruí-la. Tenho certeza que Jesus vai concordar comigo.
PASTOR ALCEU: Mas você precisa saber qual é a vontade de Jesus, para a sua igreja e para a sua vida. Até quando você vai ser tão cabeça dura? Já que você foi o único que sobreviveu, por que não aprender alguma coisa com isso? Por que não mudar? Faça uma avaliação de si mesmo.
PEDRO: Você tem razão. Eu preciso pensar.
(Pedro sai
As cortinas se fecham
Próximo cenário: igreja destruída
Pedro entra )
PEDRO: É terrível ver esse cenário. Como eu não percebi que alguma coisa estava dando errado? A igreja não caiu de uma hora para a outra. Jesus, por favor, me mostre o que eu devo fazer.
(Música: Aqueça meu coração
Pedro canta
Jesus entra no meio da música
Pedro fica num canto do palco, Jesus no outro )
JESUS: Olá, Pedro.
PEDRO: Será que Jesus está me ouvindo? Será que ele está me vendo? Mesmo depois de todas as besteiras que eu fiz?
JESUS: Você não reconhece a minha presença?
PEDRO: Acho que não. Não sei ouvir a voz de Jesus, não sei como ele é. Sou uma farsa!
JESUS: Eu te perdoo. É só você se arrepender.
PEDRO: Quanto tempo eu perdi. Quando eu era criança tudo era diferente! Eu tinha prazer de vir à igreja, de ouvir as histórias da Bíblia. No início da adolescência, meus amigos e eu fazíamos tudo juntos. Congressos de jovens, cultos, passeios, a gente sempre ia. A igreja era como uma  segunda casa. Mas aí, nós crescemos. Cada um foi para o seu canto. Começamos a nos interessar por outras coisas. Eu era mais discreto. Sempre fui líder de jovens, não podia dar bandeira. Mas os meus amigos mudaram muito. Nem pareciam as mesmas pessoas. E eu fui vivendo esse pseudo cristianismo até agora. Ia para os cultos como se fossem eventos sociais. Entrava e saía da igreja a mesma coisa. E ainda torcia para o culto terminar mais cedo. Assim, eu poderia ir para a casa, fazer coisas mais interessantes.
JESUS: Infelizmente, essa é a realidade de muitos cristãos. Parece que esqueceram tudo que eu preguei. Uma vida de desafios, vivendo o cristianismo radical , um amando o outro, sem hipocrisia, amando a Deus acima de todas as coisas. Acima da profissão, da família, do dinheiro, do prazer. Muitos cristãos carregam Cristo só no nome.
PEDRO: Não! Eu não posso viver assim. Jesus, por favor! Me ajude! Eu não quero ser mais essa farsa! Me perdoe pelo que eu fiz!
JESUS: Claro, meu filho, eu te perdoo. Eu te amo!
PEDRO: Ah, Jesus, se eu pudesse voltar atrás! Consertaria tanta coisa! Jesus, se você me der uma segunda chance, eu vou controlar a minha língua! Eu prometo! Além disso, eu também vou ler a Bíblia e orar todos os dias. Vou buscar ter um relacionamento contigo. Ah, não posso esquecer, vou pedir por todas as coisas que eu fiz de errado. Vou me acertar com os meus irmãos, onde eles estiverem. Vou pedir perdão a todos!
JESUS: Isso!
PEDRO: Jesus, por favor, me dá mais uma chance!
(Música: Última chance
Pedro canta o refrão)
JESUS: Tá bom, meu filho. Eu te dou uma segunda chance. Aqui está ela!
(Música: Última chance
Pedro canta mais uma vez o refrão)
Paula entra
PAULA: Você não desiste mesmo, né? Acha que sabe cantar!
PEDRO: Paula! Você está viva! (abraça Paula)
PAULA: Me solta, seu maluco! Caiu algum bloco de concreto na sua cabeça?
PEDRO: Você estava morta!
PAULA: Eu? Morta? Você está maluco mesmo! Eu só desmaiei e acordei em outro lugar. Muito diferente daqui. Falando nisso, o que você está fazendo aqui, sozinho? Isso aqui acabou, Pedro. Não sobrou nada! Cai fora!
PEDRO: Não, Paula, não acabou! A gente não pode deixar isso assim! Isso tudo é obra de Satanás e seus anjos! Nós podemos reconstruir essa igreja. Assim como o povo de Israel reconstruiu a cidade, depois que ela foi destruída pela Babilônia. Nós temos Jesus do nosso lado!
PAULA: Que Satanás? Pedro, essa igreja caiu de podre! Você vai querer fazer de novo o que já estava errado? E além do mais, quem disse que eu vou querer trabalhar com você? Você é um idiota!
PEDRO: Eu sei! Mas eu mudei!
PAULA: Você? Assumindo os seus erros? Está maluco mesmo! Doido de pedra!
PEDRO: Não estou maluco, não! Por favor, acredite em mim!
PAULA: Eu não acredito mais em ninguém, muito menos nos crentes. Fiquei muito triste depois que eu entrei nessa igreja. Achei que aqui seria bem recebida. Na verdade, eu até fui. Mas depois comecei a receber muitas críticas por causa de algumas coisas que eu fazia. Eu estava começando ainda. E ninguém me entendeu. Além disso, tem muita falcatrua. Principalmente quando envolve dinheiro. Por isso que dizem que o dinheiro é a raiz de todos os males. As pessoas se revelam. Para organizar um evento que envolva dinheiro na igreja, nossa, tem que ser muito santo. Primeiro porque é um parto para as pessoas pagarem. Assumem o compromisso e depois se esquecem, como se nada tivesse acontecido. Aí, além de ser santo, tem que ser cara de pau para cobrar. Cara de pau e ouvido de penico, porque é cada besteira que se ouve. Gente que não tem R$5 para fazer uma vaquinha, mas chega na igreja com roupa, celular novo. Vai em congresso, retiro, sem pagar, mas está sempre comendo hambúrguer depois do culto. Reclama das coisas caras na igreja, mas da R$15 num lanche do McDonalds. E a falta de compromisso? Minha mãe me ensinou a nunca me atrasar. Quando a gente atrasava para ir à missa, era chinelada na certa. Ela sempre chegava na hora. E aqui na igreja? Pontualidade é uma utopia, um sonho. Mas se fosse só isso estava bom, dava para aguentar. É pior. Hoje ninguém quer fazer nada. Uma preguiça dominante, ninguém move uma unha. Uma vez eu li na Bíblia que a fé é aperfeiçoada pelas obras. Eu acreditei nisso. Mas aí eu vi que ninguém tinha percebido esse versículo na Bíblia. Eu trabalhava sempre sozinha, mas sempre era criticada no final. E na maioria das vezes, por gente
que só vem pra igreja para esquentar banco. Gente que critica por prazer, não para edificar a outra pessoa. Chutei o balde. Chutei mesmo. Para que ficar na igreja? Não estava fazendo diferença alguma na minha vida. Eu sei que existem exceções. Que existem pessoas realmente interessadas em Deus. Foi muito bom ter a amizade dessas pessoas. Mas agora, acabou. Eu sei que não presto, que eu estou errada. Mas meu lugar não é aqui com essa gente.
DEMÔNIO: Isso aí, Paula, está certa. Para que perder o seu tempo? Lembre quantas vezes Pedro te criticou e te humilhou na frente dos outros. Isso tudo que ele está fazendo é para aparecer. Depois vai voltar tudo ao normal. Ele vai dizer pra todo mundo que ele reconstruiu a igreja, que o mérito é todo dele. E você não vai passar despercebida, como sempre. E ele ainda vai dizer pra todo mundo que te salvou.
PEDRO: Ai, Jesus, aquele demônio de novo. Jesus, me ajuda, eu não posso fazer nada contra ele. Parece até que a Paula está hipnotizada! Jesus, ai, como é mesmo? Lembrei! Manda fogo nesse demônio, Jesus, pelo poder do teu sangue.
DEMÔNIO: Ah, droga! ( se contorcendo) Seu tolo! Você não vai conseguir nada! Ela é minha! (sai se arrastando).
JESUS: Meu filho, a bola está na área, é só fazer o gol!
PAULA: Você não tem mais nada para me dizer, né? Então eu vou embora.
PEDRO: Não, espera! Você me perdoa?
Música começa
PAULA: O que?
PEDRO: Você me perdoa por tudo que eu te fiz?
PAULA: Como é?
Pedro começa a cantar a música alto preço. Canta a primeira estrofe.
PEDRO: Canta comigo essa música. Eu sei que você sabe.
Paula recusa, mas canta. Os dois cantam a música juntos. No final, se abraçam.
PAULA: Pedro, me desculpa!
PEDRO: Claro, você me perdoa também?
PAULA: Sim, eu perdoo!
PEDRO: Vamos? Temos muito trabalho a fazer!
PAULA: Claro!
Os dois saem
As cortinas fecham
Jesus entra
JESUS: recita Oseias 11: 1 ao 7 e 14:1
O meu povo está sempre se desviando de mim. Mas eu o amo mesmo assim.
E não vejo a hora de vir para buscar a minha noiva. Eu sei que ela estará limpa
e linda, para reinar comigo na eternidade. Você está ouvindo? Está ouvindo
esse som? É o som do trabalho. Minha noiva está se preparando. Para mim!
Esteja pronto! Eu estou voltando!
Música
Este é o som a sua noiva
Pedro e Paula cantam

 

Detalhes pra encontrar as músicas*

A 1ª Música - Este é o Som da Tua Noiva

Artista: David Quinlan

Álbum: Fogo e Glória Curitiba

2ª Música: Aqueça Meu Coração

Artista: Ministério Ipiranga

Álbum: Pelo Teu Toque

3ª Música: Última Chance

Artista: Ministério Ipiranga

Álbum: Envia Tua Glória

4ª Música: Alto Preço

Artista: Asaph Borba

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Isso é que é Improvisação





Montagem de Casa do Julgamento 2010.

Peça de Missões

Pois é Já estamos praticamente em  Janeiro de 2011 e é nessa época que começam os ensaios para a campanha de missões mundiais ( que começa em março ainda não sei direito o dia mais assim que souber eu aviso) e pensando nisso fui procurar uma peça de missões mundiais. Ai está ela que seja muito útil:

O CHAMADO

O desafio de um CHAMADO Missionário; Na peça começam os próprios irmãos a “jogar água” no “fogo missionário” que começa a despertar no coração do personagem principal.
Não satisfeito com seus emissários da igreja, o diabo vai pessoalmente ao quarto do jovem que recebeu o chamado. Ali discutem, o diabo ameaça e...

7 Personagens + figurantes.

Peça:
Cena 1
Final do Culto.
Pastor: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28: 19).
Pastor fecha a bíblia.
Pastor: Irmãos, Deus nos chama para pregar o evangelho, e hoje, Ele está chamando a ti. Oremos: Pai, toca no coração daqueles que Tu tens chamado, para que venham cumprir a Tua vontade e pregar a Tua palavra, abençoa a todos nós, no nome de Jesus Cristo, amém.
Todos: Amém.
As pessoas se reúnem para conversar e em um dos grupos surge a seguinte conversa entre P. Principal, P. Secundário 1 e P. Secundário 2
P. PRINCIPAL: Cara, imagina viver pra pregar a palavra de Deus.
P. SECUNDÁRIO 1: Ah! Deixa disso, o pastor viaja nessas histórias de pregar o evangelho, ninguém acredita mais hoje em dia, é só pra gente pagar mico e ficarem rindo da nossa cara.
P. SECUNDÁRIO 2: É verdade, eu já tentei, mas não consigo convencer ninguém.
P. SECUNDÁRIO 1: Eu tô na igreja e tô bem, o pessoal é curioso, eles vão aparecer aqui pra ver como é que é, eu não preciso falar nada.
P. SECUNDÁRIO 2: É mesmo.
(P. Secundário 2 se volta pra P. Principal)
P. SECUNDÁRIO 2: Se Deus quiser que tu pregue Ele vai te dar um chamado especial. Bom, mas agora eu tenho que ir, tchau, até mais.
P. PRINCIPAL: É, eu também, beleza, até mais.
Cena 2
P. Principal vai para casa. Chegando lá encontra seu pai no sofá com uma garrafa de cerveja na mão. O pai fala com um tom de embriaguez.
Pai: Onde você estava?
P. PRINCIPAL: Na igreja pai, eu tinha te falado.
Pai: Não é possível, eu já te falei pra parar de ser idiota e cair na conversa desses pastores que só querem tirar dinheiro das pessoas.
P. PRINCIPAL: Mas pai...
(Pai altera a voz e fala bravo.)
Pai: Mas nada, e nem vem me falar desse tal de Jesus! Você sabe que eu não acredito nessas coisas, e vai agora para o teu quarto que amanhã nós vamos ter uma conversa séria sobre essa tal igreja.
(O filho sem se alterar responde.)
P. PRINCIPAL: Tá bom pai, boa noite.
(Pai sai de cena.)
Cena 3
(P. Principal vai até quarto e fala:)
P. PRINCIPAL: P. Secundário 1 e P. Secundário 2 estão certos, não adianta, eu não consigo nem falar com meu pai, vou conseguir falar com gente que eu nem conheço, que bobagem eu tinha pensado... Isso não é pra mim.
(P. Principal liga a televisão no noticiário.)
TV: Hoje na África morreram 250 pessoas numa guerra que parece não ter fim, entre eles 122 eram crianças. No Brasil, tivemos um fim trágico em um assalto a uma loja de conveniências onde estavam mantidos 5 reféns desde ontem. A polícia invadiu o local, mas numa ação de desespero o delinquente atirou contra as pessoas, 3 morreram e duas estão hospitalizadas em estado grave. A polícia disparou contra o ladrão que morreu com dois tiros no rosto. Mas o dia não foi só de tragédias, na China hoje começa uma grande festa em questão de dizerem eles ter achado a nova reencarnação de Buda...
(P. Principal desliga a televisão)
P. PRINCIPAL: Aonde esse mundo vai parar, se essas pessoas conhecessem a Deus, as coisas não seriam assim. Se pelo menos existisse alguém disposto a falar, alguém que tivesse a oportunidade.
(começa a orar.)
P. PRINCIPAL: Senhor, como eu queria pregar o evangelho, como eu queria levar a tua palavra àqueles que não conhecem, mas parece impossível.
(Surge o Diabo.)
DIABO: É, não tem jeito mesmo, pode esquecer.
P. PRINCIPAL: Senhor, eu acredito no teu poder, e te peço que tu me uses.
(P. Principal se sente perturbado, coloca as mãos na cabeça ao ouvir em pensamento o que o diabo fala.)
DIABO: Fala sério, que usar o que, olha para o teu pai, tá perdido, tu não consegue convencer nem ele.
P. PRINCIPAL: Não sou eu quem convenço, é o Espírito Santo.
DIABO: Ah! O crente lê a bíblia?! Tá bom, está escrito: “Honra teu pai e tua mãe” (Ex 20: 12). Ora, teu pai não quer te ver na igreja, vai desobedecer a ele?
P. PRINCIPAL: Jesus disse: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim” (Mt 10: 37) e também está escrito “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa” (At 16: 31).
DIABO: Mas como tu vais pregar, quem te dará o que comer ,o que beber e o que vestir. Ele disse: “No suor do rosto comerás o teu pão” (Gn 3: 19).
P. PRINCIPAL: Cristo também disse: “ Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6: 33*), Ele falou: “Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede” (Jo 6: 35), e a “Minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar sua obra” (Jo 4: 34).
DIABO: Tu nunca saiu da tua casa pra pregar nem para o teu vizinho, tu nem sabes o que falar e eles vão rir da tua cara.
P. PRINCIPAL: Jesus disse: “Eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem” (Lc 21: 15) e também falou: “Não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora vos será concedido o que haveis de dizer, visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós” (Mt 10: 19,20) , e eu “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm 1: 16).
DIABO: Pra que se humilhar desse jeito, Ele já se humilhou naquela cruz, tu não precisas fazer isso.
P. PRINCIPAL: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16: 24).
DIABO: Você nem sabe se é isso que Ele quer pra sua vida, não seja precipitado, espera Ele te chamar.
P. PRINCIPAL: Ele me chamou, porque Jesus me disse: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16: 15).
(O diabo alterado fala bravo.)
DIABO: Não! Tu não vais sair porque eu vou te atribular, se tu tentares eu vou destruir, eu vou acabar com tua vida! Mas afinal, Tu morrerias por teu Deus?
P. PRINCIPAL: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma” (Mt 10: 28), “Quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á” (Mt 16: 25).
DIABO: Tolo, não tens medo do mundo e de mim!
P. PRINCIPAL: Está escrito: “Maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1Jo 4: 4), e “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8: 31) e também foi dito: “Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4: 7). Saí satanás no Nome Santo de Jesus.
O diabo foge em desespero e P. continua sua oração.
P. PRINCIPAL: Meu Deus, se é o que tu queres pra minha vida, estou disposto a viver por Ti, me dirige.
Cena 4
No outro dia, P. Principal acorda disposto a falar com seu pai. Mas chega na sala e seu pai é quem fala:
Pai: Filho, eu quero pedir desculpas por ontem, eu estava meio alterado e...
P. PRINCIPAL: Pai, tudo bem, não importa, eu te amo.
(Pai e filho se abraçam)
Pai: Filho, apesar de tudo que eu sempre fiz e falei depois que você se converteu, você ainda assim me ama e me responde como se nada tivesse acontecido. Filho, a tua vida agora é realmente diferente, me fala desse Jesus, eu também preciso mudar, eu também preciso dele.
P. PRINCIPAL: Pai, vem comigo.
(P. Principal e seu pai saem conversando até a igreja. Falam com o pastor e eles oram juntos.)
Cena 5
Passa-se algum tempo. Na igreja estão P. Secundário 1 e P. Secundário 2 conversando.
P. SECUNDÁRIO 1: Ficou sabendo, o P. Principal vai sair em missões, vai pregar o evangelho, não é que saiu um missionário daqui mesmo.
P. SECUNDÁRIO 2: Eu falei com ele, e sabe, hoje eu sei que eu estava enganado quando conversamos aquela vez. Deus não precisa nos dar um chamado especial, Ele chamou a todos nós, nós só temos que aceitar e fazer a Sua vontade.
P. SECUNDÁRIO 1: É, tu tá certo.
Chega P. Principal e diz:
P. PRINCIPAL: É isso aí pessoal, tô indo. Deus abençoe vocês, e nunca deixem de pregar a palavra a quem vocês puderem. Orem por mim e pela missão, porque “A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande mais trabalhadores” (Mt 9: 37,38).
(P. Secundário 1 e P. Secundário 2 abraçam P. Principal )
P. SECUNDÁRIO 1: Vai com Deus, e pode ter certeza que Ele tá contigo.
(P. Secundário 1 e P. Secundário 2 saem (começa a tocar “O Chamado” - 4/1), P. Principal começa arrumar uma mochila que está encima de uma cadeira, coloca nela algumas bíblias e outras coisas.
No refrão da música o pastor e seu pai o chamam da porta da igreja, P. Principal coloca a mochila nas costas, olha para ao redor da igreja e vai até eles, as luzes se apagam e a música aos poucos termina.
FIM (da peça, porque a nossa missão está apenas começando!)
   

POETA TRADUTOR

(2 ATORES)
Esta peça é interpretada diretamente para o público. Um dos atores recita um poema original, uma fala de cada vez, em "gromelot", mas como se estivesse falando a língua de um país estrangeiro específico. O outro ator, dividindo o palco com o poeta, traduz cada fala para o público. O tradutor deve também falar com o sotaque, adequado do país se assim desejar. Enquanto alternam a fala, a tradução deve refletir a interpretação dramática do poeta, o qual, por sua vez, deve recomeçar a história do ponto onde o tradutor para. Este exercício traz para os participantes o benefício de audição e do trabalho para construir o poema.
Antes de começar, pegue uma sugestão de uma Primeira fala para um poema original. Se você tem habilidade em sotaques, pode também pedir uma sugestão de um país estrangeiro. Se não, escolha um sotaque com o qual esteja familiarizado. O tradutor pode escolher um local para recitação do poema e começar a apresentação apresentando-se a si mesmo e ao poeta.

Dinâmica do 1,2,3

Objetivo: Quebra-gelo
Procedimento:
    1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil.
    2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente.
    3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar.
    4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que deem uma "reboladinha".
A situação fica bem divertida

Medo de Desafios

Material: caixa, chocolate e aparelho de som (rádio ou CD). 

Procedimento:
    Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a turma que faça um círculo. O coordenador segura a caixa e explica o seguinte pra turma: _Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou vergonhosa).
   Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa...é importante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem... Depois de muito suspense quando finalmente o jovem abre a caixa encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém).
Objetivos:
   O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em Deus podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz notícia.

Os Três porquinhos e as três edificações

Ae gente para maiores esclarecimentos ai estão os vídeos da peça "os três porquinhos e as três edificações " cujo texto eu já havia postado.







OS TRÊS PORQUINHOS E AS TRÊS EDIFICAÇÕES



Versão do conto de fadas direcionada à vida espiritual.

Três porquinhos e um lobo-mau


PERSONAGENS:
PORQUINHO I
PORQUINHO II
PORQUINHO III
LOBO-MAU
 
  
ATO I
 
CENÁRIO: Floresta. No meio dela a fachada de uma casa de feno. Essa casa deve ter no mínimo uma porta. Essa “edificação” deverá ser fácil de ser derrubada, para que facilite na cena do lobo derrubando a casa.
(Em cena o Porquinho I. Ele está todo orgulhoso, observando sua criação.)
PORQUINHO I: (Secando o suor do rosto) Enfim... está pronta. Não é bem aquilo que eu sonhava, mas dá para um começo. É... é um começo bem humilde. Ah, dá para se abrigar do sol, do sereno. Vai ser um humilde começo, mas todo mundo precisa de um começo.
SONOPLASTIA: Leão.
PORQUINHO I: (Amedrontado) Um leão. Vou me esconder.
(Porquinho I entra na casa e fecha a porta.)
(Entra em cena o Lobo-Mau. Pará bem próximo a porta da casa e continua a rugir. Subitamente, o Lobo para de fazer barulho. Ele fica estudando a casa.)
LOBO-MAU: (Fazendo como se tivesse farejando algo) (Em tom de cochicho) Estou sentindo um cheirinho de comida. (Lambendo-se) Hum!
(Ingenuamente, o Porquinho I abre uma fresta da porta. Lobo-Mau esconde-se numa posição na qual não será possível Porquinho I avistá-lo. Porquinho I dá uma sondada. Bastante desconfiado, estuda melhor o território.)
PORQUINHO I: Tem alguém aí?
LOBO-MAU: Não.
PORQUINHO I: (Ingênuo) Que bom! O leão já deve ter ido embora.
LOBO-MAU: (Por estar muito próximo ao feno isso lhe causa alergia) Atchim! Esse feno!
PORQUINHO I: (Amedrontado) Q-quem está aí?
LOBO-MAU: (Saindo do esconderijo) Sou eu.
PORQUINHO I: Q-quem é você?
LOBO-MAU: Não está me reconhecendo?
PORQUINHO I: Você não me é familiar.
LOBO-MAU: Sou o Lobo-Mau.
SONOPLASTIA: Leão.
PORQUINHO I: Você é o primeiro lobo que conheço que ruge. Devia trabalhar no circo.
LOBO-MAU: Tá me achando com cara de palhaço? Eu não sou o Leão, mas rujo como ele.
PORQUINHO I: Então, você é um lobo?
LOBO-MAU: Sou... é, mas fique tranquilo. (Em tom de cochicho) Eu sou vegetariano. E não aprecio carne de leitão. Sou chegado mesmo numa (fazendo cara de nojo) alface, (demonstrando estar com náuseas) couve...
PORQUINHO I: Mas você é mau?
LOBO-MAU: É-é-é... o “mau” é de família. Não se preocupe. Não tem nada a ver com minha personalidade.
PORQUINHO I: E-eu não acredito em você.
LOBO-MAU: (Furioso) Eu sou lobo. Adoro um leitão pururuca. E sou mau, muito mau.
PORQUINHO I: O que você vai fazer?
LOBO-MAU: (Rindo) Há! Há! Vou derrubar sua casinha.
PORQUINHO I: (Fechando a porta) Minha casa não cai.
LOBO-MAU: (Sarcástico) De que é a sua edificação?
PORQUINHO I: Ela parece de feno...
LOBO-MAU: Ela é de feno.
PORQUINHO I: Não é não.
LOBO-MAU: É sim.
PORQUINHO I: Não é.
LOBO-MAU: Ela é de feno...
PORQUINHO I: (Abrindo novamente a porta) Por fora. Por dentro ela é de... de... o mais puro concreto. O feno é só para tapear o bobo do lobo.
LOBO-MAU: Eu não acredito em você. Só diz isso porque está com medo. Sei que a tua vida é como a tua casa: de feno. Sem firmeza.
PORQUINHO I: O que?
LOBO-MAU: Você não tem firmeza em nada do que faz. É sua marca registrada. Você sempre vai a igreja...
PORQUINHO I: (Orgulhoso) Reconheço que sou um crente fiel.
LOBO-MAU: Você nunca se converteu.
PORQUINHO I: Fique você sabendo que vou aos cultos todos os domingos.
LOBO-MAU: Você está lá, mas seus pensamentos estão a quilômetros de distância.
PORQUINHO I: Não é verdade. Tá certo que às vezes eu... até me distraio um pouco. Mas isso esporadicamente.
LOBO-MAU: Na hora da oração você boceja e não para de olhar para o relógio.
PORQUINHO I: Afinal, quem é você? Como você sabe?
LOBO-MAU: Adivinhei, não é?
PORQUINHO I: Como você sabe? Frequenta minha igreja?
LOBO-MAU: (Sarcástico) Digamos que sim.
PORQUINHO I: Já sei! Você é o acusador. (Fecha a porta) Vá embora!
LOBO-MAU: Não vou não. Você não tem firmeza. Até diz que aceitou Jesus, mas isso é mentira. (Furioso) E você já me deixou nervoso.
SONOPLASTIA: Leão.
PORQUINHO I: Você é aquele que ruge como leão. Por que não uiva, late, ou sei o que lá, como os teus parentes? Acho que você tem crise de identidade.
LOBO-MAU: Não me amole. Sei que as provações da vida... Qualquer ventinho te abala. Eu vou derrubar teu barraco. (Dá uma lustrada nas unhas) Para isso eu só preciso disso. (Dá um sopro bem suave)
(A casa do Porquinho I cai. Ele sai dos “escombros” amedrontado).
LOBO-MAU: Foi-se a sua casa. Agora eu vou pegar você.
PORQUINHO I: Por favor não, seu lobo.
(Porquinho I corre até a saída)
SONOPLASTIA: Leão.
LOBO-MAU: Eu vou te pegar.
(Lobo-Mau vai atrás do Porquinho I. Sai de cena)
 
(Cortina)
 
ATO II
 
CENÁRIO: Floresta. No meio dela a fachada de uma casa de madeira. Ela deve ter uma porta, talvez até uma janela. Essa fachada deve estar disposta de tal forma que possa cair com facilidade, e que isso ocorra sem colocar em risco a vida dos atores.
(Em cena Porquinho II. Ele está com um pincel e um balde de tinta.
Está dando os últimos retoques em sua casa.)
(Entra em cena Porquinho I. Amedrontado, corre até o Porquinho II.)
PORQUINHO II: O que foi, mano?
PORQUINHO I: (Sem fôlego) O lobo, o lobo...
PORQUINHO II: O que é que tem o lobo?
PORQUINHO I: Ele... ele está vindo aí. Ele derrubou minha casa. (Ajoelhando-se, suplica) Deixe-me abrigar em sua casa.
PORQUINHO II: Bem que eu te falei que o feno não é bom material para construção. Mas cadê o lobo?
PORQUINHO I: Não sei. Acho que é um lobo meio fora de forma, e eu acabei deixando-o na poeira.
PORQUINHO II: (Rindo) Quando você está com medo, não tem quem te alcance.
PORQUINHO I: Ele já deve estar chegando. Me deixe entrar, mano.
PORQUINHO II: Entra aí. Minha casa ele não vai derrubar.
PORQUINHO I: Obrigado, mano.
PORQUINHO II: Leva para mim este balde de tinta. Eu vou ter uma conversa com esse lobo.
(Porquinho I apanha o pincel e o balde e entra na casa.)
 
SONOPLASTIA: Leão.
 
PORQUINHO II: Rugido? Mano, você não disse que era lobo?
PORQUINHO I: É lobo.
PORQUINHO II: Então fim de problema. Um leão comeu esse lobo.
PORQUINHO I: É um lobo que ruge.
PORQUINHO II: Um lobo com crise de identidade.
LOBO-MAU: Porquinho, cadê você? Eu não vou te fazer mal. Só quero conversar. Talvez te passar umas dicas de construção.
PORQUINHO I: (Amedrontado) Ele tá vindo aí. (Bate a porta).
(Entra em cena o Lobo-Mau.)
LOBO-MAU: Cadê teu irmão?
PORQUINHO II: O que você quer com ele?
LOBO-MAU: Digamos que eu quero convidá-lo para o jantar.
PORQUINHO II: Mano, ele é amigo. Tá até querendo te convidar para uma refeição.
LOBO-MAU: Adoro um torresminho. (Lambendo-se) Hum!
PORQUINHO II: (Engolindo em seco) Torresminho? Acho que essa conversa está ficando meio quente demais. (Em tom de cochicho) Mano, não trave a porta.
PORQUINHO I: (Oculto) Você está com medo?
PORQUINHO II: (Gaguejando) M-medo e-eu, não. De jeito nenhum.
LOBO-MAU: Vejo que você também tem uma casa.
PORQUINHO II: N-não se aproxime. Eu tô armado. Uma pessoa nervosa pode cometer uma tragédia.
LOBO-MAU: Sei que você não está armado.
PORQUINHO II: Estou sim.
LOBO-MAU: Ah sei. Para um crente a sua arma é a Bíblia. Mas acredito que teu armamento nem bala não têm. (Desafiador mostra-lhe o peito) Manda bala nesse peito.
PORQUINHO II: Eu vou lembrar de um versículo que vai arrancar o teu pelo. Espere para ver.
LOBO-MAU: Você não vai lembrar do que não leu. Você nunca lê a Bíblia.
PORQUINHO II: (Pensativo) É, eu tenho negligenciado a leitura da Bíblia esses últimos dias.
LOBO-MAU: (Insinuativo) Só a leitura? (Noutro tom) Vejo que também construiu uma casa.
PORQUINHO II: É muito sólida minha construção.
LOBO-MAU: Teu irmão também achava isso. Sei que você construiu essa casa da maneira que você vive. Em especial tua vida espiritual. E a rima não foi proposital.
PORQUINHO II: Não estou entendendo sua acusação.
LOBO-MAU: (Indo em direção ao Porquinho II) Eu te explico.
PORQUINHO II: (Ameaçando estar armado) Não se aproxime.
LOBO-MAU: Você aceitou Jesus...
PORQUINHO II: Há bastante tempo.
LOBO-MAU: Trabalha na igreja...
PORQUINHO II: (Estufando o peito) Pois é, faço parte do louvor. Isso com muita humildade. Mas tenho que confessar que sou o melhor do grupo.
LOBO-MAU: Sei que essa pose já se desmancha. Você é só casca.
PORQUINHO I: (Oculto) Mano, cuidado! Ele não passa de um acusador de meia tigela.
LOBO-MAU: Fique quieto, “senhor coragem”! E apareça.
PORQUINHO II: Não fala assim com o meu mano.
LOBO-MAU: Os teus pensamentos não se converteram. Suas atitudes idem. As dificuldades financeiras te abalam. Você chegou a culpar Deus por ter conseguido construir apenas uma casa de madeira. Você questiona: “Por que prosperam os ímpios?”
PORQUINHO II: Como você sabe? Eu nunca contei isso a ninguém.
LOBO-MAU: Um passarinho me contou.
PORQUINHO II: (Ingênuo) Não dá para confiar em ninguém nessa floresta.
PORQUINHO I: (Abrindo uma fresta da porta) Ele também descobriu os meus pensamentos.
LOBO-MAU: O senhor covarde, você está aí?
SONOPLASTIA: Leão.
PORQUINHO II: (Com medo) Acho que está ficando meio tarde. Vou entrar. Boa noite, seu lobo!
(Porquinho II entra na casa e fecha a porta.)
LOBO-MAU: Tô vendo que encontrei os irmãos covardes. (Sarcástico) Que além da coragem tem em comum a habilidade na construção. Eu vou soprar e derrubar esse barraco.
PORQUINHO II: (Arrogante) Minha casa você não derruba. Ela foi feita de madeira nobre. Eu mesmo construí. Ela é a mais bela da região.
LOBO-MAU: A madeira pode ser nobre, mas as suas atitudes de cristão estão muito longe da nobreza.
PORQUINHO II: (Abrindo a porta, num ato infantil, mostra-lhe a língua) O lobo não é de nada.
(Furioso, o Lobo-Mau toma fôlego e sopra.)
SONOPLASTIA: Vendaval.
(A casa cai. Nos “escombros”, para dar comicidade a cena, os dois porquinhos estão abraçados, com medo. Percebendo o acontecido fogem para fora de cena.)
LOBO-MAU: Se quero jantar hoje, lá vou eu!
(Lobo-Mau vai atrás dos dois.)
SONOPLASTIA: Leão.
(Cortina)
 
 
ATO III
 
CENÁRIO: Floresta. No meio dela a fachada de uma casa de alvenaria. Essa será a casa que não será derrubada. Ela deverá ter uma melhor aparência em comparação as duas anteriores. Deverá ter no mínimo uma porta.
(Em cena Porquinho III. Ele tem nas mãos ferramentas de pedreiro: pá, trena, martelo, capacete. A cena indica que ele acabara de concluir a construção.)
PORQUINHO III: (Orando) Senhor, eu te agradeço por cada tijolo erguido nessa obra. Sei que foi pela tua graça que conquistei mais uma vitória. Foi com muita luta, falta de dinheiro. Muitos diziam que eu não conseguiria. Mas aqui está, Senhor. A Ti toda honra e glória por mais uma benção alcançada. Amém.
(Entram em cena Porquinho I e Porquinho II. Os dois continuam fugindo do Lobo-Mau.)
PORQUINHO I: (Olhando para a entrada) Parece que nós o despistamos.
PORQUINHO II: (Observando a casa do Porquinho III) Que linda a sua casa, mano!
PORQUINHO III: Minha? Hum. Eu recebi do Senhor. Na verdade eu sou mordomo de Jesus. Ele me deu essa casa. Mas no momento que ele quiser me tirar essa posse, Ele terá todo direito de fazer isso.
PORQUINHO I: E nós que achávamos que você não conseguiria.
PORQUINHO III: Se eu tivesse ouvido o teu conselho agora vocês estariam em frente a uma casa de feno. Talvez ela nem estivesse mais em pé.
(Porquinho I engole seco.)
PORQUINHO II: Uma casa como essa é bastante difícil de construir.
PORQUINHO III: E se eu ouvisse você, ela seria de madeira. Poderia até ficar bonita. Mas para quem não tem afinidade com a madeira, eu poderia não colher os melhores resultados. Pode ser que minha casa nem tivesse mais em pé.
PORQUINHO I: É disso que nós viemos conversar com você.
PORQUINHO III: Irmãozinho, não quero ficar te acusando. Mas enquanto você dormia. Só se preocupava com as coisas do mundo, eu me preparava para esse momento. Quando você viu que estava na hora de fazer a sua casa, procurou o modo mais fácil de construí-la. O material que utilizou foi o feno. E agora como está sua construção?
PORQUINHO I: O Lobo-Mau soprou e derrubou.
PORQUINHO III: Vieram os ventos das provações, mas você não tinha uma vida espiritual capaz de suportá-los. Maninho, eu tenho uma coisa para te dizer.
PORQUINHO I: O quê?
PORQUINHO III: A vida não acaba aqui. Temos que lembrar que temos algo melhor nos esperando.
PORQUINHO II: (Com cinismo) Viu?
PORQUINHO I: Eu sei, mano. Estou arrependido.
PORQUINHO III: (Para o Porquinho II) E você?
PORQUINHO II: Xi! Sobrou para mim. Fala, mano. Eu estou preparado.
PORQUINHO III: Como vai a sua casa?
PORQUINHO II: Digamos que... não muito inteira.
PORQUINHO III: Destelhada?
PORQUINHO II: Inclusive.
PORQUINHO III: Fale a verdade. Ela está completamente destruída. Não é?
PORQUINHO II: É... ela desabou. Mas foi culpa do lobo. Malvado. Ele soprou e derrubou.
PORQUINHO III: Todo mundo pensa que você é o melhor construtor. Você é o bom. Você tenta fazer com que os outros acreditem nisso. O pior é que até você já se convenceu disso. É só casca. Deixou que o orgulho te dominasse.
PORQUINHO II: (Desconversando) O Lobo-Mau soprou a minha casinha e ela caiu.
PORQUINHO III: Mais uma vez o vento. A casa de vocês não tinha alicerce. Não foram construídas sobre a rocha.
PORQUINHO II: (Triste) Agora ela está caída.
PORQUINHO I: Maninho, viemos te pedir abrigo.
PORQUINHO II: O Lobo-Mau vem aí. Nós precisamos de tua ajuda.
PORQUINHO I: Por favor, mano.
PORQUINHO II: Prometemos que escolheremos material melhor para a construção de nossas casas.
PORQUINHO I: E eu também lançarei fora a preguiça.
PORQUINHO III: Entrem. Podem se abrigarem na minha casa por algum tempo.
PORQUINHO I: E se o lobo soprar?
PORQUINHO III: (Fazendo alusão a música infantil) Quem tem medo do Lobo-Mau?
SONOPLASTIA: Leão.
PORQUINHO II: Eu tenho!
PORQUINHO I: E eu também!
(Porquinho I e o Porquinho II entram na casa.)
PORQUINHO III: Lá vem aquele que se julga o leão, mas de leão não tem nada.
(Entra em cena o Lobo-Mau.)
LOBO-MAU: Estou vendo que terei contato com a família toda hoje. Vamos acabar logo com isso. O cheiro de vocês me deixa com fome.
PORQUINHO III: O que você quer?
LOBO-MAU: Digamos que vim inspecionar a obra.
PORQUINHO III: Minha casa você não derruba. Cada tijolo representa uma oração atendida.
LOBO-MAU: Sua casa não é tão firme como você pensa.
PORQUINHO I: (Abrindo uma fresta na porta) Vem para dentro, mano. Ele vai começar te acusar.
PORQUINHO III: Ele não pode me acusar de pecados que Jesus já me perdoou.
PORQUINHO II: Vem, mano.
LOBO-MAU: Tô vendo que a família inteira está reunida.
PORQUINHO II: Mano, venha. Ele só sabe nos acusar.
PORQUINHO III: Eu não vou escutar o que ele tem para me dizer. Sou um pecador sujo...
LOBO-MAU: (Interrompendo) Mais uma casa que vai desabar.
PORQUINHO III: Mas eu confesso os meus pecados a Jesus. Pois em I João 1:9 está escrito: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça.”
LOBO-MAU: Não gosto do teu jeito.
PORQUINHO III: Eu também não morro de amores pelo teu.
LOBO-MAU: (Furioso) Eu te odeio.
SONOPLASTIA: Leão.
PORQUINHO III: Pois eu não nasci para te agradar. Tenho falhas. Sei. Mas sei também que é um acusador sujo. Você é a antiga serpente do Éden. É o próprio diabo, e quer imitar o verdadeiro Leão. Você até pode rugir como leão, mas Leão mesmo é só Jesus.
LOBO-MAU: Você me faz perder o apetite. Agora só quero te destruir. Você e os irmãos covardes.
PORQUINHO III: Tua principal arma é acusar. Eu era réu do inferno. Mas o sangue de Jesus me absolveu. Você não pode mais me acusar. Suas acusações são ilegítimas. Eu é que te acuso de mentiroso. Não vou dar ouvidos a tua voz. Vou entrar na minha casa. Lá você não é bem vindo.
LOBO-MAU: Eu te odeio.
PORQUINHO I: (Abrindo a porta) Vem, mano.
(Porquinho III entra na casa e fecha a porta.)
LOBO-MAU: Eu vou soprar e derrubar a sua casinha. Eu vou achar uma brecha e sua casa vai cair como um castelo de cartas. (Prepara-se para o sopro).
SONOPLASTIA: Vendaval.
PORQUINHO III: É só isso que você consegue, seu lobo. Saiba que Jesus está conosco.
LOBO-MAU: Você não sentiu toda a minha força. (Prepara-se para um novo sopro).
SONOPLASTIA: Vento com maior intensidade.
PORQUINHO III: Mas é só isso que você consegue. Aqui há oração. Mesmo que venha o vento das provações eu sairei fortalecido.
LOBO-MAU: (Quase sem fôlego) Eu... não... soprei com toda minha força... agora você vai ver. (Meio desajeitado, prepara-se para um novo sopro).
SONOPLASTIA: Vento forte, mas que vai diminuído aos poucos.
(Lobo-Mau sopra. Dá a impressão de estar perdendo as suas forças. Seu aspecto muda, teimoso, continua a soprar. Ele dá a impressão de estar passando mau até cair no chão desacordado.)
(Depois de alguns segundos de silêncio, Porquinho I abre a porta e sonda. Porquinho II também coloca a cabeça para fora. Os dois, ainda apreensivos, saem da casa.)
PORQUINHO I: (Observando o corpo do lobo) Parece que ele morreu.
PORQUINHO II: (Rindo) Morreu de tanto soprar.
PORQUINHO I: Eu diria que foi de tanto acusar.
(Porquinho III também sai da casa.)
PORQUINHO III: (Observando o lobo) A luta pode ser grande. Poderá haver tempestade. Mas com Cristo temos esperança da bonança.
PORQUINHO I: E agora?
PORQUINHO II: É. Para aonde iremos?
PORQUINHO III: Espero que vocês tenham aprendido a lição. Devemos saber como estamos edificando nossa vida. Por enquanto abriguem-se em minha casa. Podemos aproveitar para aprendermos na Bíblia dicas de construção.
(Os três dirigem-se para a casa.)
(Cortina.)
 
FIM
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...